quarta-feira, 14 de agosto de 2024

Ação de protetor de animais oferece abrigo aos cães de rua em Petrópolis

Foto: Domingos Galante Neto

As baixas temperaturas do inverno em Petrópolis levam moradores e visitantes a tirar do armário suas roupas mais quentes, como segunda pele e seus casacos, além de recorrerem às lareiras para se protegerem do frio. No entanto, aqueles que não têm essas mesmas condições sofrem com o frio intenso da cidade, especialmente as pessoas em situação de rua e os animais, que são ainda mais vulneráveis à queda de temperatura e, por vezes, à chuva.

Com o objetivo de sempre ajudar os animais, oferecendo atendimento veterinário, castração, vacinas e ração, Domingos Galante Neto, protetor dos animais e ativista voluntário há mais de 25 anos, vai além dessas ações no inverno. Junto com colaboradores, ele consegue distribuir casinhas para os cães de rua da cidade, uma iniciativa que realiza há anos.


A ideia das casinhas para os cães comunitários começou quando uma ONG começou a colocar pneus nas ruas para ajudar os animais. Porém, os pneus não protegem os cães da chuva. Então comecei a substituir os pneus por casinhas, colocando-as apenas onde já havia cães comunitários nas ruas, desde 2016. Não espalhamos as casinhas aleatoriamente, apenas nos locais onde já havia animais nas ruas precisando de abrigo, afirma.

Ele explica que as casinhas de madeira são compradas do Sr. Hernani, que as fabrica há alguns anos e os vende a preço de custo, permitindo que estes possam colocá-las nos locais onde há cães comunitários. Quando alguma casinha apresenta defeito, Domingos é alertado pela comunidade e faz a restauração. Além disso, os animais de rua também recebem cobertores para se manterem mais aquecidos.


Embora seu maior desejo seja não ver animais nas ruas, o protetor reconhece que essa é a forma como ele pode ajudar.

Petrópolis não tem abrigo para animais e os lares temporários estão lotados! Não quero animais nas ruas, mas já que estão precisam de dignidade e alimentação, esclarece.

Ele também ressalta que a Prefeitura poderia contribuir com políticas públicas voltadas para os animais em situação de rua, especialmente no combate ao abandono.

Como ajudar?

Para aqueles que desejam ajudar nessa iniciativa ou em outras ações de proteção animal, basta entrar em contato pelo Instagram de Domingos: @domingosprotetor.