segunda-feira, 6 de maio de 2024

Petrópolis, Capital Estadual do Casamento, movimenta a indústria do turismo em maio

Foto: Giovani Garcia 

Maio chegou e o mês das noivas torna mais evidente um dos títulos que Petrópolis ostenta, a Capital Estadual do Casamento. A média é de 100 casamentos no quinto mês do ano, mas ao longo de 12 meses, a cidade alcança 1,3 mil enlaces. Só neste início de ano, 348 casamentos foram realizados até abril. De acordo com o Petrópolis Convention & Visitors Bureau, a cidade é um dos principais destination weddings e noivas de todo o Brasil buscam a cerimônia dos sonhos em mais 100 espaços em todo o município entre hotéis, pousadas, fazendas e sítios, além dos tradicionais templos religiosos.



Os casamentos influenciam diretamente nos setores de turismo e eventos. O impacto positivo desses eventos vai além do aspecto emocional, contribuindo para fortalecer a imagem de Petrópolis como um destino turístico de excelência. Os casamentos ajudam a promover a cidade como um local ideal para eventos especiais, como bodas, aniversários e celebrações corporativas, atraindo um fluxo contínuo de visitantes ao longo do ano, aponta, Samir el Ghaoui, presidente do Petrópolis Convention.

Os casamentos estimulam a contratação de uma ampla gama de profissionais e serviços especializados. Salões de beleza são requisitados, enquanto empresas de som e luz garantem que a festa seja inesquecível. Buffets e empresas de catering preparam banquetes sofisticados para os convidados, enquanto fotógrafos e cinegrafistas capturam cada momento mágico do grande dia.


Envolve ainda cerimonialistas, transporte, músicos, enfim, todo um aparato de serviços necessários para as festas. No turismo, recebemos casais e convidados de fora e até mesmo da cidade para hospedagens que se prolongam em três, quatro dias. Além disso os hotéis e pousadas são bastante requisitados para serem cenário das cerimônias. Todo esse charme e magia da cidade, além da excelência em profissionais desta área, fizeram com que Petrópolis conquistasse o título de Capital Estadual do Casamento e, cada vez mais, divulgamos esse nicho para que o setor esteja sempre em evidencia, afirma Samir el Ghaoui, presidente do Petrópolis Convention.

Cenário cinematográfico, o Parador Santarém, em Itaipava, é um dos locais concorridos para ser palco de casamentos. Com um visual de tirar o fôlego e referência em qualidade, a pousada dispõe de uma charmosa capela, com capacidade para até 70 pessoas. Muitos noivos também optam em dizem o sim nos belos jardins ao ar livre do espaço. Temos uma média de 12 casamentos por ano, uma procura expressiva. Os noivos consideram um sonho casar aqui, revela Patrick Gercy, gerente geral na pousada.

Mesmo maio sendo o mês das noivas, o campeão de enlaces na cidade é novembro. No ano passado o décimo primeiro mês do ano registrou 146 cerimônias. Os noivos também escolheram os últimos meses do ano para as cerimônias com dezembro registrando 114 enlaces; outubro com 116 e setembro com 132.

É um setor que tem movimento o ano inteiro. Cada vez mais as festas são planejadas com mais antecedência, com os noivos escolhendo com cuidado tudo o que vai envolver esse momento para que ele seja memorável. É um produto turístico importante para a economia e o setor e também para a cidade que ganha mais visibilidade atraindo cada vez mais visitantes. Já tivemos duas edições do Inesquecível Casamento, evento que mostra as tendências e revela o talento dos nossos profissionais e queremos mais ações como esta que contribuem para consolidar a cidade como a Capital Estadual do Casamento , destaca Samir el Ghaoui.