As Secretarias municipal e estadual de Saúde (SES-RJ) confirmaram, por meio de diagnóstico realizado no Laboratório Central Noel Nutels (LACEN-RJ), o segundo óbito por febre maculosa no município de Campos dos Goytacazes em 2023. O caso estava sendo investigado pela Subsecretaria de Vigilância e Atenção Primária à Saúde da SES-RJ após notificação da Secretaria Municipal de Saúde de Campos. A vítima tinha 50 anos, morava no distrito de Travessão e era trabalhador rural. Ele morreu no dia 9 de outubro.
Os sintomas tiveram início em 2 de outubro. O paciente buscou um primeiro atendimento na Unidade Pré-Hospitalar (UPH) de Travessão e, posteriormente, no Centro de Referência da Dengue. Após apresentar piora no quadro clínico, ele foi internado no Hospital Geral de Guarus (HGG) no dia 7 de outubro, e morreu dois dias depois.
Em 2023, o primeiro caso confirmado de infecção por febre maculosa em Campos foi em um paciente de 58 anos, morador do Parque Prazeres, que morreu em 2 de setembro.
A SES-RJ informou, em nota, que “tem alertado sistematicamente os municípios para a necessidade de intensificação da vigilância e assistência ao paciente suspeito de febre maculosa brasileira, durante o período de maior risco de transmissão da doença no estado (meses de abril a outubro). A secretaria também tem trabalhado para manter as unidades de saúde de todo o estado informadas sobre a doença, sensibilizando os profissionais de saúde e em estreita colaboração com as áreas de Vigilância dos 92 municípios do estado do Rio de Janeiro”.
Também em nota, a Secretaria Municipal de Saúde informa que “houve confirmação do diagnóstico para febre maculosa do paciente de 50 anos, morador do distrito de Travessão. O paciente, que era trabalhador rural e tinha contato direto com animais, deu entrada no Hospital Geral de Guarus (HGG) no dia 7 de outubro, mas devido à gravidade do caso, morreu no dia 09. A secretaria de Saúde esclarece que os sintomas tiveram início no dia 02 de outubro. Em 2023 o município teve, até o momento, dois casos confirmados para febre maculosa, ambos evoluíram para óbito. Também há um caso (paciente de 33 anos) em investigação para febre maculosa e outros agravos. A notificação ocorreu ontem (24)”.
A doença é transmitida pelo carrapato do gênero Amblyomma sculptum, mais conhecido como carrapato-estrela.
Dados febre maculosa no estado
A Secretaria de Estado de Saúde informa que em 2023, até o momento, houve 222 notificações de casos suspeitos de febre maculosa em todo o estado do Rio de Janeiro. Foram confirmados 10 casos, com 6 óbitos.
Itaperuna registrou 4 casos e 3 óbitos. Campos dos Goytacazes registrou 2 casos e 2 mortes. Os municípios de Natividade, Barra Mansa e Angra dos Reis tiveram 1 caso confirmado cada. Carmo registrou 1 caso e 1 óbito. Os dados constam no Painel Monitora da SES-RJ, disponível no link http://monitorar.saude.rj.gov.br/ , com base de dados extraída do Sistema de Informação de Agravos de Notificação (SINAN) do Ministério da Saúde. Os dados estão sujeitos a revisão.