segunda-feira, 13 de fevereiro de 2023

Chuva forte deve continuar nos próximos dias em Petrópolis

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)

A semana terminou com algumas aberturas de sol, ar abafado, sensação de calor e pancadas de chuva entre tarde e noite em Petrópolis. Essas condições climáticas devem prevalecer ao longo dessa semana que se inicia neste domingo (12), segundo o Climatempo – site especializado em previsões meteorológicas – e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que apontam a previsão de novos temporais típicos de verão para o final de semana. Apesar da frequência e da intensidade da chuva, não há previsão de acumulados elevados. As pancadas podem vir de moderada a forte, acompanhadas por raios e eventuais rajadas de vento, o que pode contribuir para o registros de novas ocorrências na cidade, como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, rolamento de pedras, entre outras.

Na última sexta-feira (10), o temporal que atingiu o município entre o período da tarde e noite causou, ao menos, três ocorrências de acordo com a Defesa Civil, além do transbordamento do Rio Quitandinha que resultou na interdição da Coronel Veiga, por volta das 17h. Antes disso, no entanto, a Prefeitura realizou às 16h21 o acionamento das sirenes e emitiu um SMS para avisar sobre o risco de inundação da via. A passagem de veículo na via foi liberada cerca de 25 minutos após o fechamento, às 17h25.

Na ocasião, as equipes da Defesa Civil também foram acionadas para atendimentos as seguintes ocorrências: registro de abertura de buraco na Rua Teresa, no Alto da Serra; poste inclinado com risco de queda na Rua Coronel Veiga, no Quitandinha e um deslizamento que atingiu a Estrada das Arcas, em Itaipava.

A chuva torrencial também provocou a interdição preventiva da subida da Serra de Petrópolis (BR-040). Em nota enviada à imprensa, a Concer – concessionária que administra a rodovia – informou que a medida foi adotada por razões de segurança viária, a partir da praça de pedágio em Duque de Caxias. O trecho foi liberado por volta das 17h44.

Fevereiro chuvoso

As chuvas registradas nos últimos dias são típicas do verão. Neste período, os dias serão marcados por sol e aumento de nuvens na parte da manhã e pancadas de chuva à tarde e à noite. A possibilidade de precipitações para as próximas semanas duas semanas de fevereiro é de 90% em praticamente todos os dias.

Os institutos de meteorologia, inclusive, já haviam indicado que esse mês seria marcado por chuvas intensas em Petrópolis. “A previsão para o mês de fevereiro é que as temperaturas que já são elevadas no verão, fiquem um pouco acima da normalidade, ou seja, o próximo mês deve ter mais calor que o habitual em todas as áreas do estado do Rio de Janeiro. Em relação a precipitação, são esperados acumulados dentro da média Climatológica, na metade sul do estado, bem como na capital. Por outro lado, na porção norte fluminense, o volume de chuva pode ultrapassar um pouco o esperado para fevereiro”, alertou o Climatempo.

População pode acompanhar atualizações

As condições do clima no município podem ser acompanhadas por meio do Boletim Meteorológico. O informativo é atualizado diariamente e pode ser acessado pelo link https://bit.ly/3vmRgZ2. Ele está disponível também no site da Defesa Civil https://www.petropolis.rj.gov.br/dfc/.

Para receber os avisos por SMS, basta cadastrar o CEP por meio de mensagem de texto para o número 40199. O acesso aos avisos também é possível por meio de grupos por aplicativo, através do link https://t.me/defesacivilpetropolis. Em caso de emergência, a Defesa Civil orienta que a população ligue para o 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).