(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente) |
Na próxima semana tem início a preparação para a festa do padroeiro de Petrópolis, São Pedro de Alcântara, que é também o padroeiro do Brasil, ao lado de Nossa Senhora Aparecida. Nos dias 16, 17 e 18 de outubro acontece o tríduo e no dia 19, dia do santo, acontece a missa solene presidida pelo bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB.
De acordo com a programação, no dia 16 de outubro, às 17h, acontece a carreata e às 18h30, o tríduo. Nos dias 17 e 18, a celebração será às 19h30. O pároco da Catedral, Padre Adenilson Ferreira, convida todos os fiéis e devotos do santo para participarem da festa social e dos eventos religiosos.
São Pedro de Alcântara nasceu em 1499 e morreu em 18 de outubro de 1562. Ele foi um frade franciscano espanhol que fez grandes reformas na sua ordem religiosa, a Ordem dos Capuchinhos, no Reino de Portugal. Era notável pregador e místico, amigo e confessor de Santa Teresa de Jesus, a quem terá ajudado, em 1559, na tarefa de reforma da Ordem dos Carmelitas, a par de São João da Cruz. Escreveu o "Tratado da Oração e Meditação" que terá sido lido por São Francisco de Sales.
Foi beatificado em Roma pelo Papa Gregório XV em 18 de Abril, 1622, e canonizado pelo papa Clemente IX 28 de abril de 1669. São Pedro de Alcântara é o padroeiro da Adoração do Santíssimo Sacramento Noturna. Em 1826, foi nomeado padroeiro do Brasil a pedido do Imperador Dom Pedro I.
Fonte: Diário de Petrópolis