terça-feira, 11 de março de 2014

BONI DIZ QUE ' JURADOS COMBINARAM O RESULTADO, EU SEI O QUE DIGO'

(Arquivo/ Foto: O Globo)

Homenageado pela Beija-Flor num enredo sobre a comunicação, Boni diz que a escola, sétima colocada, foi vítima de uma manobra de jurados — o que acabou tirando a agremiação do desfile das campeãs. “Não é choro de perdedor”, diz ele, que defende “uma modernização do julgamento”. Boni falou à coluna.

O senhor mandou uma carta ao presidente da Liesa reclamando do resultado?

Não, carta não. Mandei uma mensagem pelo celular, pedindo para a gente conversar. Tem que mudar esse sistema de julgamento, o espetáculo está engessado há 50 anos. Não pode continuar assim, com 40 pessoas julgando o trabalho de outras 40 mil. No Oscar, por exemplo, são dois mil experts escolhendo os 50 melhores. É mais justo assim.

O que o senhor sugere?

Tinha que estabelecer um processo de votação com mais interação, usando as redes sociais. Isso seria bom também para a transmissão da TV, que está perdendo audiência. E mudar os jurados, escolher pessoas que entendam daquilo. Não é possível que um cara, com relativo conhecimento, fique sentado numa cadeirinha julgando o trabalho de tanta gente.

Vão dizer que o senhor não soube perder, que não aceita a derrota.

Não é choro de perdedor, desde o ano passado eu tenho falado isso. O júri tem muito poder, tem que diminuir o poder deles. Eles manipulam o resultado e estragam o espetáculo, porque as escolas acabam fazendo um desfile para os jurados, e não para o público. Fora que é uma panelinha. Tem que desfazer essas panelas urgentemente.

Que colocação a escola merecia?

Eu não sei. Não esperava ganhar, mas essa colocação não foi justa. A escola fez um carnaval grandioso, luxuoso. Não tem que levantar a Avenida o tempo todo. Fizemos um desfile lindo, fomos aplaudidos, mas havia uma manobra para nos derrubar. 

Que manobra?

Isso foi coisa de fora da Liga, que, aliás, perdeu o controle sobre o júri. Eu sabia que os jurados fizeram duas ou três reuniões, fora do ambiente da Liesa. Eles misturaram política com a escola e decidiram fazer uma manobra para que ela perdesse pontos. Eu sei do que estou falando. É uma coisa insana. Mas eu sou totalmente contra a Beija-Flor deixar de desfilar em 2015.



Fonte: O Globo