terça-feira, 23 de agosto de 2022

Prefeitura de Petrópolis é autuada em R$ 50 milhões por desmatamento e despejo irregular de lixo


A Companhia Municipal de Desenvolvimento de Petrópolis (Comdep) recebeu um auto de infração no valor de R$ 50 milhões por desmatar e despejar irregularmente entulho e lixo verde em uma área de proteção da Reserva Biológica do Tinguá, na BR-040, na área conhecida como Fazendinha. O município não pediu o licenciamento para o descarte dos resíduos no local, que é uma área de amortecimento da Reserva, além de ter feito abertura de vegetação na área que fica dentro dos limites da unidade. O aterro está embargado desde julho.

 Após a tragédia de fevereiro, a Comdep direcionou todos os detritos removidos pela cidade, cerca de 400 mil toneladas, para o terreno na BR-040, na altura do Km 79, local conhecido como Fazendinha. Na época, a Prefeitura anunciou que o bota-fora seria uma solução alternativa provisória, já que o aterro que fica em Pedro do Rio já ultrapassou a capacidade de despejo e não poderia receber esse volume de resíduos.



No entanto, além dos resíduos gerados pela tragédia, a Comdep autorizou que todos os demais inertes de lixo verde e entulho também fossem despejados no local. Um levantamento feito pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), responsável pela Rebio Tinguá e APA-Petrópolis, mostra que, diariamente, a maior parte dos caminhões que despejavam no local eram particulares. Durante a vistoria realizada no dia 04 de julho, os fiscais do ICMBio contabilizaram 47 caminhões particulares e 19 da Comdep. “O quantitativo de resíduos destinados foi de 256,1775 toneladas dos caminhões particulares e 211,8 toneladas dos caminhões da COMDEP, totalizando 467,9775 toneladas”, diz o documento.






Fonte: Tribuna de Petrópolis