O verão começou oficialmente no Brasil ontem (21), às 18h48 – horário de Brasília, e em Petrópolis a estação mais quente do ano será marcada por chuva e baixas temperaturas. Os termômetros devem variar entre 14° e 20°C neste período e, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os meses de dezembro e janeiro serão os mais chuvosos no município. Essa previsão deixa, mais uma vez, a população em alerta, principalmente aquelas que vivem em áreas de risco, uma vez que a estação é caracterizada pelas mudanças rápidas das condições de tempo, favorecendo chuvas fortes, descargas elétricas e, dependendo da localidade, granizos e ventos com intensidade entre moderada e forte.
“Em Petrópolis, é esperado um acumulado que ultrapasse os 260mm neste mês de dezembro, aponta o mapa de climatologia, que realiza um cálculo fundamentado em uma base de dados de até 30 anos. A tendência é que, climatologicamente, ainda persista essa chuva em janeiro e fevereiro, sendo que no primeiro mês de 2023 os índices de chuva vão continuar elevados, oscilando entre 180mm e 220mm no noroeste e sudeste do Rio de Janeiro”, explica a meteorologista do Inmet, Andrea Ramos.
O verão é caracterizado pela elevação da temperatura em todo país em função da posição relativa da Terra em relação ao Sol mais ao sul, tornando os dias mais longos que as noites e com mudanças rápidas nas condições de tempo. E é justamente neste período que diversos municípios do Brasil, entre eles Petrópolis, sofrem com as inundações e deslizamentos causados pelas tempestades típicas desta época do ano.
As últimas ocorrências geradas pelas tempestades no município entre fevereiro e março deste ano deixaram mais de 240 mortos, centenas de famílias desalojadas e desabrigadas, além de um rastro de destruição por toda a cidade. “Neste período, temos além da umidade do ar, as pancadas de chuva, que são ocasionadas pelo aquecimento diurno e os sistemas de baixa pressão, que aumentam a nebulosidade e geram a possibilidade de tempestades. Ou seja, o final de ano e o primeiro trimestre de 2023 será chuvoso”, acrescentou Andrea.
Novas atualizações
Diante dessas previsões climáticas, a Defesa Civil municipal acompanha diariamente as condições do tempo em Petrópolis Alertas e informes relativos ao tempo poderão ser emitidos quando necessário para informar sobre mudanças nas condições do clima. Para receber os avisos por SMS, basta cadastrar o CEP por meio de mensagem de texto para o número 40199. Em caso de emergência, a população deve ligar para o 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).
Nesta quarta-feira, não foram registras ocorrências significativas na cidade. Contudo, a Rua Coronel Veiga precisou ser interditada por quase 40 minutos, entre a concessionária Volkswagen e Duas Pontes, devido ao transbordamento do Rio Quitandinha, na altura do Gulf. A via foi fechada por volta das 14h04 e liberada logo em seguida, às 14h43.