sexta-feira, 8 de julho de 2016

Sem funcionários, alunos viram faxineiros no Liceu de Humanidades de Campos

(Foto: Notícia Urbana)
A situação da educação no Estado do Rio de Janeiro, que já era caótica, agora chegou a um patamar sem precedentes: alunos do Colégio Estadual Liceu de Humanidades de Campos (LHC) estão tendo que fazer o trabalho dos profissionais do setor de limpeza.

Na manhã desta quinta-feira (7), o jornal Notícia Urbana teve acesso a fotos exclusivas, que mostram os estudantes da turma 705 literalmente limpando a sala de aula no horário em que deveriam estar estudando. Segundo um educador que não será identificado, os alunos estão tendo que se submeter a este trabalho desde que os funcionários foram demitidos. “É um absurdo. Eles deveriam estar em aula, e não limpando salas vimos nas fotos”, disse.Alunos limpam sala de aula – Foto: Notícia Urbana

Uma aluna da turma 705 diz que, embora não se incomode de fazer o trabalho que deveria estar sendo feito por profissionais do setor de serviços gerais, ela acredita que este tempo sem aulas fará falta no futuro. “A gente está na escola para estudar, não para limpar. Apesar de não me incomodar de limpar a sala que eu estudo, não acho certo. Sei que estou perdendo aula e isso fará falta para todos”, opina a adolescente, ressaltando que é melhor limpar a sala do que ter de estudar nela suja. “São cerca de 40 alunos. Por mais que casa um cuide, impossível não sujar. Por isso, não vemos outra saída a não ser a gente mesmo limpar”, acrescenta.

Além da falta de profissionais de limpeza, a instituição ainda está sem porteiros, inspetores e professores. O jornal Notícia Urbana tentou falar com alguém da direção da escola, mas não tivemos sucesso.

A reportagem procurou também a Secretaria Estadual de Educação, mas até a publicação desta reportagem, ela não havia se pronunciado.










Fonte: Notícia Urbana