A pré-candidatura do professor Jefferson Manhães Azevedo, reitor do Instituto Federal Fluminense (IFF/Campos), à prefeitura pelo PT nas eleições do próximo ano ainda não é um fato consumado. O debate em torno do assunto será travado no seminário estadual do partido, neste sábado (16), no Sindicato dos Bancários de Campos, a partir de 9.30 horas, com a presença do ex-deputado federal Ricardo Berzoini, ex-presidente nacional da sigla, e do presidente estadual da legenda, João Maurício Freitas, além de representantes de diretórios do Norte/Noroeste Fluminense. O Campos 24 Horas mostra a situação do partido em Campos, suas articulações e uma dúvida relacionada à uma possível candidatura da deputada Carla Machado.
Outro nome cogitado para disputar a prefeitura é o da deputada estadual Carla Machado, ex-prefeita de São João da Barra, que estará também presente ao encontro. Outra presença, porém, ainda a ser confirmada, é a do deputado federal Lindberg Farias.
Pelo seu peso, representatividade e legitimidade, os petistas não querem acelerar o processo de escolha sem ouvir da própria Carla Machado sua disposição em ser candidata. Há ainda uma questão jurídica a ser dirimida, como uma tese em curso defendida por alguns ministros no Supremo Tribunal Federal (STF), que impediria uma terceira candidatura de um prefeito (a) de município limítrofe. Carla já foi quatro vezes eleita prefeita no vizinho município.
Durante o seminário será discutida a possibilidade de alianças com outros partidos da federação que abriga, além do PT, o Psol, PC do B e PV, mas o PT também tenciona abrir discussões com o PSB, PSD e o PDT.
Com relação ao Psol, a tendência hoje é que a professora Natália Soares seja candidata à Câmara de Vereadores com o apoio do PT. Os petistas, aliás, pretendem até mesmo formular um convite para que Natália assine a ficha de filiação do partido.
A nominata do PT para a Câmara deverá contar com um quantitativo de 17 a 26 candidatos, entre eles a professora e ex-vereadora Odisseia de Carvalho, além do coordenador de Comunicação do partido em Campos, Gilberto Gomes, e o coordenador do Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense, Tezeu Bezerra.
Caso o partido consiga atrair Natália para seus quadros, a estimativa dos petistas é de que a legenda venha fazer de três a quatro cadeiras na Câmara.
Fonte: Campos 24horas