sexta-feira, 29 de junho de 2018

Trinta novos médicos devem atuar nas unidades de Saúde de Campos


A Prefeitura de Campos, através da Secretaria de Gestão Pública, está convocando mais 30 médicos aprovados no concurso público de 2014. Eles vão atuar nas Unidades Pré-Hospitalares da Fundação Municipal de Saúde (FMS), em regime de plantão 24 horas. Alguns também atuarão no serviço ambulatorial. A nova convocação, publicada na edição do Diário Oficial Eletrônico deste 29 de junho (sexta-feira), tem o objetivo de suprir o não comparecimento de candidatos convocados no início do mês, de uma lista de 131 profissionais.

Com a decisão, o município recompõe os quadros da administração pública diante da aposentadoria de servidores nos últimos quatro anos e cumpre os princípios da igualdade, impessoalidade e eficiência na Administração Pública, previstos pela Constituição Federal de 1988.

— Seguimos com a proposta de investir em uma nova Saúde para a população. Ter a oportunidade de chamar estes concursados é poder oferecer serviços de mais qualidade, garantindo mais médicos em nossa rede — destacou o prefeito Rafael Diniz.

A nova convocação é para os cargos de clínico médico (18 vagas), ginecologista/obstetrícia (6 vagas) e pediatra (6 vagas). Os candidatos devem se apresentar no dia 4 de julho, às 9h, na Secretaria Municipal de Gestão Pública, na sede da Prefeitura, portando Carteira de Identidade, CPF, Cartão PIS/PASEP (original e cópia) e curriculum vitae atualizado e comprovado.

Já tomaram posse médicos nas seguintes especialidades: clínica médica (32), pediatria (30), angiologia (2), cardiologia (5), dermatologia (1), medicina do trabalho (1), endocrinologia (2), genética (1), geriatria (1), ginecologia/obstetrícia (13), infectologia (2), mastologia (1), neuropediatria (1), oftalmologia (2), proctologia (1), psiquiatria (4) e reumatologia (2).






Homens armados assaltam homem e roubam carro em Atafona

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Um motorista foi assaltado por dois homens armados e teve seu carro de passeio roubado por volta das 21h de ontem, 28, na rua do Bar do Bigode, no bairro Carrapicho, em Atafona, distrito de São João da Barra.

De acordo com informações da polícia, o condutor do veículo Toyota-Corolla, de cor prata e placa MSY 6661, foi surpreendido por homens armados andando pela rua e logo anunciaram o assalto. Os dois fugiram com o carro.

A polícia fez buscas, mas até o momento ninguém foi preso e o veículo não foi recuperado.

O caso foi registrado na 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra.






Fonte: Parahybano

CAPS de Atafona é arrombado e criminoso leva bomba elétrica de água

(Foto: Reprodução)
A unidade do Centro de Atenção Psicossocial de São João da Barra (CAPS) de Atafona foi arrombada e uma bomba elétrica de água foi levada pelos criminosos. O caso aconteceu na Rua Domingos Teixeira Macedo, na noite de quinta-feira (28). O responsável pelo crime foi preso e o material foi recuperado.

Segundo informações do boletim de ocorrência do 8º Batalhão da Polícia Militar, um funcionário do Caps contou aos policiais que percebeu que o banheiro externo da unidade havia sido arrombado e que a bomba de água não estava no local.

Os policiais foram acionados e conseguiram localizar o suspeito, de 28 anos, após levantamento nas imediações.

O homem confessou o furto e entregou a bomba de água que estava no quintal da casa dele na Cehab.

O caso foi registrado na 145ª Delegacia de Polícia de SJB.






Fonte: Terceira Via

Com quase 2 mil casos, Prefeitura admite epidemia de chikungunya em Campos

(Foto: Jonatha Lilargem)
Autoridades de saúde anunciaram, na manhã desta sexta-feira (29), durante entrevista coletiva no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), que Campos enfrenta uma epidemia de chikungunya, com quase 2 mil casos confirmados da doença no município este ano.

— Estamos preocupados e montamos várias reuniões de comitê para começarmos as ações de combate. Essas variações climáticas causam um aumento de número de casos, principalmente neste cenário de chikungunya. Decretamos a epidemia da doença e, atualmente, são 1.966 casos confirmados de chikungunya em Campos — afirmou a diretora de Vigilância em Saúde, Andreya Moreira.

Andreya também falou sobre o crescimento recente da doença no município. “Em janeiro, tivemos apenas um caso de chikungunya registrado, enquanto em fevereiro não tivemos nenhum. Em março, foram cinco casos, e abril, 113. Já em maio, foram 921. São 300 casos a cada 10 mil habitantes”, afirmou.

Cintia Ferrini, subsecretária municipal de Saúde, afirmou que desde o início da gestão a secretaria já estava preocupada com o possível avanço das doenças transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti. “Chikungunya é uma doença que já atinge todo o Brasil. Intensificamos nossa ação, trabalhamos junto com a secretaria de Meio Ambiente para solucionar o problema. Montamos um comitê para discutir a situação”, ressaltou.

Segundo o diretor do CCZ, Marcelo Sales, desde que o município detectou o aumento do Liraa, as ações de combate foram intensificadas. “Os bairros com maior infestação são Donana, Oliveira Botelho, Turfe Clube, Parques Fazendinha, Leopoldina, Dom Bosco, Pecuária, São Clemente, Santo Antônio e Santa Rosa. Fizemos cinco mutirões e continuaremos fazendo até o dia 20 de julho. Até agora, atuamos em 300 terrenos baldios. Retiramos pneus e outros objetos que têm o foco do mosquito”, afirmou.

O secretário municipal de Desenvolvimento Ambiental, Leonardo Barreto, destacou que as autoridades públicas realizaram planos para evitar a propagação das doenças causadas pelo mosquito. “Desde o início, a gente já estava traçando metas para evitar o que já estava acontecendo hoje. Nossa secretaria, através da nossa fiscalização, notificou 500 residências em que os moradores estavam descartando lixo de forma irregular nas ruas da cidade. Atuamos junto com a secretaria de Saúde, mais precisamente com o CCZ, para fazermos com que estes números reduzam”, disse.

As autoridades de saúde orientam que os moradores que acharem que estão infectados devem procurar a unidade de saúde mais próxima para se tratar. Os Hospital Ferreira Machado (HFM) e o Hospital Geral de Guarus (HGG) também são opções, mas nessas unidades o atendimento pode ser mais demorado, já que recebem um grande volume de pacientes. A secretaria ainda informou que houve um aumento no número de exames laboratoriais nas unidades públicas de saúde.






Fonte: Folha da Manhã

Município de SJB premiado no segmento cultural


O secretário de Educação e Cultura de São João da Barra, Daniel Damasceno, participou na última terça-feira, 26, de solenidade de entrega do Diploma Heloneida Studart de Cultura, pela Comissão de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). O gestor recebeu a condecoração em nome do Cine Teatro São João, por ter se destacado na propagação da cultura no Estado, dentro dos segmentos artes integradas e audiovisuais.


Esta é a 5ª edição do Diploma que contemplou diferentes modalidades da cultura. “A premiação é certamente uma honra, mas, sobretudo um reconhecimento do município como celeiro cultural do Estado. O diploma enriquece um bem cultural que é parte integrante da educação e identidade do nosso povo”, ressaltou o secretário.

Também representando São João da Barra, o Coletivo Aquidabã recebeu o diploma na categoria Artes Cênicas.

Homenageada- Escritora e ex-deputada estadual, Heloneida Studart, ganhou destaque ao abordar pautas feministas na política e por suas produções literárias. Na Alerj integrou comissões voltadas aos direitos da mulher. Faleceu aos 75 anos. A honraria foi criada em 2009, por meio da resolução nº 874/2009.







SJB: Festa em homenagem a São Pedro


Dentro do Circuito Junino, em São João da Barra, prossegue nesta sexta-feira, 29, a 150ª festa em homenagem a São Pedro, padroeiro dos pescadores. A programação do Circuito foi aberta no último dia 10, com a festa de Santo Antônio e, na sequência, aniversário da cidade e 374ª festa do padroeiro São João Batista Batista.

Na sexta-feira, 29, dia de São Pedro, acontecerá às 6h alvorada e, às 6h30, prova do maior robalo vivo. Às 7h15, café da manhã com participação da Banda União dos Operários. Às 9h, abertura da sonorização com músicas católicas. A programação recreativa tem início às 10h, com corrida da lata d’água na cabeça para mulheres, com premiações para 1º lugar e 2º lugar, e às 11h, peteca escondida, para o público infantil.

Na parte da tarde, às 15h, Terço da Misericórdia. Seguindo a programação, às 18h30, Missa Solene em louvor a São Pedro. Já às 19h30, procissão percorrendo ruas da cidade. As festividades prosseguem com show católico no Palco Oficial com o Padre Max, às 21h, e os forrozeiros da Barca do Forró, às 22h. Na Tenda Caipira o show ficará por conta da banda Forró Didoido.

PROGRAMAÇÃO DO FINAL DE SEMANA

30 de JUNHO (Sábado)

08h – Abertura da festa com o 5º torneio de MiniGol

(máximo de 10 duplas, com idade até 13 anos, levar cópia da Certidão de Nascimento)

Organização: Ratinho, Augusto, Carlos, Henrique e Professor Canidia.

1° lugar– Artilheiro

2° lugar– Revelação

10h30 – Corrida de caiaque

11h30 – Campeonato Sanjoanense de barco a Vela, 4° Etapa

13h30 – 1º campeonato de Pregobol (futebol de prego), com premiações para 1º lugar e 2º lugar.

14h30 – Distribuição de picolés

15h30 – Corrida de barrigudos para homens

16h30 – Brincadeira de cavalete para crianças, com premiações para 1º lugar e 2º lugar.

18h – Show na Tenda Caipira com Cadinho Laranjeira e Banda

19h – Apresentação da Academia Associarthis

20h– Apresentação da Quadrilha Brasilhaço, do Grupo Cultural Lourenço do Espírito Santo

21h– Show de calouros com Vaval ferreira, participação de Priscila Puck.

São 15 calouros, prêmios para 1º , 2º e 3º Lugar, mais troféus.

22h – Show Com os Forrozeiros da Barca do Forró

23h – Show no Palco Oficial com a Banda Tb-6


01 de JULHO (Domingo) 

10h– Pau de sebo horizontal

11h– Corrida de Canoa a remo

14h – Tarde de brincadeira com palhaços Chupetinha e Linguiça

15h – Show na Tenda Caipira com Banda Tudo nosso.com

16h – Mais Peixe na tarrafa para pescadores, com premiações para 1º lugar e 2º lugar - Cesta Básica.

18h – Show Com os Forrozeiros da Barca do Forró

19h – Santa Missa dominical na Igreja do Glorioso São Pedro

20h– Apresentação da Quadrilha “Uma História de Cinema, no mágico mundo de OZ” do Grupo Cultural Sonho Amor e Fantasia.

21h – Show com Zeca Ribeiro

22h – Show com Alex do Forró








quinta-feira, 28 de junho de 2018

Museu comemora seis anos com música, teatro e lançamento de associação


O Museu Histórico de Campos comemora seis anos de funcionamento, neste 29 de junho, sexta-feira, com programação a partir das 19h. Durante a comemoração, ganhará a Associação Amigos do Museu. O evento de aniversário contará ainda com o espetáculo lítero-musical “Café com Leite” e apresentação de Quinteto de músicos.

Desde a criação, o Museu recebeu mais de 150 mil visitantes. Entre as principais propostas dos últimos anos, esteve a inserção da comunidade na vida administrativa da entidade, com sugestões e promoções de eventos. A Associação Amigos do Museu é mais uma inciativa que aproxima os cidadãos. Interessados em história e cultura local, poderão procurar a administração e participar do grupo de colaboração. A gerente, Graziela Escocard, ressalta que trazer a sociedade para a rotina do museu é uma grande conquista.

— Estamos de portas abertas, recebendo a comunidade e as ações culturais que esta comunidade promove. No último ano, além da programação própria do Museu, o espaço foi muito requisitado para atividades de interesse público. Agora, a Associação Amigos do Museu será mais uma iniciativa que nos aproximará e seguirá exemplos como o Museu Histórico da Cidade do Rio de Janeiro — comentou Graziela.

Localizado no Solar do Visconde de Araruama, quem visita o Museu pode conhecer também a obra do final do século XVIII, que chegou a sediar a Câmara Municipal e a Prefeitura. No local, são realizados diversos eventos que visam a difusão de conhecimento sobre a história da cidade de Campos, como a exposição interativa “No Trilho da História”, que marcou o aniversário da elevação da cidade de Campos à categoria de cidade.

Acompanhe pelas redes sociais da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima a programação e os bastidores do Museu Histórico de Campos, Teatro de Bolso Procópio Ferreira, Teatro Municipal Trianon, Arquivo Público Municipal e Casas de Cultura. @campos.cultura





Hotel Flávio: Coppam vai ao MP e Defesa Civil faz nova vistoria

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
A presidente da Conselho de Preservação do Patrimônio Histórico e Cultural de Campos (Coppam) e da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima (FCJOL), Cristina Lima, esteve no Ministério Público Estadual, na quarta-feira (27/06), para tratar da situação do prédio onde funcionou o Hotel Flávio, e que desabou parcialmente na última segunda-feira (25/06). A promotora de Justiça Maristela de Faria fez a convocação e informou aos membros do Coppam, que havia uma condenação judicial datada de 2015, cuja sentença foi proferida recentemente e será publicada no Diário Oficial de Justiça.

O trânsito no trecho da Rua Carlos Lacerda entre os cruzamentos com as Ruas Sete de Setembro e 21 de abril está interrompido por tempo indeterminado. O coordenador da Defesa Civil Municipal, major Edison Pessanha, esteve, na manhã desta quarta, novamente no local para outra vistoria. “O entorno do prédio do antigo Hotel Flávio segue isolado e uma equipe da Guarda Civil Municipal permanece no local. A Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade Urbana vai instalar, até sexta-feira (29), tapumes ao redor do prédio para impedir o acesso próximo à estrutura”, destacou o coordenador.

“Não existe nenhuma obrigação por parte da Prefeitura de Campos em relação ao desabamento do Hotel Flávio. Pelo contrário, a prefeitura vinha tentando solucionar os problemas que eram apontados pelos proprietários do imóvel como invasão e outras situações”, afirmou a presidente do Coppam, Cristina Lima.

Durante a visita técnica desta quarta, estavam presentes, além da Defesa Civil Municipal, o subsecretário de Urbanismo e Mobilidade Urbana, Marcos Tâmega, e os membros do Coppam Humberto Netto e Francisco Eduardo Leal.

“O grupo chegou à conclusão de que a situação é bastante delicada com risco de atingir as construções vizinhas. A partir desse laudo, a necessidade de agir rapidamente desde que a família apresente uma proposta em formato de requerimento ao Coppam. Feito isso, o Conselho vai se reunir, e então, com base nos pareceres técnicos da Comissão e da Defesa Civil, e decidir qual ação deverá ser aplicada ao imóvel”, ressaltou Cristina Lima. 

Estiveram ainda no Ministério Público, o representante da Procuradoria-Geral do Município, Marcos Henriques Alvarenga; coordenador da Defesa Civil Municipal, Major Edson Pessanha Braga; o assessor jurídico da FCJOL, Felipe Godoy Azeredo; e o assessor de gabinete da FCJOL, Pedro Bessa.








Homem chega a festa de casamento atirando e atinge bebê, noiva e mais três pessoas em Campos

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Cinco pessoas foram baleadas na noite dessa terça-feira (26), no distrito de Santo Amaro, em Campos. Os feridos estavam em uma casa, onde acontecia uma festa com churrasco em comemoração a um casamento na família, quando um homem entrou na residência atirando. As vítimas são um bebê de apenas 1 ano, um homem de 22 e três mulheres, de 24, 25 e 29 anos. Todos foram socorridos por populares e levados para o Hospital Ferreira Machado (HFM).

De acordo com a Polícia Civil, todas as vítimas já receberam alta, exceto um homem atingido no abdômen. Um dos suspeitos teria atirado aleatoriamente contra as pessoas que estavam na festa. Uma equipe da Polícia Militar fazia patrulhamento pela região no momento em que recebeu informações de que vários tiros foram efetuados dentro da residência. Segundo a PM, os autores do crime são dois homens, que chegaram em uma moto. Um deles, que usava capacete, entrou no imóvel e atirou várias vezes, enquanto o outro ficou na motocicleta aguardando o comparsa.

O evento era em comemoração ao casamento de um jovem de 21 anos com a mulher de 29, que foi baleada. A polícia disse ainda que, segundo testemunhas, a motocicleta em que os bandidos fugiram estava sem placa de identificação. Eles fugiram em direção a Baixa Grande, não foram identificados e nem encontrados. As vítimas não souberam dar detalhes sobre a autoria e a motivação da invasão na festa. As informações iniciais são de que os suspeitos estariam atrás de um homem que não estava no evento.

O caso chocou os moradores de Santo Amaro, localidade que não costuma registrar casos de violência. A residência onde acontecia a festa está localizada na rua Domingos Pinto. O crime, que aconteceu por volta de 21h50, foi registrado na 134ª Delegacia de Polícia (Centro).





Fonte: Folha da Manhã

segunda-feira, 25 de junho de 2018

Idosa de 70 anos defende filho em briga e é agredida em Campos


(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Três pessoas ficaram feridas em uma confusão que aconteceu na região conhecida como Barro Vermelho, na localidade de Conselheiro Josino, em Campos, por volta das 16h50 desse domingo (24). Entre as vítimas está um homem de 36 anos, que estava envolvido na briga, e a mãe dele, de 70 anos, que tentou defendê-lo.

O caso aconteceu na rua Aureliano Pessanha. De acordo com a Polícia Militar, a idosa afirmou que o filho chegou à casa embriagado e teve um desentendimento com os vizinhos, que o agrediram. Ela e uma outra mulher, de 40 anos, tentaram defender o homem e acabaram sendo agredidas também.

O homem, a mãe e a outra mulher foram socorridos por moradores do bairro e levados para o Hospital Ferreira Machado (HFM). O caso foi registrado na 134ª Delegacia de Polícia (Centro). Ninguém foi preso.






Fonte: Folha da Manhã

Ouvidoria Itinerante em Sabonete nesta terça-feira

A Prefeitura de São João da Barra disponibiliza, nesta terça-feira, 26, para os moradores do 5º distrito, o atendimento do projeto Ouvidoria Itinerante, das 9h às 16h, na Subprefeitura, em Sabonete. A finalidade é ouvir as demandas e sugestões, e aproximar ainda mais a população do poder público.


A Ouvidoria Geral, e as ouvidorias setoriais das secretarias municipais de Ordem Pública; Transportes e Trânsito; Saúde; Assistência Social e Direitos Humanos; Educação e Cultura; e Turismo, Esporte e Lazer estarão disponíveis.


Sabonete é a quarta localidade em 2018 a receber o projeto que já atendeu em Atafona, Açu e Roças Velhas.


– A Ouvidoria é o canal de comunicação eficiente que está sendo expandido através da unidade itinerante. Buscamos um modelo de gestão mais participativo, estreitando a relação entre a secretaria e os usuários do serviço público.


A necessidade de implantar o Projeto, é que a população seja ouvida, já que a população desconhece o papel da Ouvidoria. 

A Ouvidoria busca a melhoria na prestação dos serviços de saúde pública municipal e através da implantação da Ouvidoria Itinerante, será possível ampliar as formas de contato da Ouvidoria com a população, implementando nova metodologia nos atendimentos aos usuários.A Ouvidoria Itinerante tem como oferecer ao usuário a oportunidade de se manifestar presencialmente na sua área de abrangência.


A Ouvidoria pretende avaliar a procedência das manifestações, assegurar o direito do cidadão no acesso a saúde, promover a prestação de serviço de qualidade e auxiliar na melhoria da saúde pública.

Não confundir o papel da Ouvidoria com instâncias administrativas possuidoras de poder para resolução de problemas técnicos ou administrativos, nem com órgãos sancionadores, coatores ou penalizadores.


A função principal do "ouvidor", " defensor do povo" é a de colocar-se no lugar do reclamante fiscalizar a administração pública, contribuindo assim para melhorar o atendimento aos usuários dos Serviços Públicos.
 








 Fonte: Secom

Richard 'Old Man' Harrison, de 'Trato Feito', morre aos 77 anos


 O empresário americano Richard Benjamin Harrison, conhecido como o 'Old Man' do reality show televisivo Trato Feito, morreu nesta segunda-feira, 25, aos 77 anos. A informação foi confirmada por seu filho, Rick Harrison, por meio de uma rede social.

"Richard Benjamin 'The Old Man' Harrison morreu esta manhã cercado das pessoas que amava", escreveu o filho. "Ele era o meu herói e eu tive muita sorte de ter o 'Old Man' como pai."

Em seu texto, Rick Harrison agradeceu as orações dos fãs e pediu privacidade para o momento. A causa da morte não foi revelada.


Richard 'Old Man' Harrison ganhou notoriedade ao montar a loja de penhores Gold & Silver Pawn Shop, em Las Vegas, que ficou famosa no mundo inteiro por conta da série televisiva de reality show Trato Feito, do canal History, no ar desde 2009.

O obituário publicado no site do History Channel diz que Richard Harrison perdeu US$ 1 milhão no mercado imobiliário depois de servir na marinha americana.

Em seguida, mudou-se com a família para Las Vegas, onde ele e o filho abriram em 1988 a loja de penhores retratada em "Trato Feito".

"Ele era meu herói e tive muita sorte de ter um 'Velho' tão legal como meu pai. (...) Ele viveu uma vida plena e, através do programa 'Trato Feito', tocou as vidas de muitas pessoas por aí, ensinando a elas o valor do amor pela família, do trabalho duro e do humor."





Fonte: Terra | G1


Menino de 13 anos atira em irmã de 14 no Santa Rosa

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Uma adolescente de 14 anos foi baleada na noite desse domingo (24), dentro de uma casa na rua 24 de Junho, no conjunto habitacional do Parque Santa Rosa, em Guarus. O tiro, segundo a Polícia Militar, teria sido disparado pelo irmão da vítima, de 13 anos. A menina, atingida na orelha, foi socorrida por vizinhos e levada para o Hospital Ferreira Machado (HFM). Apesar do susto, ela não corre risco de morte e já foi liberada da unidade.

No local, policiais militares foram informados de que o adolescente estaria manuseando a arma de fogo, quando ocorreu um tiro acidental que acabou atingindo a irmã. Os policiais foram até a residência e abordaram o adolescente. Ele foi levado para a 146ª Delegacia de Polícia (Guarus), juntamente com os pais. O menino foi autuado e liberado.

Com o menor, os militares apreenderam um revólver calibre 38 com quatro munições intactas e uma deflagrada.







Fonte: Folha da Manhã 

1º Torneio Ecoanzol de Pesca de Praia em São João da Barra

(Foto: Divulgação)
Atletas do estado do Rio de Janeiro participaram do 1º Torneio Ecoanzol de Pesca de Praia em São João da Barra, no Balneário de Atafona, neste fim de semana, 23 e 24 de junho. Mais de 40 competidores disputaram acirradamente as diversas categorias. O Clube de Pesca de Barra de São João, representado pelas duplas e Gilson e Luiz Henrique e Sandro e Roberto conquistaram, respectivamente, o primeiro e segundo e primeiro lugar da classificação geral. A terceira colocação ficou para a dupla Alexandro e Leonardo, do Pampo Clube de Pesca, de Saquarema.

Segundo o árbitro da Confederação Brasileira de Pesca e Lançamento, Fábio Viana, o destaque da competição foi o garoto campista de apenas 5 anos, Rafael Mocaiber Piedade, que conquistou o primeiro lugar na categoria Juvenil. "Tivemos também a participação de atletas renomados como Simone Soares, campeã brasileira de Clubes de Pesca e quinta colocada no Sul-Americano de Pesca, no Chile, e o do bicampeão brasileiro de Pesca de Praia, Pablo Agostinho", disse Fábio, avaliando como positivo o bom nível técnico das duplas participantes.

Para a presidente da Ecoanzol, Luiza Salles, o torneio foi um sucesso e são grandes as possibilidades de, no próximo ano, ser realizado um novo evento no município. "Já temos o aval do presidente da Federação de Pesca e Lançamento do Estado do Rio de Janeiro, Leonardo Dias, que ficou encantado com a natureza e a estrutura do município", declarou Luiza, ressaltando que São João da Barra tem um potencial enorme para sediar seletivas do Campeonato Estadual em 2019 e entrar para o calendário nacional anual da Confederação Brasileira de Pesca e Lançamento.

O secretário de Turismo Esporte e Lazer, Edivaldo Machado, em seu discurso na entrega da premiação enfatizou a importância do evento. "Apesar de termos atualmente a pesca do robalo vivo, que já faz parte da programação do Circuito Junino, agregamos mais esse evento para fomentar ainda mais o turismo da pesca esportiva", comentou Edivaldo Machado, confirmando, em nome da prefeita Carla Machado, o apoio para que outros eventos como esse possam ocorrer no município.

"A finalidade foi resgatar e incentivar o Circuito de Pesca Desportiva que há aproximadamente 30 anos não acontecia em nosso município", disse o secretário de Pesca, Analiel Vianna, acompanhado do subsecretário, Glauber Toledo, e do gerente, Eleilton Meireles. Representantes da Porto do Açu, do Comitê do Baixo Paraíba do Sul, do parque Estadual da Lagoa do Açu, Escoteiros e pessoas da comunidade também estiveram presentes.

O evento foi realizado pela ONG Ecoanzol, com apoio da Prefeitura, patrocínio do Porto do Açu, e a chancela da Federação de Pesca e Lançamento do Estado do Rio de Janeiro, Confederação Brasileira de Pesca e Lançamento – Nova Pesca Brasil –, e Secretaria Especial de Aquicultura e Pesca – Presidência da República.

Na categoria Avulso, as equipes Independentes, Dourados, e Pequeno Pescador, todas de Campos, conquistaram, respectivamente, primeira, segunda e terceira colocação. Já na categoria Feminino, Tatiane, de Macaé, Simone Soares, de Saquarema, e Leila, representando São João da Barra, foram, pela ordem, as três primeiras colocadas. Na Juvenil, Rafael Piedade, Tiago Barreto e a dupla Marcelo e João Vitor, todos de Campos, também foram premiados.

Na categoria Sênior, Rosemar e Romildo, de Macaé; José Mauro e Heraldo, de Barra de São João; e Antônio e Josino, de Macaé, foram os primeiros colocados. Na categoria Masculino, Gilson e Luiz Henrique, de Barra de São João; Sandro e Roberto, de Barra de São João, e Leonardo e Alessandro, de Saquarema, foram os vencedores na ordem de premiação.





Polícia Militar procura dupla suspeita de assaltar posto de combustíveis em Campos

(Foto: Reprodução)
Dois homens suspeitos de assaltarem um posto de combustíveis no cruzamento da avenida Alberto Torres com a rua Rocha Leão são procurados pela Polícia Militar (PM) na manhã desta segunda-feira. O crime aconteceu por volta das 8h30. Os funcionários do estabelecimento viveram momentos de pânico.

Os criminosos mostraram conhecer a rotina do posto e esperaram a chegada do funcionário responsável por recolher o dinheiro para fazer a abordagem. O gerente e os frentistas foram rendidos e ele foi levado até o cofre, que foi arrombado.

Os frentistas foram obrigados a continuarem atendendo os clientes durante a ação. Um deles acionou a PM. Mas, quando a viatura chegou ao local, a dupla, que chegou de moto, já havia fugido.

O lucro do fim de semana foi levado, mas a quantia não foi divulgada. Agora, a polícia analisa imagens feitas pelo circuito interno de segurança para tentar identificar os suspeitos.






Fonte: Terceira Via

Carroceiro fica gravemente ferido em acidente com carro na RJ-216

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Um acidente entre uma carroça e um carro deixou um homem gravemente ferido na RJ-216, rodovia que liga Campos a Farol de São Tomé. A colisão aconteceu na altura de Goitacazes, na Baixada Campista.

A vítima, de 58 anos, conduzia a carroça e teve diversas fraturas. Ele foi socorrido por uma equipe do Corpo de Bombeiros e levado para o Hospital Ferreira Machado.

O trânsito ficou lento no local durante o socorro, devido à aglomeração de curiosos. As causas do acidente não foram divulgadas. O caso foi registrado na 134ª Delegacia Policial, no Centro.






Fonte: Terceira Via

Procissão marca homenagem a São João Batista, em São João da Barra

(Foto: Divulgação)
Na data em que se comemora São João Batista, centenas de religiosos de diversas localidades de São João da Barra e região participaram, neste dia 24, de uma procissão em homenagem ao santo. O momento foi marcado pela fé e devoção ao padroeiro, protetor das amizades e das grávidas.

Durante o cortejo religioso, os fiéis percorreram as principais ruas da cidade, acompanhando a imagem de João Batista, o profeta, que era primo de Jesus, e teve a grande missão na terra de batizar o próprio Cristo.

“É um momento de extrema emoção participar deste ato de devoção e agradecimento por todas as graças alcançadas este ano”, disse Maria José, moradora do Açu.

A programação, neste domingo, em homenagem a São João Batista, lotou a igreja matriz durante a missa solene celebrada pelo bispo diocesano Dom Roberto Ferrería Paz e pelo padre Alci Andrade. A Prefeita Carla Machado e o vice-prefeito Alexandre Rosa estiveram presentes, assim como outras autoridades municipais.

Após a tradicional procissão, os devotos puderam conferir show católico no coreto, com o cantor Fabiano Oliveira e Banda. A 374ª festa do padroeiro São João Batista foi encerrada hoje, porém, a programação do Circuito Junino, do qual faz parte a festa, se estende até o dia 1º de julho, com uma vasta programação em homenagem a São Pedro.

Os festejos prosseguem na terça-feira. Confira a programação:

26 de JUNHO (Terça-feira)

19h – Missa e 1º Dia do Tríduo de São Pedro.


27 de JUNHO (Quarta-feira)

19h – Missa e 2º Dia do Tríduo de São Pedro e hasteamento do Mastro.


28 de JUNHO (Quinta-feira)

19h – Missa e 3º Dia do Tríduo de São Pedro.

19h30 –Cine Clube no Cine Teatro São João. 


29 de JUNHO (Sexta-feira)

DIA COMEMORATIVO AO GLORIOSO SÃO PEDRO

6h – Alvorada do Padroeiro dos Pescadores - São Pedro.

6h30 – Prova do maior robalo vivo.

18h30 – Missa Solene em louvor a São Pedro.

19h30 – Grandiosa Procissão do Glorioso São Pedro, percorrendo a cidade.

21h – Show Católico no Palco Oficial – Pe. MAX.

22h – Os Forrozeiros da BARCA DO FORRÓ.

23h – Show na Tenda Caipira – FORRÓ DIDOIDO.


30 de JUNHO (Sábado)

8h – Torneio Futebol Mini Gol.

10h30 – Corrida de Caiaque.

11h – Corrida de Barco à Remo.

11h30 – Campeonato Sanjoanense de Barco à Vela – 4ª Etapa

13h30 – Campeonato de Pregoboll.

14h30 – Distribuição de picolés.

15h30 – Corrida de Barrigudos.

16h30 – Luta de Cavalete.

18h – Show na Tenda Caipira – KADINHO LARANJEIRAS.

19h – Apresentação da Quadrilha “Brasilhaço” - LOURENÇO DO ESPIRITO SANTO.

20h – Apresentação da Associarthis.

21h – Show de Calouros com VAVAL FERREIRA E CIA.

22h – Os Forrozeiros da BARCA DO FORRÓ.

23h – Show no Palco Oficial – BANDA TB-6


01 de JULHO (Domingo)

10h – Brincadeira do Pau de Sebo.

15h – Show na Tenda Caipira – GRUPO TUDO NOSSO.COM.

18h – Os Forrozeiros da BARCA DO FORRÓ.

19h – Missa Dominical na Igreja de São Pedro.

20h – Apresentação da Quadrilha “Uma história de Cinema no Mágico Mundo de Oz”. SAF (SONHO, AMOR E FANTASIA)

21h – Show com ZECA RIBEIRO.

22h – Show no Palco Oficial – ALEX DO FORRÓ.





domingo, 24 de junho de 2018

Feira de Adoção: Nova edição do CCZ Convida nesta terça-feira

(Foto:  Reprodução)
Ter um animal de estimação representa alegria e traz mais cor à vida de quem adota. Mais que um ato de compaixão, a adoção é o início de uma grande amizade e o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) oferece essa oportunidade disponibilizando animais como cães e gatos para adoção consciente. Nesta terça-feira (26/06), será realizada mais uma edição do "CCZ Convida". 

"Atualmente estamos com um cão filhote e 16 adultos, além de 4 gatos adultos e um filhote disponíveis para adoção. Todos os animais recebem cuidados especiais e tratamento médico veterinário, já que muitas vezes chegam ao local com problemas de saúde por terem sido abandonados nas ruas", ressaltou a veterinária do órgão, Francimara de Araújo.

Após recolhidos pelos agentes, os animais passam por exames e, em caso de necessidade, são medicados de acordo com o tratamento. Além de serem acolhidos, recebem alimentação e carinho até que possam fazer parte de uma nova família.

Aos interessados, o procedimento para realizar a adoção é fácil: a pessoa precisa ser maior de 18 anos, levar um documento de identificação, um comprovante de residência e escolher o animal na sede do CCZ, localizada na Avenida Presidente Vargas, nº 180, Pecuária. Além do CCZ Convida, o atendimento também é realizado de segunda à sexta-feira, das 10h às 12h e das 14h às 16h. 

"No ato da adoção, o novo dono assina um termo de declaração de posse, onde constarão além dos seus dados, os do animal. É uma declaração de que a partir daquele momento ele será responsável pelo bichinho", concluiu Francimara. 









Fonte: Supcom

Homem morto a pauladas neste sábado na Baixada Campista

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Um homem, identificado como Jair Fernandes, de 60 anos, foi morto a pauladas na noite deste sábado (23/06) na localidade de Babosa, Baixada Campista. A Polícia Militar (PM) foi até o local após contato da irmã da vítima. Segundo ela, Jair ligou pedindo socorro, pois teria levado uma paulada. Assim que chegou ao local, a irmã constatou a morte do irmão.

A perícia esteve no local e confirmou homicídio por agressão por material contundente na face e no abdômen. O corpo foi removido para o Instituto Médio Legal (IML). A vítima não possuía passagem criminal. O caso segue sob investigação na 134ª Delegacia Legal (DL/Centro).









Fonte: Ururau

Mosteiro de São Bento começa a ser restaurado

(Foto: Antônio Leudo)
No ano das comemorações dos 370 anos da chegada dos monges beneditinos a Campos a reforma do mosteiro campista une religiosos, intelectuais e a comunidade católica. Finalmente o sonho da restauração desse importante patrimônio da cidade já iniciou com a restauração do telhado, obra com previsão de ser concluída em nove meses.

O mosteiro de São Bento representa um patrimônio e legado deixado pelos monges desde 1648, com a chegada do primeiro religioso, Frei Fernando, que iniciou a catequese nas terras campistas e sanjoanenses. Os monges que ali passaram foram verdadeiros mensageiros da paz na evangelização, construíram ao longo destes anos 34 Igrejas, onde dentas foram repassadas a diocese 32; hoje pertencem ao mosteiro somente a igreja localizada no próprio mosteiro e outra situada no Farol de São Tomé (Igreja de Nossa Senhora das Rosas).

Alem de trabalharem na implantação da fé católica os religiosos deixaram grandes contribuições na educação e na cultura. O primeiro monge, Frei Fernando de São Bento foi importante no inicio da colonização da cidade, sendo administrador das terras de Salvador Correa.

Os monges ao longo dos séculos deram grandes contribuições a terra campista. O mosteiro foi construído no século XVII e o acervo de arte sacra. Imagens e altares em madeira foram destruídos num incêndio em 1965. Segundo relatos as imagens de São Bento, Santa Escolástica e Nossa Senhora do Rosário eram em madeira.

"Nossa presença em Campos - quase 400 anos -, vai muito além de uma presença física. Com ela foi expandida a espiritualidade beneditina - o ora et labora / reza e trabalha - e também a expansão da fé católica através da construção de igrejas, capelas, oratórios, tanto em Mussurepe quanto no Farol. A irradiação beneditina além da fé e da espiritualidade alcançou as pessoas em geral despertando um novo olhar para a educação, o trabalho agrícola, o cultivo da arte, as relações familiares, os valores humanos e morais - tudo isso a partir das relações estabelecidas com os monges residentes no referido mosteiro", disse Dom Abade Filipe Silva.

"O Mosteiro de São Bento, uma das mais imponentes construções do século XVII, situado no distrito de Mussurepe, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, faz parte da paisagem rural da Baixada Campista há 366 anos e é considerada uma relíquia do chamado barroco tardio. O Mosteiro de São Bento é um dos legados dos monges beneditinos, que chegaram a Campos em 1648", informou Dom Bernardo Queiroz".

"Toda minha infância participei das missas,, festas com minha família ,vivi momentos muito felizes na minha infância,,batizei meu filho ,vivi momentos de muitas alegrias...também de tristeza com percas de familiares....mas recordações da infância me ajuda superar", Analidia Almeida.







Fonte: Ascom

Homem ameaça médico, agride esposa e é preso duas vezes no mesmo dia

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
No mesmo dia, duas detenções. Não se trata da história de um criminoso perigoso, mas de um homem que mostra desrespeito idêntico pela lei e pelo convívio em sociedade. Somente na última sexta-feira (22), passou pela 134ª Delegacia Policial e pela Delegacia de Atendimento à Mulher (Deam), que funciona no mesmo local. Primeiro, por ameaçar um médico. Depois, por agredir a esposa.

O homem, que tem 33 anos, foi detido a primeira vez no Hospital Ferreira Machado (HFM), onde teria chegado se queixando de dores em um dos ombros e exigindo atendimento imediato. Segundo ele, o problema seria resultado de uma cirurgia que teria sido feita anos antes por um dos médicos que estavam de plantão na unidade no momento.

Como não foi atendido, o homem teria ameaçado agredir o médico e acabou contido por seguranças. Ele foi retirado do HFM e encaminhado para a 134ª DP, onde ainda desacatou e tentou intimidar os policiais.

Após ser liberado, o homem teria se desentendido com a esposa logo após chegar à casa. Segundo testemunhas, ele bateu a cabeça da mulher diversas vezes contra a parede. Ele foi preso e levado para a Deam.






Fonte: Terceira via

Uma pessoa morre e sete ficam feridas em dois acidentes na BR-101

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)
Dois acidentes deixaram um morto e sete feridos na BR-101, que liga Campos a Vitória, no Espírito Santo, na noite deste sábado (23). Ambas as colisões aconteceram na altura do quilômetro 53, com poucas horas de diferença, e envolveram dois carros de passeio.

A primeira aconteceu por volta das 18h. Um homem de 67 anos não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Outras quatro pessoas ficaram feridas, duas mulheres em estado grave, e foram socorridas pelo Corpo de Bombeiros e por funcionários da concessionária que administra o trecho a rodovia.

Enquanto as equipes prestavam o socorro, o trânsito ficou em sistema pare e siga. O corpo foi encaminhado para o Posto Regional de Polícia Técnica e Científica (PRPTC) e os feridos, para o Hospital Ferreira Machado (HFM).

Logo após chegarem à unidade de saúde, os bombeiros foram chamados a retornar ao local porque havia acontecido outra colisão. Três pessoas ficaram feridas, foram resgatadas e também levadas para o HFM.

O estado de saúde das vítimas não foi divulgado pela unidade.




Fonte: Terceira Via

Desfile Fluvial nos festejos de São João Batista


A tarde de sábado, 23, foi de muita animação na praça do padroeiro de São João da Barra, com a realização do tradicional desfile fluvial e a efígie de São João Batista erguida em frente à igreja matriz. Houve, ainda, apresentação da retreta da banda centenária União dos Operários e missa pelo 9º dia do Novenário.

Seguindo a tradição, o desfile fluvial em homenagem a São João Batista deste ano contou com a participação de cinco embarcações, sendo que uma levou a imagem do padroeiro, estando fora da competição. O evento foi promovido pela Secretaria de Educação e Cultura, com apoio da Defesa Civil e da Capitania dos Portos de São João da Barra.

A comissão julgadora, formada pela artista plástica Márcia Coutinho; pelo estilista Nelcimar Pires; pelo arquiteto Djhonatan Neves, pela diretora do teatro sacro Beatriz Pereira e pela professora Dirlélia Raposo avaliou os quesitos, tema, criatividade, ornamentação e conjunto das embarcações. 

“Eu cresci vendo o desfile fluvial e hoje estou em outro papel, olhando com outros olhos as embarcações, É gratificante estar aqui estimulando a continuidade dessa tradição da nossa cidade”, contou o arquiteto.

O desfile fluvial premiou os barcos mais ornamentados com troféus e quantia em dinheiro, de acordo com cada colocação. O primeiro lugar, com 200 pontos, ficou com a embarcação com o tema, “Arraiá do Zeca” e recebeu R$ 4.500,00. O segundo lugar com, 194 pontos, foi para o barco com o tema “Brasil tenha fé,” que recebeu R$ 3.000,00. Na terceira colocação, com 192 pontos, o barco “ Paz” recebendo R$ 2.000,00 e, na quarta colocação, com 173 pontos “ Segue o líder Brasil”, com a premiação de R$ 1.000,00.

Para o responsável pela embarcação vencedora, que já acumula 18 títulos, Juliano Berto, o mais importante é manter viva essa tradição. “Participo há 28 anos e sempre vou lutar para a realização do desfile em nossa cidade, enquanto eu estiver vivo, eu vou participar e defender a bandeira do desfile fluvial”, enfatizou.

O evento contou com a organização de Luiz Fabiano Machado e com a participação da comissão de apuração, formada por Talita Meireles e Renilda Freitas. Para a realização do desfile, todas as embarcações foram vistoriadas pela Marinha, através da Agência da Capitânia dos Portos, com a vistoria da documentação dos barcos e condutores, material de segurança e orientação sobre o número de passageiros.

Logo após o desfile, a centenária Banda União dos Operários apresentou uma retreta sob o comando do regente Felipe Sena, apresentando um repertório com títulos bem conhecidos do público, como “Don't Stop T'll Get Enough, Descobridor dos Sete Mares”, Pout porri do Coldplay, a dobrada Janjão e a Suíte Pernambucana de Bolso.






sábado, 23 de junho de 2018

Licitação para merenda escolar em Campos adiada

(Foto: Divulgação)
O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Marcelo Verdini Maia, suspendeu a homologação da licitação para contratação de empresa para terceirização da merenda das escolas municipais. O conselheiro acatou a representação proposta por uma das empresas concorrentes, a CF de Souza Restaurante e Mercearia. De acordo com a Prefeitura de Campos, “Em respeito ao Tribunal de Contas, o setor de Licitação irá responder dentro do prazo estipulado para, assim, dar prosseguimento ao procedimento licitatório e todos os pontos elencados no voto do conselheiro Marcelo Verdini serão tratados item a item para fins de esclarecimento”. Já a secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Smece) informou que o trâmite não atrapalha o abastecimento das merendas, já que os contratos com os fornecedores individuais continuam em vigor e somente serão suspensos quando o novo modelo em trânsito licitatório for efetivado. A Folha da Manhã tentou contato com a empresa, cujo endereço é no município de Japeri, mas, até o fechamento desta matéria não havia resposta.

Ao TCE, a empresa afirmou que havia uma série de vícios no instrumento convocatório, que, em seu entendimento, frustram o caráter competitivo da licitação, na medida em que impediam a elaboração de uma proposta coerente.

Em nota, a Prefeitura afirmou que abriu, dia 20 de junho, o credenciamento de empresas para participação da licitação para a gestão da merenda escolar e foi notificada no dia 21 de junho, às 13h30, que a empresa CF de Souza Restaurante e Mercearia – Nome Fantasia BR Refeições, cujo capital social é de R$ 30 mil, entrou com o pedido de tutela provisória no TCE. Pelo que consta no relatório da Prefeitura, a empresa retirou o edital no dia 19 de junho às 9h06 e às 15h45 do mesmo dia impetrou o pedido de tutela: “Pela alta complexidade do edital, que tem uma série extensa de questões técnicas, tanto de cunho nutricional quanto do trâmite de licitação, a Prefeitura estranha que essa empresa tenha feito análise em tão pouco tempo para impetrar um pedido de tutela, e tampouco acredita que a mesma queira participar do processo licitatório, já que os fatos listados apresentam fortes indícios de motivação política e da participação nos bastidores de alguma outra empresa para a redação do pedido ao TCE, com intuito provável de protelar e causar tumulto no procedimento licitatório”.

A Prefeitura afirmou, ainda, que não é obrigada a remeter o edital para análise previa do TCE, e sim informar ao Sistema Integrado de Gestão Fiscal (SigFis), o que foi cumprido: “O processo vem sendo estudado e instruído desde o final de 2017, quando a Prefeitura iniciou estudo de viabilidade econômica e financeira buscando mais economia e com o intuito de unificar todos os procedimentos referentes à merenda escolar. Com isso, com base na jurisprudência do Tribunal de Contas, sete editais de outros municípios sobre merenda escolar analisados pelo TCE foram estudados pela equipe, sendo que o único a não ser referência foi o processo de merenda que a Prefeitura de Campos deflagrou em 2013, no valor de cerca de R$ 96 milhões”.






Fonte: Folha da Manhã

quinta-feira, 21 de junho de 2018

Medalha do Mérito Barão de São João da Barra


O Cine Teatro São João será palco nesta quinta-feira, 21, às 19h, de sessão solene de outorga da Medalha do Mérito Barão de São João da Barra. O homenageado será o sanjoanense Elço Ferreira, que receberá o título das mãos da prefeita Carla Machado. O evento integra as comemorações do aniversário dos 168 anos de elevação de São João da Barra à categoria de cidade.

A comenda foi criada em 16 de junho de 1987, na gestão do prefeito João Francisco de Almeida, e tem a finalidade de prestar homenagem às pessoas que, por suas realizações e feitos, se destacam na municipalidade.

O primeiro a receber a honraria foi o empresário Hugo Aquino, destaque nas áreas comercial e industrial. A Prefeita Carla Machado também recebeu a homenagem em 2013. Em 2017, a escritora Irene Assis foi agraciada com a comenda.

Elço Ferreira tem 89 anos, é filho de Ana Francisca e Valdemiro Ferreira. Estudou no antigo grupo escolar Alberto Torres até a 5ª série, e desde pequeno, se interessava pelas atividades culturais de sua cidade. Atuou como presidente do clube Congos e Indianos Mirim - atual bloco Indianos -, e do América Futebol Clube. Também participou do processo de implantação do Colégio Cenecista e da criação do grêmio estudantil.

O homenageado foi casado com Venina Moreira Ferreira, de quem é viúvo. Segundo seus filhos, em breve morada no Rio de Janeiro, retornou a São João da Barra, na certeza de que “aqui é o melhor lugar para se viver”.

Profissionalmente tornou-se auxiliar de cartório do 1º Ofício de Notas de São João da Barra, amparado pelo senhor Ermelindo Coelho, que confiou na sua capacidade intelectual e formação moral, tornando-se, mais tarde, o seu substituto. Tempos depois, por sua dedicação, foi nomeado oficial do Registro de Notas, acumulando nove títulos a serviço do Judiciário. Nesta época, serviu a juízes, promotores e defensores públicos, e chegou a prestar serviços como escrivão eleitoral.

Pai de 16 filhos, e incentivado por um deles, João Batista Ferreira formou o grupo da 3ª Idade Maria Júlia Aquino e, com a ajuda de empresários e amigos, ergueu a sede da instituição, na Rua dos Passos.

Importante incentivador da carreira dos filhos, preocupou-se com os estudos, e respeitou a profissão escolhida por cada um. A maioria, músicos, integra a popular Banda TB-6. Seus netos, bisnetos e tataranetos também seguiram o caminho musical e escolheram a música como profissão.

Hoje, prestes a completar 90 anos, em 25 de novembro, Elço Ferreira, é um homem realizado, ciente de seu papel na sociedade sanjoanense e na vida de sua família, que o ampara e cuida.

Comenda Barão de Barcelos - Na mesma ocasião, a prefeita Carla Machado receberá da Câmara Municipal de São João da Barra a maior honraria do Legislativo, a medalha Barão de Barcelos. Haverá também a entrega de títulos de Cidadãos Sanjoanenses as pessoas que, de alguma forma, contribuíram significativamente para o município.