sexta-feira, 4 de julho de 2025

Deputados aliados de Bacellar saem em defesa da exoneração de Washington Reis


Deputados estaduais aliados do presidente da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil), se manifestaram nas redes sociais em apoio à decisão do governador em exercício de exonerar Washington Reis do cargo de secretário estadual de Transporte.

A medida, que foi oficializada na quarta-feira (3), ocorreu em meio a um cenário de tensão política envolvendo a aproximação de Reis com o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PSD), potencial adversário de Bacellar na disputa pelo governo do estado em 2026.


A primeira manifestação veio do deputado Alexandre Knoploch (PL), que divulgou em sua conta no Instagram o ato de exoneração publicado no Diário Oficial, acompanhado de um vídeo em que Bacellar explica os motivos que o levaram a retirar Reis do cargo.

Na mesma linha, o deputado Marcelo Dino (União Brasil) também compartilhou o vídeo da entrevista de Bacellar, reforçando sua posição ao lado do governador em exercício. Ambos já haviam feito críticas públicas à condução de Reis na pasta e demonstravam incômodo com sua aliança política com Eduardo Paes.


O líder do governo na Alerj, Rodrigo Amorim (União Brasil), preferiu uma manifestação mais discreta, mas simbólica. Publicou apenas o vídeo da fala de Bacellar, sinalizando apoio à decisão do chefe do Executivo estadual interino.

Já o deputado Chico Machado (Solidariedade), também próximo ao presidente da Alerj, publicou o mesmo vídeo com a legenda “vídeo autoexplicativo”. Em declarações anteriores no plenário da Casa, Machado já havia deixado clara sua posição: “estou com Bacellar”, disse em uma das sessões.

A exoneração de Washington Reis ocorre num contexto de reconfiguração de alianças políticas no estado. Embora tenha sido indicado originalmente ao cargo com o aval do governador Cláudio Castro (PL), Reis vinha se aproximando do grupo de Paes, o que gerou desconforto entre aliados de Bacellar e alimentou especulações sobre articulações para 2026.

Com a movimentação, os apoiadores do presidente da Alerj deixam claro que pretendem manter coesão em torno de seu projeto político e já demonstram que o embate eleitoral do próximo ciclo estadual começa a ganhar forma nos bastidores.