(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente) |
Além de dois casos já confirmados, o município de Campos está investigando outros quatro casos suspeitos de varíola dos macacos. Todos os pacientes que estão aguardando resultado dos exames são do sexo masculino e tem entre 15 e 42 anos. Dos casos já confirmados, um paciente segue internado no Hospital Ferreira Machado (HFM) e o outro paciente cumpriu toda a fase de isolamento em casa e já recebeu alta. Os quatro casos suspeitos, segundo o subsecretário de Atenção Básica, Vigilância e Promoção da Saúde (Subpav), Rodrigo Carneiro, vem evoluindo bem, apenas um paciente precisou ser internado, ou outros três seguem fazendo isolamento domiciliar. Ainda segundo Rodrigo, nenhum deles viajou recentemente.
Segundo o subsecretário, a transmissão da varíola dos macacos ocorre tanto pelas vias respiratórias, quanto por contato, principalmente contato íntimo.
CASOS CONFIRMADOS
Os casos que foram confirmados são de um homem de 33 anos, que segue internado, Ele tem histórico de viagem para a cidade de Natal (Nordeste) e para São Paulo nos últimos 30 dias. Também apresentou quadro clínico sistêmico e lesões características para varíola, o caso foi confirmado laboratorialmente no último dia 1º.
O segundo paciente tem 40 anos e viajou recentemente para o Rio de Janeiro. Atendido no Hospital Ferreira Machado (HFM), ele teve material coletado para análise também e o resultado confirmando a infecção por monkeypox saiu no dia 2.