quarta-feira, 5 de setembro de 2018

Educação de São João da Barra avança no Ideb


São João da Barra superou as expectativas na avaliação do Índice de Desenvolvimento do Ensino Básico (Ideb). O ensino fundamental (séries iniciais) obteve a nota 5.3, subindo 3 pontos em relação ao ano de 2015. Com esta nota, o município ultrapassou a meta estabelecida para 2017, que foi de 5.0, e a proposta para 2019, que é de 5.2.

Ganhou destaque na avaliação a escola José Alves Barreto, de Mato Escuro, que obteve a maior nota: 7.4. “Isto é resultado da capacidade de nossa equipe de trabalho, que não mede esforços para concretizar a aprendizagem dos alunos que se dedicam a aprender, do acreditar na escola pública, na disseminação de uma escola de qualidade, diferenciada, onde a criança tem o direito à educação conforme rege a constituição”, frisou Cláudia Oliveira, diretora da instituição.

Também obtiveram boas notas, entre outras, o Educandário Santa Cecília, com 6.8, e a escola Manoel de Souza Gomes, de Barra do Jacaré, com 6.6.

– Sabemos que ainda temos muito a melhorar em relação ao Ideb, porém é extremamente gratificante para toda a equipe da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (Semec) cada conquista no campo educacional – ressaltaram as coordenadoras do Fundamental I, Wanessa Vilella e Érika Alves.

O ensino fundamental (séries finais), que compreende o 6 º ao 9 º ano melhorou a nota, que foi de 4.1, porém não atingiu a meta de 4.9.

De acordo com o secretário de Educação e Cultura, Daniel Damasceno, houve crescimento nos dois índices, um com maior excelência que o outro, porém o fato do resultado dos primeiros anos ser positivo não desmerece a nota dos anos finais do ensino fundamental, até porque, a rede de ensino está passando por um momento de reestruturação física e pedagógica.

Ainda de acordo com Damasceno, estes resultados são frutos do trabalho de construção de vínculos pedagógicos e metodológicos que ainda estão maturando. “Acreditamos que estamos na fase de semear e que o projeto pedagógico que estamos construindo junto com os professores, através de encontros de trabalho e formação, ainda dará seus melhores frutos”, ressaltou.

O índice do Ideb é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar realizado todos os anos, e médias de desempenho nas avaliações do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), que é a Prova Brasil (para Idebs de escolas e municípios), e do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) – no caso dos Idebs dos estados e nacional –, com avaliações aplicadas no 5º e 9º ano do ensino fundamental e no 3º ano do ensino médio.