segunda-feira, 22 de agosto de 2022

Projeto Jardins Imperiais: empresa adota o verde da Praça da Inconfidência

Praça da Inconfidência é a primeira a ter o jardim adotado por empresa, no projeto Jardins Imperiais, da Prefeitura. Grupo hoteleiro Kastel vai cudar das plantas por um ano.

O Jardim da Praça da Inconfidência, no Centro, foi o primeiro espaço público contemplado pelo projeto “Jardins Imperiais”. Elaborado pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, a iniciativa torna possível a “adoção” de jardins localizados em espaços públicos.


Na manhã desta quarta-feira (17), o prefeito Rubens Bomtempo, acompanhado do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Marcelo Soares, e representantes do Grupo Kastel, de Hotéis e Pousadas, participaram da cerimônia de adoção do jardim da Praça da Inconfidência.

Com o objetivo de cuidar e promover o desenvolvimento econômico, social e ambiental do espaço, o grupo Kastel ficará responsável pela revitalização e manutenção do jardim, além do plantio de mudas autorizadas pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).


“Essa responsabilidade quando compartilhada, gera mais sustentabilidade. São exemplos de cogestão e coparticipação que precisamos espalhar por toda a cidade. Dessa forma, vamos construir políticas públicas que vão atravessar os governos. Tenho certeza que vamos reproduzir esse projeto piloto por toda a cidade”, destacou o prefeito Rubens Bomtempo.

De acordo com Marcelo Soares, secretario de Desenvolvimento Econômico, foram mapeados mais de 30 espaços públicos que poderão ser adotados na cidade. “Desses, mais de sete praças já estão em processo de adoção. Temos espaços no centro, bairros e distritos que podem ser adotados por empresários” , afirmou.


Além da Praça da Inconfidência, os jardins das praças Visconde de Mauá (Praça da Águia), Canteiro Roberto Costa (ao lado do Palácio de Cristal), Liberdade, 14 Bis, Paulo Carneiro e Pasteur; além do Trevo de Bonsucesso e o Relógio das Flores estão na lista de possíveis patrocinadores”, conta.

O Secretário ainda destaca que as adoções poderão ser incentivadas através de incentivos fiscais concedidos pelo município. “Todos que participarem desse projeto estarão proporcionando espaços mais bonitos e humanizados. As empresas que participarem do programa poderão receber benefícios ficais de ISS ou IPTU”, disse Marcelo Soares.