Em reunião virtual realizada nessa semana com representantes da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da empresa Artesris Fluminense, a Federação das Indústrias do Estado do Rio (Firjan) revelou que o contrato de concessão da BR-101, que expira em março de 2024, será prorrogado por mais 1 ano.
De acordo com a Firjan, o objetivo da prorrogação do contrato, que deve ir até março de 2025, é fazer com que o processo de repactuação com a atual concessionária da principal via de acesso entre a região e a capital do Estado seja concluído.
A informação foi transmitida ao presidente da Firjan Norte Fluminense (Firjan NF), Francisco Roberto de Siqueira, que participou da reunião virtual do Grupo Paritário Tripartite (GPT) da BR-101, que reúne entidades públicas para discutir a concessão e as obras da rodovia.
“A Firjan está atenta para que, havendo a repactuação com a atual concessionária, consigamos incluir as obras que faltam, em especial a Estrada do Contorno de Campos [dos Goytacazes], com prazos que sejam minimamente razoáveis. A obra do Trevo do Índio (também em Campos) traz um certo alívio, mas somente o Contorno trará a solução definitiva para nossos problemas de infraestrutura, tão urgentes diante do crescimento da região”, disse Francisco Roberto Siqueira.
Além de ele, participaram do encontro ainda o 1º vice-presidente da Firjan e presidente da Firjan Leste Fluminense (Firjan LF), Luiz Césio Caetano, bem como o gerente técnico da Autopista Fluminense, Giovane Zito Gomes, e a especialista em regulação da ANTT, Simone Gleizer.
“Enquanto isso, paralelamente, o processo de repactuação continua tramitando no Ministério dos Transportes. Esse aditivo nos dá então mais 1 ano para que o Ministério tome uma decisão sobre o processo de repactuação, o que não necessariamente deve acontecer somente em março de 2025, podendo ser antes”, ponderou Simone Gleizer.