domingo, 7 de abril de 2024

Vereadores trocam de partido em busca da reeleição em Petrópolis


Com o fim da janela eleitoral, que se encerrou na sexta-feira, dia 5, a bancada de vereadores na Câmara Municipal foi totalmente alterada, com o PP e o PL sendo as maiores bancadas com três vereadores cada um. Os únicos vereadores que se mantiveram nos partidos que se elegeram foram Eduardo do Blog (Republicanos), Julia Casamasso (PSOL), Marcelo Chitão (PL), Ronaldo Ramos (PSB) e Junior Coruja (PSD).


Nesta legislatura, os vereadores que mais sofreram com mudança de sigla foram Octávio Sampaio, eleito pelo PSL, e Hingo Hammes pelo DEM. Os dois partidos se fundiram ao União Brasil e os dois vereadores, naturalmente por conta da fusão partidária passaram a formar a bancada do União Brasil. O vereador Octávio Sampaio, antes mesmo da janela eleitoral foi para o PL, onde assumiu a presidência e o vereador Hingo, dentro prazo eleitoral, filiou-se ao PP onde foi confirmado como pré-candidato a prefeito.


Gilda Beatriz e Hingo Hammes 

Outro vereador que também trocou de partido por conta de fusão das siglas foi Domingos Protetor. Eleito pelo PSC que se fundiu ao Podemos. Com a possibilidade de mudar de sigla, filiou-se ao PP, formando a bancada Progressista com Hingo e a vereadora Gilda Beatriz que deixou o PSD, partido pelo qual foi eleita, por conta da decisão da executiva nacional e estadual de apoiar a reeleição do prefeito Rubens Bomtempo.

O União Brasil, que chegou a ter dois vereadores, hoje tem apenas o vereador Dudu, que deixou o MDB, para onde foi o vereador Fred Procópio. Com a decisão do vereador Marcelo Chitão de continuar no PL, o partido passa a ter três vereadores com a filiação de Marcelo Lessa, que deixou o Solidariedade, e Octavio Sampaio.



Os vereadores Junior Paixão e Gil Magno, ambos eleitos pelo Democracia Cristã (DC), também mudaram de sigla. Paixão filiou-se ao PSDB e Gil foi para o PSB, formando uma bancada com o vereador Ronaldo Ramos. O vereador Mauro Peralta foi para o Partido da Mobilização Nacional (PMN), deixando o PRTB.

Secretários deixam o governo para serem candidatos a vereador

Com vistas às eleições municipais deste ano, cinco secretários deixaram a Prefeitura, esta semana, para concorrer a uma das 15 cadeiras da Câmara Municipal. Deixaram o governo, a professora Adriana de Paula (Educação), Thiago Damaceno (CPTrans), Fernando Araújo (Assistência Social), Leo França (Comdep) e Ramon Mello (Segurança e Ordem Pública.




Com a saída deles, o prefeito Rubens Bomtempo teve que escolher outros nomes para as pastas e modificar a presidência na Comdep e na CPTrans. Entre os nomes já anunciados estão o de Valesca Gonçalves para Assistência Social e a Professora Cecília Pinheiro para Educação e Érica Lelis para presidência da Comdep, os demais nomes para Secretaria de Segurança e Ordem Pública e CPTrans ainda não foram divulgados.





Fonte: O Diário de Petrópolis