domingo, 26 de novembro de 2023

Museu Imperial é o ponto turístico mais visitado, em Petrópolis, no primeiro semestre


É impossível vir a Petrópolis e não desejar visitar os pontos turísticos que contam a história da famosa Cidade Imperial. Quem anda pelas ruas, percebe que em cada detalhe o rico patrimônio histórico que o local possui. Dentre tantas opções como, por exemplo, o Museu Casa Santos Dummont e o Palácio de Cristal, quem se destaca como o queridinho dos turistas é a antiga casa de veraneio da família imperial e um dos mais importantes museus do país: o Museu Imperial.



Com o objetivo de monitorar o fluxo turístico do município e Região Serra Verde Imperial (Teresópolis, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Guapimirim), o observatório regional do turismo, de responsabilidade da Secretaria de Turismo de Petrópolis, mostra que o Museu Imperial foi o ponto turístico mais visitado no primeiro semestre deste ano. O espaço recebeu 133.131 visitações entre janeiro e junho. O mês mais procurado para conhecer a história da família imperial foi junho responsável por receber 32.591 turistas. Em segundo lugar, aparece o mês de janeiro com 24.261 visitações. Em terceiro lugar, não muito atrás, com 24.196 visitações, segue o mês de maio.


As visitações escolares, com o intuito de oferecer aos estudantes experiências práticas sobre a cultura da cidade, foram responsáveis por levar 14.752 alunos ao Museu Imperial. O destaque foi para junho que recebeu 5.877 estudantes, seguido de maio com 5.013 e por fim aparece o mês de março responsável por receber 1.958 visitantes no espaço.

80 anos de história

No dia 16 de março deste ano, o Museu Imperial completou oito décadas desde a sua inauguração em 1943. Ao longo dos 80 anos, o local já acumulou cerca de 400 mil itens no acervo, entre documentos, bibliografias e objetos. O ponto turístico promove ao longo do ano, eventos e atividades atraindo um público superior a 400 mil pessoas por ano.


Outros dados

O observatório aponta ainda que no ranking de pontos turísticos mais procurados, além do Museu Imperial, estão: Centro de Exposição Cervejeiro Bohemia (23.902); Museu casa Santos Dummont (10.504); Museu dos Brinquedos (9.003); Museu Casa do Colono (7.024) e Casa de Petrópolis Instituto de Cultura (6.511). Já o atrativo natural mais procurado, no primeiro semestre, na cidade, foi: o Parque Crémerie (57.444).