Nesta quinta-feira (22), começou a primavera, estação que marca o fim do inverno e vai até o dia 21 de dezembro com a chegada do verão. A chegada da estação marca o equinócio, fenômeno astronômico de quando a luz solar incide da mesma forma sobre os hemisférios sul e norte, fazendo com que dias e noites tenham a mesma duração, com 12 horas cada. A primavera é considerada uma das mais belas estações do ano em Petrópolis, por conta do clima e da beleza das flores, mas a chuva sempre está presente na estação e neste ano não será diferente.
No município, segundo a meteorologista do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Marlene Leal, a estação será bastante chuvosa, com a temperatura ficando sempre entre 10°C e 20°C. Toda a Região Serrana do Rio de Janeiro deve ter chuva em grande parte do período.
“Com a chegada da primavera começa o período mais chuvoso, devido à elevação da temperatura e umidade relativa do ar também mais elevada que favorecem às chuvas”, explica a meteorologista. O fenômeno La Nina influencia a estação pela terceira vez, mas altera pouco as condições da Região Sudeste e do Estado do Rio de Janeiro em relação a temperatura e chuva. As chuvas, em sua maior parte, devem ocorrer a partir da segunda quinzena de outubro para novembro, quase sempre associadas a passagem de sistemas frontais pelo Rio de Janeiro, causando pancadas, acompanhadas de trovoadas e ventos com rajada. Para esta sexta-feira (23), a previsão é de muitas nuvens, com chuva isolada e ventos. A temperatura fica entre 11°C e 18°C.