O inverno termina daqui há uma semana, na próxima quinta-feira (22/09), contudo, os últimos dias da estação mais fria do ano em Petrópolis não será de céu aberto e altas temperaturas, conforme a cidade registrou no último sábado. Segundo o Climatempo – site especializado em previsões meteorológicas, a chuva que começou nesta terça-feira (13) deve se estender até, pelo menos, o sábado (17), quando as temperaturas despencam e os termômetros podem chegar a 7°C. O sol só volta a dar as caras entre domingo (18) e segunda-feira (19), ocasiões em que a máxima prevista é de 22°C e 28°C, respectivamente.
“Uma nova frente fria avançou em direção ao Sudeste nesta quarta-feira (14) e combinada com a circulação dos ventos mudou o tempo no Estado do Rio do de Janeiro. Toda esta instabilidade se intensifica mais na quinta e na sexta-feira, quando a chuva ganha força no estado. A chuva acontece de forma volumosa e persistente nos dois dias. São esperados acumulados bastante elevados até o fim desta semana”, destaca o Climatempo.
Para hoje, a possibilidade de chuva é de 90%, que pode ocorrer a qualquer hora. O dia será de sol com muitas nuvens e períodos nublados. A mínima prevista é de 15°C e a máxima de 25°C. Na sexta-feira, os petropolitanos já começam a sentir o declínio da temperatura, já que a mínima pode chegar a 11°C e a máxima não passa dos 17°C. A chuva deve persistir durante todo o dia.
Contudo, é no final de semana que a “friaca” será ainda mais intensa em Petrópolis. Segundo o Climatempo, a mínima para sábado é de 9°C e máxima de 18°C. O sol poderá aparecer no decorrer do dia, mas haverá também pancadas de chuva no período da manhã e muitas nuvens à tarde. À noite, o tempo ficará firme.
Já na madrugada de domingo, os moradores vão precisar tirar dos armários os casos e cobertores, uma vez que, a mínima prevista é de 7°C. A máxima pode chegar aos 22°C. O dia será de sol com algumas nuvens e névoa ao amanhecer. “A frente fria mantém o tempo úmido em todo o estado. A população deve se preparar: a semana termina com temperaturas bem mais baixas”, alerta o Climatempo.
Além disso, há previsão de acumulados muito altos e com potencial para provocar transtornos, como o risco de alagamentos e transbordamento de rios e córregos, nos próximos dias. Na Região Serrana do Rio de Janeiro, os maiores acumulados podem chegar a 120mm.
Em Petrópolis, a Defesa Civil municipal acompanha diariamente as condições do tempo para a região. Alertas e informes relativos ao tempo poderão ser emitidos quando necessário para informar sobre mudanças nas condições do clima. Para receber os avisos por SMS, basta cadastrar o CEP por meio de mensagem de texto para o número 40199. Em caso de emergência, a população deve ligar para o 199 (Defesa Civil) ou 193 (Corpo de Bombeiros).