sábado, 6 de agosto de 2022

Carla Caputi inaugura espaços de saúde para pescadores em Atafona



A prefeita Carla Caputi assinou na tarde desta sexta-feira, 5, a ordem de serviço para início das obras da Unidade Básica de Família (UBS) José Félix de Sá e do Programa Saúde da Família (PSF), na Sede do município, e inaugurou o Centro de Saúde do Pescador na sede da Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura e a sala de odontologia na Colônia de Pescadores Z-2, ambos em Atafona. As ações marcam mais um avanço da Prefeitura de São João da Barra na oferta de serviços de saúde para a população.

As obras no prédio que vão abrigar as unidades de saúde abrangem reforma geral com instalação elétrica para atender os equipamentos das duas unidades, revisão da instalação hidráulica e da cobertura, substituição do piso para proporcionar acessibilidade, implantação de sala de audiometria, pintura geral e adequação da fachada. O prazo para a conclusão é de 90 dias.

O Centro de Saúde do Pescador em Atafona fica em um espaço anexo à sede da Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura (Rua Jorge Moreira da Costa, 16). O espaço funcionará com atendimento médico e realização de palestras, campanhas de imunização, orientações, testagens, entre outras atividades direcionadas ao pescador.

Carla Caputi comemorou as conquistas. “Hoje estamos concretizando novas realizações e a meta é seguir apresentando resultados, indo sempre ao encontro dos anseios e das necessidades da população", frisou.

O funcionamento do Centro de Saúde do Pescador será de segunda-feira a sexta-feira para acolhimento, oferecendo serviço de atendimento clínico duas vezes na semana. Haverá atendimento clínico um sábado ao mês. O local também irá contar com especialistas com atendimento mensal nas áreas de ortopedia, cardiologia, dermatologia e urologia.

Já o serviço de odontologia será retomado na Colônia de Pescadores Z-2 com atendimento de urgência e tratamento odontológico que incluem restaurações, extrações, limpeza e orientação em higiene oral. O atendimento será feito por livre demanda.

A proposta é atender ao pescador dentro das suas necessidades, defendendo o princípio da equidade. “A nossa intenção é facilitar o acesso à saúde do pescador, uma vez que seus horários de trabalham dificultam o acesso a serviços de saúde”, explicou a prefeita.

Praça em Chapéu de Sol – Na noite de quinta-feira, 4, durante os festejos de São João Maria Vianney, padroeiro de Chapéu de Sol, o secretário municipal de Obras e Serviços, Alexandre Rosa, apresentou à comunidade o projeto arquitetônico da praça que será construída na localidade. A previsão é que a obra, em processo licitatório, seja iniciada até dezembro. O espaço vai contar com coreto, quiosques, percolados, mesas de jogos, banheiros, parque infantil e estacionamento.