(Foto: Ralph Braz) |
Na manhã desta quinta-feira (05 de fevereiro), a Escola Municipal Instituto Profissional São José anexa a Fundação Municipal da Infância e Juventude foi arrombada. Por volta das 7 horas, o assistente de secretaria, Marcelo Peçanha chegou ao local para trabalhar e avistou caixas com peças de computadores espalhadas pelo pátio da escola. Marcelo aguardou a chegada dos professores, aproximadamente as 7h30, para acionar a polícia. A escola está sem vigia há mais de um mês.
A escola que atende cerca de 200 alunos do G2 ao 5º ano, com idades entre 4 e 14 anos, funciona em tempo integral, das 8h às 16h. Segundo o secretário, foram roubados apenas três caixas de monitores de computador.
“Quando cheguei à escola encontrei as caixas com peças de computadores no pátio, maçanetas adulteradas, uma barra de ferro e três portas aviam sido forçadas. Apenas uma foi arrombada e nela havia equipamentos que estavam estocados para instalação da nova sala de informática. Acredito que não levaram mais coisas porque se assustaram e acabaram deixando as caixas pelo caminho”.
Segundo Vera Lúcia Nunes Braga, diretora da escola, o arrombamento foi ocasionado porque os zeladores foram demitidos em dezembro de 2014. Ainda segundo Vera, os zeladores são funcionários da empresa Angel, terceirizada da prefeitura.
“Estou há quatro anos a frente da diretoria da escola. Essa não é a primeira vez que a escola é invadida. Estamos há mais de um mês sem vigia. A Fundação Municipal da Infância e Juventude possui porteiro e oficial da Guarda Municipal na vigilância. Porém, eles não têm obrigação de zelar pela área da escola. Existe um projeto de construção de uma escola nova, pois as instalações atuais estão muito precárias. Porém, a Secretaria de Educação ainda não informou quando será iniciada”.
O caso foi registrado na Delegacia do Centro.
Fonte: Terceira Via