quarta-feira, 31 de agosto de 2022

Comitê de Carla Machado em São Francisco de Itabapoana é destruído por vândalos


O comitê da candidata a deputada estadual, Carla Machado, foi vandalizado na tarde desta quarta-feira(31), em São Francisco de Itabapoana.

Um homem invadiu o local, no Centro da cidade, agrediu verbalmente uma cabo eleitoral da candidata que estava no comitê, quebrou móveis e destruiu parte do material de campanha.

O agressor foi detido pela Polícia Militar e levado para a 147ª Delegacia de São Francisco de Itabapoana.


Seu nome ainda não foi divulgado pelas autoridades, que, após depoimento e demais investigações, declarará se o ato se enquadra em crime eleitoral ou comum. Se for considerado crime eleitoral, o caso será conduzido pela Polícia Federal(PF), em Campos.

Carla se manifestou afirmando que repudia ações de ódio e acredita nas instituições democráticas para garantir eleições limpas e livres.



São João da Barra promove ação para descarte de embalagens vazias de agrotóxicos


A Prefeitura de São João da Barra promove esta semana mais uma ação para recolher embalagens vazias de produtos químicos utilizados nas culturas agrícolas do município. As embalagens devem ser entregues na Subprefeitura de Sabonete, no quinto distrito, nesta quinta-feira (1º), e sexta-feira (2), das 8h às 16h.

O trabalho é feito pelas secretarias municipais de Meio Ambiente e Serviços Públicos e de Agricultura, com participação da Defesa Sanitária Vegetal do Estado do Rio de Janeiro, Emater-Rio e Associação dos Revendedores de Insumos do Norte Fluminense (Assinf), que integram o projeto Campo Limpo, criado para incentivar a devolução de embalagens de agrotóxicos, garantindo que seja feito o descarte de forma adequada.

O material recolhido é encaminhado ao Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) para reciclagem ou incineração. Na primeira etapa, realizada em abril deste ano, foram recolhidas 1,5 mil embalagens.

A iniciativa tem como objetivo proteger a saúde da população e combater a poluição do solo e do lençol freático. Para incentivar a participação dos agricultores no projeto, a Prefeitura está promovendo palestras de conscientização para alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) nas escolas das áreas rurais do município.

Morre aos 91 anos Mikhail Gorbachev, último líder da ex-União Soviética


O mundo tomou conhecimento nesta terça-feira (30) da morte de um personagem fundamental do século 20. Mikhail Gorbachev foi o último líder da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. O homem que iniciou um processo difícil de abertura política na superpotência comunista – e que acabou levando ao fim dela e do bloco de países que sustentava. Gorbatchev tinha 91 anos.

Para o mundo, o homem que ajudou a pôr fim à Guerra Fria. Para os opositores, o homem que levou à derrocada da União Soviética. Duas palavras marcarão qualquer biografia de Mikhail Gorbachev: Glasnost, ou transparência, e Perestroika, reestruturação.

Grandes invenções políticas de um filho de agricultores. Mikhail Gorbachev nasceu em 1931 em Stavropol, no sul da Rússia. Ainda adolescente trabalhava fazendas coletivas. Estudou Direito em Moscou e aí ingressou na política.

Subiu rápido nas fileiras do partido até, em 1985, se tornar secretário-geral do Comitê Central do Partido Comunista da União Soviética. Seu objetivo era recuperar a economia, marcada pela ineficiência, pelos gastos estratosféricos com defesa e pela corrupção.

Gorbachev defendia a modernização que logo se transformou numa iniciativa de reforma política e social de todo o país. Foi aí que, em 1986, surgiu o termo Perestroika, um movimento político de reestruturação que pretendia dar mais independência para os ministérios e para as gigantes estatais. E, principalmente, introduzir algumas políticas de livre mercado até então estranhas ao regime comunista.

Em 1988, permitiu que a iniciativa privada voltasse a operar no país. Em abril de 1986, um acidente nuclear em Chernobyl matou dezenas de trabalhadores imediatamente e expôs milhares à radiação. Demorou dois dias para que o governo de Gorbachev tornasse o evento público e, mesmo assim, em termos vagos.

Gorbachev depois disse que esse foi o momento de virada que levou ao fim da União Soviética, porque a população começou a pedir mais transparência do governo. A confiança se erodia.

Gorbachev criou outro movimento político radical para a União Soviética da época: a Glasnost, ou transparência. O objetivo era trazer transparência ao governo e enfraquecer a mão pesada do Estado no controle da opinião pública.

Até então, falar contra o governo podia ser punido com morte. Gorbachev propôs a mudança para um sistema presidencial e criou a Câmara dos deputados. Foram eleitos 2.250 membros nas primeiras eleições parlamentares. Esses deputados o elegeram o primeiro presidente da União Soviética, em 15 de março de 1990.

Gorbachev também retirou as tropas russas do Afeganistão, um dos maiores pontos de crítica do Ocidente.

Foi com essas mudanças no jeito de pensar o país que Mikhail Gorbachev estendeu a mão para os países do Ocidente, principalmente os Estados Unidos. E acordos nucleares começaram a interromper a fabricação de novas bombas atômicas, que naquele momento eram tantas que poderiam aniquilar a humanidade algumas vezes. E assim começou se a desenhar o fim de uma guerra silenciosa que por décadas pairou sobre o mundo.

Além disso, Gorbachev deu aos outros países integrantes da União Soviética a liberdade para que agissem como quisessem – escolhessem a melhor forma de governo. Uma política que ficou conhecida como Sinatra, em referência ao cantor Frank Sinatra por causa da música “My Way”, ou “do meu jeito”.

A partir daí, uma leva de revoluções em países comunistas do Leste Europeu começou a anunciar o fim da União Soviética. Em 1989, a queda do Muro de Berlim e a reunificação da Alemanha Oriental e Ocidental marcam o fim simbólico da Guerra Fria. Pelo trabalho ajudando a guerra chegar ao fim, Gorbachev ganhou, em 1990, o Prêmio Nobel da Paz.

Em outubro de 2020, Gorbachev foi aplaudido de pé depois de uma peça em Moscou, que retratava a vida do próprio ex-líder. E entra para a história como um dos políticos mais influentes do século 20, responsável pelo desenho do mundo como conhecemos até hoje.

Líderes mundiais se manifestaram após a morte do ex-líder soviético. O presidente russo Vladimir Putin expressou profundas condolências através do porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov. E afirmou que quando amanhecer na Rússia, vai enviar um telegrama à família do ex-líder.

Nos primeiros anos do governo do presidente Putin, Gorbachev não se envolveu diretamente. Mas, depois, se tornou um crítico. Em 2011, disse que Putin estava construindo uma falsa democracia. E agora, em 2022, Gorbachev emitiu um comunicado dois dias depois da invasão da Ucrânia pela Rússia. Pediu o fim das hostilidades e o início imediato das negociações de paz.

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, disse que Mikhail Gorbachev era um líder confiável e respeitado, que ele desempenhou um papel crucial para acabar com a Guerra Fria e derrubar a cortina de ferro, abriu caminho para uma Europa livre e que este legado não será esquecido.

O primeiro-ministro Britânico, Boris Johnson, afirmou que sempre admirou a coragem e a integridade que Gorbachev demonstrou ao levar a Guerra Fria a uma conclusão pacífica.

O presidente do conselho da fundação do ex-presidente americano Ronald Reagan também destacou a atuação de Gorbachev pelo fim da Guerra Fria e lembrou que o ex-líder soviético esteve no funeral de Reagan, em Washington, em 2004.

O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, foi comunicado da morte do ex-líder soviético pelos repórteres que o abordaram quando embarcava no avião presidencial na Pensilvânia, de volta para Washington. Mas não chegou a falar até o momento em que esta reportagem foi publicada.

O secretário-geral da ONU, António Guterres, chamou Gorbachev de estadista único, que mudou o curso da história, que pôs fim à Guerra Fria e que foi um incansável defensor da paz.

Segundo a agência estatal de notícias russa, ele morreu depois de um longo período com uma doença grave, em um hospital em Moscou. Ele estava internado e fazia diálise por causa de uma doença renal.

Segundo a agência de notícias russa, o corpo do ex-presidente soviético será enterrado no cemitério Novodevichy, em Moscou, ao lado do túmulo da mulher, Raísa, que morreu em 1999.






Fonte G1

Balcão de Oportunidades de SJB atualiza o cadastro de pessoas com perfil Jovem Aprendiz


O Balcão de Oportunidades de São João da Barra está convocando candidatos a vagas de trabalho e que se enquadrem no perfil Jovem Aprendiz para atualização de dados no Sistema Automatizado de Gestão da Empregabilidade (Sage). Interessados que ainda não se inscreveram, mas que preencham os pré-requisitos, também são orientados a realizar o cadastro.

O perfil é ter 14 e 24 anos, Ensino Médio completo ou em andamento, domínio em Pacote Office e disponibilidade para trabalhar e frequentar as aulas do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) completando 20 horas semanais. A atualização ou realização de novo cadastro podem ser feitos de forma online, acessando o link (aqui).

Secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Alexandre Magno Estefan lembra que o Balcão de Oportunidades é o canal direto das empresas na busca de candidatos para vagas de emprego. “O sistema de busca dá prioridade para quem estiver com o cadastro em dia. Isso deixa o candidato com mais chance de ser encontrado pelas empresas”, salientou.


Pelo menos a cada seis meses, explica o secretário, o sistema precisará ser visitado pelo candidato e isso vale para todos que buscam uma oportunidade de trabalho. Quem não acessar o sistema nesse prazo fica inelegível para a busca das empresas até que façam essa atualização.

SJB celebra bicentenário da Independência na Semana da Pátria


São João da Barra inicia nesta quinta-feira, 1º de setembro, as comemorações da Semana da Pátria. Neste ano, a temática desenvolvida pelas escolas da rede pública municipal nos desfiles será: “Escola Integrada, uma nova forma de apreender: Bicentenário da Independência”. As comemorações, que ocorrerão em todos os distritos, se estendem até o 7 de setembro: dia no qual, há 200 anos, D. Pedro I proclamou o grito de independência às margens do rio Ipiranga, rompendo o vínculo da então colônia com Portugal. Hasteamento das bandeiras e desfile cívico-militar também estão na programação.

— Nossas escolas estão empenhadas em desenvolver junto aos nossos alunos o verdadeiro sentido do patriotismo, para levá-los a refletir sobre os avanços após os 200 anos da Independência do Brasil, além de questões que a nação ainda precisa aprimorar. Parte desse trabalho integrado desenvolvido por toda a equipe junto com os estudantes será apresentado nas comemorações deste 7 de setembro — destacou a secretária municipal de Educação e Cultura, Angélica Rodrigues.

Nesta quinta, dia 1º, às 9h, o desfile escolar acontece na localidade de Cazumbá, com a participação da Escola Municipal Luiz Délio Mendonça, da Escola Estadual Municipalizada Luiz Gomes da Silva Neto e da Escola Municipal Ângelo Antônio Mendonça.

Na sexta-feira, 2, pela manhã, a partir das 9h, a Creche Municipal Maria da Conceição dos Santos, o Centro Educacional Tia Nilza, o Colégio Estadual Raymundo de Magalhães e a Escola Municipal Elysio de Magalhães participam do desfile em Barcelos. Já à tarde, às 15h, em Cajueiro, será a vez da Escola Municipal Maria Viana Abreu, do Centro Municipal de Educação Aldair Coutinho Machado, da Escola Estadual Municipalizada João Batista Alves, da Escola Estadual Municipalizada Manoel Ducas de Brito, da Escola Estadual Municipalizada João da Silva Ribeiro e da Escola Municipal João Flávio Batista.


As comemorações da Semana da Pátria continuam na segunda-feira, 5. Pela manhã, a partir das 9h, desfilam no Açu os alunos e profissionais da Creche Municipal Maria Alaíde do Espírito Santo, da Escola Municipal Manoel Alves Rangel, da Escola Estadual Municipalizada Manoel Luiz Nogueira, da Escola Municipal Manoel Nunes Barreto, da Escola Municipal Manoel Grecy Mendonça e da Escola Municipal Chrisanto Henrique de Souza. À tarde, a partir das 14h, vão desfilar a Creche Municipal Floriano Azeredo Siqueira, a Escola Estadual Francisco Alves Toledo, a Escola Municipal José Alves Barreto, o Centro Municipal de Educação Avançada (Cmea – Mato Escuro) e a Escola Municipal Guilhermina Ignácio Mendonça.

Na terça-feira, 6, será a vez das unidades educacionais de Atafona: Creche Municipal Saul de Oliveira, Colégio Estadual e Escola Municipal Dr. Newton Alves, Escola Municipal Professora Dionélia Gonçalves dos Santos e Escola Municipal Amália Soares de Almeida, a partir das 9h. Celebram a Semana da Pátria com os desfiles à tarde, a partir das 15h, em Grussaí a Creche Municipal Escola Nossa Aparecida, a Escola Municipal Evanir Gaia, o Centro Municipal de Educação Avançada (CMEA – Grussaí), a Escola Municipal Belmiro Ribeiro Alves, a Escola Municipal Amaro de Souza Paes e o Colégio Estadual Admardo Alves Torres.


Dia da Independência do Brasil com solenidades na sede

Na quarta-feira, dia 7, as solenidades começam mais cedo e são realizadas na sede do município. Às 9h, acontece a cerimônia de hasteamento das bandeiras, com a participação da prefeita Carla Caputi, na praça do padroeiro São João Batista. Já a partir das 10h, será realizado o desfile cívico-militar em comemoração ao bicentenário da Independência.

Participam dos desfiles na sede do município: Marinha do Brasil, 8º Batalhão de Polícia Militar, Corpo de Bombeiros Militar, Guarda Civil Municipal, Defesa Civil Municipal, Maçonaria, Rotary Club, Banda União dos Operários, Instituto Federal Fluminense, Grupo da 3ª Idade Maria Júlia Aquino, Banda São João, Colégio Estadual Alberto Torres, Creche Municipal Prof. João Rodrigues Pinto, Centro Municipal de Educação Marcos Medeiros Valiengo, Banda Amédio Venâncio, Educandário Santa Cecília, Colégio Cenecista São João Batista, Banda Ubaldo Sena, Ciep-265 Municipalizado Professora Gladys Teixeira, Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa, Banda Derly Machado, Projeto Ajudar e Jeep Club de São João da Barra.






Vereadores manifestam preocupação com as chuvas em Petrópolis


A chuva que caiu sobre a cidade, na segunda-feira, foi um dos assuntos da sessão de ontem da Câmara, com os vereadores manifestando preocupação com o que pode ocorrer com as fortes chuvas de verão. O vereador Gil Magno (DC) disse que é preciso verificar junto ao Governo do Estado as ações do Instituto Estadual de Ambiente (Inea) na cidade, que na sua opinião vem danificando as margens dos rios e não realizando um serviço de qualidade.



O vereador Fred Procópio (PL) manifestou preocupação com as afirmações de que a Prefeitura vem realizando um serviço melhor e maior na recuperação dos rios. Ele citou como exemplo o trabalho realizado nos rios pelo governo interino do vereador Hingo Hammes, quando estava à frente da Prefeitura. “Não se pode comparar, pois a demanda depois de fevereiro e março é muito maior que nos anos anteriores e por isso os serviços são maiores”, afirmou Fred.

Os vereadores, por meio das comissões, que acompanham as ações da tragédia em Petrópolis, querem apresentar diversas propostas de ações preventivas com a apresentação do relatório final, que ainda não tem data para ser apresentado. Alguns vereadores, como Domingos Protetor (PSC), deixaram para hoje a manifestação sobre os problemas da chuva e o vereador Marcelo Lessa (SD), vai aproveitar a posse do ex-presidente da Comdep, Leonardo França, que acontece na tarde de hoje, para questionar sobre diversos serviços, que segundo ele não foram realizados pela companhia depois da tragédia na cidade.




Sanjoanense conquista o título brasileiro de kitesurf



Atletas sanjoanenses beneficiados com a Lei de Auxílio Financeiro seguem se destacando em competições disputadas pelo país. Neste fim de semana Gleison Rodrigues, de 34 anos, conquistou o título de Campeão Brasileiro Kitesurf Bidirecional Race, na categoria de 31 a 40 anos.

A competição foi disputada em Araruama, na Região dos Lagos, e contou com a participação de outra sanjoanense, Ayana Merlim, que participou pela primeira vez de uma competição oficial e ficou em quinto lugar na sua categoria.

Outro atleta que obteve bom resultado no fim de semana foi Deyvison Ferreira. O surfista ficou em terceiro lugar na categoria Grand Master, na segunda etapa da Super Liga de Surf, disputada em Jacareípe, no Espírito Santo.

Já no jiu-jitsu o destaque foi para Leonardo Azevedo. Ele participou do Brasil Open de Jiu-Jitsu, na cidade do Rio de Janeiro, onde conquistou o título da sua categoria e ficou em terceiro lugar no Absoluto.

Os atletas recebem ajuda de custo para despesas com inscrição, deslocamento, hospedagem e alimentação, assegurada por meio da Lei de Auxilio Financeiro.








Madrugada gelada: Petrópolis registra sensação térmica de 4°C

 Foto: Ana Kutter

A madrugada dessa quarta-feira (31) foi uma das mais geladas de 2022 em Petrópolis. Em algumas regiões da cidade, os termômetros chegaram a marcar 5°C, com sensação térmica de 4ºC.

Neste momento a temperatura no município é de 07°C e a previsão para essa quarta-feira é de mais frio. A máxima prevista para hoje não passa de 20°C.






Eleições 2022: Campos tem quase 370 mil eleitores aptos a votar

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)

A exatos 33 dias das eleições gerais de 2022,  um levantamento completo dos eleitores aptos a votar no dia 2 de outubro: 369.468 campistas são esperados pela Justiça Eleitoral nas 1.171 seções eleitorais, que serão montadas em 190 locais de votação espalhados pelo município.

Os números são do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ) e, se comparados com os das eleições passadas, realizadas em 2020, se mantiveram praticamente estáveis, já que houve um acréscimo de apenas 8.843 eleitores de um ano para o outro (em 2020 foram 360.626 eleitores aptos a votar).

Este ano, 203.234 eleitores votarão por biometria, o que representa 55,01% dos campistas cadastrados nas quatro zonas eleitorais do município (75ª, 76ª, 98ª, 129ª). Outros 166.234 votarão sem biometria, ou 44,99% do total. Ainda segundo o TRE-RJ, cerca de quatro mesários estarão disponíveis para auxiliar o eleitor em cada seção, o que equivale a aproximadamente 4.600 pessoas a serviço da Justiça Eleitoral, tanto no primeiro quanto em um eventual segundo turno, marcado para 30 de outubro.



Locais de votação

Eleitoras e eleitores já podem confirmar onde vão votar. A Justiça Eleitoral orienta que a consulta seja feita o quanto antes, devido à grande procura pela informação nos dias que antecedem a votação. Deixar para a última hora pode sobrecarregar os canais de atendimento e dificultar a consulta, que pode ser feita pelo site do TRE-RJ, pelo aplicativo e-Título ou, ainda, pela Central de Atendimento Telefônico, no número (21) 3436-9000.

Para confirmar o local onde irá votar, a eleitora ou eleitor deve acessar o site do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ), clicar em “Eleições e Eleitor” e, em seguida, “Situação e local de votação”. Basta então preencher os dados pedidos pelo formulário.


e-Título

O aplicativo e-Título, uma versão digital do título de eleitor, também informa o local de votação. A ferramenta pode ser baixada gratuitamente em dispositivos móveis nas lojas virtuais App Store e Google Play. Por meio de ferramentas de geolocalização, o app guia o usuário até sua seção eleitoral.


Central de Atendimento Telefônico

A consulta sobre o local de votação também pode ser feita por meio da Central de Atendimento Telefônico, pelo (21) 3436-9000. O serviço funciona das 11h às 19h, de segunda a sexta-feira. Na ligação, deve-se digitar a opção 4, para ser direcionado ao serviço de consulta ao local de votação. Por fim, a eleitora ou eleitor também pode comparecer presencialmente ao cartório eleitoral mais próximo, de segunda a sexta-feira, das 11h às 17h.








Fonte: Terceira Via

segunda-feira, 29 de agosto de 2022

Primeira morte por varíola dos macacos registrada no RJ ocorre em Campos


A Secretaria Municipal de Saúde e a Fundação Municipal de Saúde confirmaram a morte de um paciente com comorbidades, um homem de 33 anos, em decorrência de inflamação generalizada desencadeada por infecção pelo vírus Monkeypox (varíola dos macacos). O óbito ocorreu nesta segunda-feira (29) no Hospital Ferreira Machado (HFM), onde o paciente estava internado desde o início deste mês. Também em nota, A Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ) confirmou que este é a primeira morte por Monkeypox (MPX) no Estado.

Segundo a nota assinada pelos dois órgãos municipais, o paciente tinha comorbidades, doenças graves que levavam à diminuição da imunidade, que no caso da infecção por monkeypox, é potencialmente mais grave. “Com isso, o paciente apresentou durante a internação complicações, como a transferência para Unidade de terapia Intensiva (UTI) no dia 19 e a entubação orotraqueal em 25, que evoluíram para a fatalidade”, disse a nota.


Os órgãos municipais concluem: “Informamos ainda que os contatos do paciente foram monitorados, porém, nenhum apresentou sinais e sintomas de infecção pelo vírus. Atualmente, no município, há três casos confirmados para monkeypox, sendo um deles o paciente que foi a óbito. Há também dois pacientes suspeitos aguardando resultado de exames que estão sendo realizados no Laboratório Central Noel Nutels (LACEN-RJ). Outros dois foram descartados após exames laboratoriais. Ressaltamos que não há circulação do vírus no município. Todos os pacientes têm histórico de viagens”, disse.

No Estado

A SES-RJ informa que, até esta segunda-feira (29), 611 casos confirmados de Monkeypox e 61 prováveis foram registrados no Estado do Rio de Janeiro. Outros 474 casos suspeitos seguem em investigação e 751 foram descartados.




Escândalo do Ceperj: Candidata do Psol em Campos desiste da candidatura após nome divulgado em lista


A candidata à deputada estadual pelo Psol Campos, Rafa Galossi anunciou a retirada de sua candidatura, após ter seu nome divulgado na lista dos que receberam pela Fundação Centro Estadual de Estatísticas, Pesquisas e Formação de Servidores Públicos do Rio de Janeiro (Ceperj). Em nota a agora ex-candidata revelou que recebeu por três meses e que, além de recuar na candidatura, se coloca à disposição do partido para esclarecimentos. A presidência do Psol em Campos também se posicionou sobre o fato.

Rafa Galossi que, segundo matéria publicada nesta segunda-feira (29) pelo jornal O Globo, recebeu ao todo, R$ 9. 837,00, durante o contrato, disse que está a disposição para esclarecimentos.

“Fui aprovada e convocada em processo seletivo vinculado ao Ceperj. Exerci atividades remuneradas durante 3 meses, entre março e maio de 2022, quando pedi exoneração do cargo. Me coloco à disposição para prestar todos esclarecimentos necessários ao Partido Socialismo e Liberdade, além disso, retiro minha candidatura a deputada estadual com intuito de evitar qualquer interferência do processo eleitoral na apuração dos fatos.”

O presidente do partido em Campos, Germano Godoy, disse que o diretório irá se reunir em breve para um posicionamento oficial, mas adiantou que, caso sejam constatadas irregularidades pela comissão de ética, serão tomadas as medidas cabíveis.

“A nossa companheira e militante Rafa Galossi teve seu nome constando na lista da Ceperj. Ela já emitiu uma nota informando como se deu a relação dela com a Ceperj e que também abriu mão de sua candidatura para evitar atropelos no processo de verificação da sua conduta. O PSoL é um partido que está na ponta das denúncias envolvendo as despesas ilícitas da Ceperj e de todo recurso público. Teremos todo zelo na averiguação do acontecido e, caso seja constatado má conduta, nossa comissão de ética tomará as providências que lhe forem cabíveis”, disse Germano.

O presidente estadual do Psol, Mario Barreto também se manifestou à reportagem de O globo.

“O PSOL foi o principal denunciante do esquema construído por Cláudio Castro junto ao Ceperj. Quaisquer filiados que tenham mantido vínculos sem comprovação de exercício de suas funções terão suas candidaturas excluídas e serão encaminhados ao Conselho de Ética com pedido de expulsão”, se manifestou Mário, por nota.

A nova matéria de O Globo trouxe nomes de candidaturas de 16 partidos, a maioria deles ligadas ao governador Cláudio Castro (PL). O partido com mais nomes é o MDB, do candidato a vice, Washington Reis, com nove candidatos que, ao todo, receberam R$ 101 mil do Ceperj.

Procuradoria Eleitoral

Na semana passada a juíza Roseli Nalin, da 15ª Vara de Fazenda Pública, determinou o compartilhamento dos documentos que integram a ação civil que investiga o Ceperj com a Procuradoria Regional Eleitoral do Rio de Janeiro. Um cruzamento de dados feito pelo Ministério Público do Rio com informações do Tribunal Superior Eleitoral mostra que 2.058 pessoas receberam ordens de pagamentos do Ceperj foram candidatos em eleições de 2000 a 2020. Na lista há candidaturas para vereadores, prefeitos, deputados e até suplência para o Senado Federal. Segundo os promotores do MPRJ, os pagamentos desse pessoal contratado, ocorria “na boca do caixa” de agências do Bradesco, somando um total de quase R$ 226,5 milhões em todo o estado.

Ao todo a 6ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania do Rio encontrou 3443 candidaturas. O número é maior que de candidatos porque há pessoas que concorreram em mais de um pleito.








Fonte: Terceira Via 

Prefeitura de São João da Barra realiza obras no PU de Barcelos

 

A Prefeitura de São João da Barra inicia nos próximos dias a reforma do Posto de Urgência (PU) de Barcelos, no sexto distrito. Para que a obra seja realizada os atendimentos foram transferidos temporariamente para a unidade da Estratégia Saúde da Família (ESF), que funciona na Rua Gregório Prudêncio de Azevedo, ao lado do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e do campo de futebol de Barcelos.




O PU vai receber manutenção completa, com adequação e individualização da parte elétrica, revisão de esgoto, implantação de acessibilidade e padronização da fachada. A obra inclui ainda o centro odontológico 24 horas.




Desafio de corrida reúne 140 atletas no fim de semana em SJB


São João da Barra reuniu neste fim de semana 140 atletas para a segunda etapa do Desafio Espartano, que contou com apoio da Prefeitura. A competição de corrida, com provas de 10 km e 5 km, movimentou o Balneário de Atafona na manhã de sábado, 27. Além de atletas sanjoanenses, participaram competidores de Campos dos Goytacazes, São Fidélis, Miracema, Niterói e de cidades do Espírito Santo. A primeira etapa do desafio promovido pelo Centro de Treinamento Espartano, com prova de obstáculos, foi realizada no fim de semana anterior.

Durante o evento, organizado com parceria da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, equipes dos programas de Atenção Básica da Secretaria Municipal de Saúde montaram tendas no Balneário para promover campanhas de prevenção e conscientização. Também teve feira de adoção de animais.



Organizador do desafio, o professor Patrício de Souza destacou o resultado positivo da iniciativa. “O objetivo do Desafio Espartano foi estimular a população sobre a prática da corrida e isso conseguimos alcançar, pois vimos o sorriso dos corredores e espectadores. Agradeço a Deus por conseguir realizar o evento, aos patrocinadores e à Prefeitura de São João da Barra”.


Entre os competidores estava o sanjoanense Glauber Cartacho, 33 anos, professor de Educação Física, que correu pela primeira vez depois de ter parado durante quatro anos para abrir o próprio negócio, uma academia de crossfit. “Estou feliz por ter participado, por voltar a correr, mesmo sem ter treinado, mas fiz questão de prestigiar o colega Patrício de Souza”, afirmou.


O coordenador de Esportes da Secretaria Municipal de Turismo, Esporte e Lazer, Caio César Serra, destacou a importância das parcerias para fomentar a prática esportiva no município. “A Prefeitura não só realiza vários eventos, como está sempre buscando apoiar iniciativas, realizar parcerias, promovendo saúde e entretenimento”.


Confira o resultado geral da corrida:

Feminino – 5 km

1º lugar – Kize de Oliveira Silva

2º lugar – Marcela da Silva de Oliveira Abreu

3º lugar – Mariana Nascimento Sales de Ciqueira

Masculino – 5 km

1º lugar – Silas Ferreira Gomes Júnior

2º lugar – Marcelo Vitor Gomes Manhães

3º lugar – Aldael Rizzo Carneiro


Feminino – 10 km

1º lugar – Sanaira Ramos

2º lugar – Mercilla Pereira

3º lugar – Adriana Mendes Amaral

Masculino – 10 km

1º lugar – Fabiano Figueiredo Conceição

2º lugar – Geraldo Rangel das Chagas

3º lugar – Edgard Pereira





Campos recebe R$ 58,8 milhões em royalties na segunda

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)

Os municípios produtores de petróleo recebem na próxima segunda-feira (29), com uma semana de atraso, os royalties de agosto, referentes à produção do mês de junho. Para Campos serão repassados R$ 58.847.739,18, valor 0,9% menor que o que foi pago em julho (R$ 59.357.830). 

Em comparação com agosto do ano passado, quando foram depositados R$ 38.852.696, é registrada uma alta significativa, de 51,5%. Em 2022, até o momento, Campos já recebeu R$ 711.860.770,96, entre royalties e participação especial, superando a quantia repassada em todo o ano de 2021, que foi de R$ 596.009.618,78. 


Na região, a maior queda no repasse é registrada por São João da Barra, que recebe na próxima semana R$ 18.029.673,80, depósito 16,9% inferior que o do mês passado (R$ 21.709.291). Em agosto de 2021, o município recebeu R$ 13.655.405, o que representa um crescimento de 32% no repasse deste ano.




Prefeitura de SJB paga ao funcionalismo nesta quarta-feira

(Foto: Ralph Braz |  Pense Diferente)

A Prefeitura de São João da Barra paga o salário do funcionalismo referente ao mês de agosto nesta quarta-feira, 31. Também será liberado o valor do Auxílio Transporte.


O último dia útil do mês vigente é a data estipulada pela Secretaria Municipal de Administração para a liberação dos salários.

O Cartão do Servidor terá o crédito de R$ 400,00 renovado no dia 1° de setembro.






Lula e Bolsonaro trocam acusações e são os principais alvos de ataques no primeiro debate na TV


No primeiro debate das eleições de 2022, o presidente Jair Bolsonaro (PL) e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) trocaram acusações e foram os principais alvos de ataques dos adversários.

Bolsonaro chegou a dizer que o governo de Lula foi o mais corrupto da história do Brasil. O petista rebateu e afirmou que Bolsonaro está destruindo o país.

Em um dos momentos mais tensos da noite, Bolsonaro fez ataques à jornalista Vera Magalhães, da TV Cultura. Em uma pergunta para o candidato Ciro Gomes (PDT), ela citou ações do presidente que desacreditaram as vacinas. Quando foi sua vez de falar, Bolsonaro foi agressivo com a jornalista: “Acho que você dorme pensando em mim”.

Também participam do debate os candidatos Ciro Gomes (PDT), Simone Tebet (MDB), Felipe d’Avila(Novo) e Soraya Thronicke (União). O evento foi organizado pelo grupo Bandeirantes, Folha de S. Paulo, Uol e TV Cultura.

Inicialmente, o sorteio havia definido que Lula e Bolsonaro ficariam lado a lado no estúdio. Mas, no início da noite, a organização do evento mudou a posição dos dois. Lula e Bolsonaro são os mais bem colocados nas pesquisas de intenção de voto, respectivamente.


Bolsonaro x Lula

A primeira interação entre Lula e Bolsonaro ocorreu no momento do debate, ainda no bloco inicial, em que candidatos formulavam perguntas para os adversários. Bolsonaro decidiu fazer uma pergunta para Lula e escolheu o tema corrupção.

Bolsonaro lembrou os casos de irregularidades investigados na Petrobras. “O senhor quer voltar para quê?”, questionou o presidente. “Para continuar fazendo a mesma coisa na Petrobras?”, continuou.

No início de sua resposta, Lula comentou: “Era preciso ser ele [Bolsonaro] para me perguntar. E eu sabia que essa pergunta viria.”

Na sequência, o ex-presidente listou medidas de seus mandatos que, segundo Lula, foram tomadas para melhorar combate à corrupção. Ele falou, entre outros, da criação do portal da transparência, de aprimoramento do papel de fiscalização da Controladoria-Geral da União (CGU) e da aprovação das leis de acesso à informação, anticorrupção, e da lei contra o crime organizado.

Na réplica, Bolsonaro disse: “O seu governo foi marcado pela cleptocracia. Ou seja, um governo feito à base de roubo. E essa roubalheira era pra conseguir apoio dentro do parlamento. Não era apenas para o ex-presidente Lula. Era para ele também conseguir apoio dentro do parlamento. Assim sendo, nada justifica sua resposta mentirosa que você deu nessa questão. Sim, o seu governo foi o governo mais corrupto da história do Brasil”, afirmou o presidente.

Na tréplica, Lula não falou de corrupção, mas de realizações de seus dois mandatos. Ele disse que foi em seu governo que a Petrobras “ganhou o tamanho que ganhou”, com capitalização de R$ 70 bilhões. Falou que seu governo teve a marca da inclusão social, da geração de emprego, do aumento do salário mínimo, investimento na agricultura familiar, criação de universidades públicas, entre outros.


Auxílio Brasil


Outro momento de embate entre Lula e Bolsonaro ocorreu durante uma pergunta, feita pela organização do debate, sobre o Auxílio Brasil no valor de R$ 600. Bolsonaro foi questionado se o governo conseguiria preservar o teto de gastos e ao mesmo tempo manter o valor do benefício em R$ 600. Pela lei, o valor só está garantido até o fim do ano.

“Nós vamos manter esse valor a partir do ano que vem. Logicamente, esse auxílio se aproxima do mínimo necessário para a pessoa sobreviver. Sair da linha da pobreza de forma mais concreta. De onde retirar dinheiro? Tenho acertado com a equipe econômica e conversado”, afirmou Bolsonaro.

Na réplica ao comentário de Lula, Bolsonaro subiu o tom de voz. “Eu tenho contato com liderança da Câmara. Após as eleições, podemos fazer algo mais concreto, mais detalhado para buscar recursos, para pagar os R$ 600. Nós não podemos ser aqui é inconsequentes, anunciando: ‘Vou dar isso, vou dar aquilo, vou tirar imposto de renda de professor, não sei o que, só mentira, tá?'”, disse Bolsonaro.


Ataque a jornalista


Houve um momento do debate em que a jornalista Vera Magalhães, da TV Cultura, formulou uma pergunta sobre a pandemia de Covid e vacinação para Ciro Gomes.

A jornalista contextualizou a pergunta citando mortes que poderiam ter sido evitadas e frases de autoridades que desacreditaram a população quanto à eficácia das vacinas em geral.

Ciro, na resposta, disse que tudo no país “está fora do lugar”. Acrescentou que “o que mais está me chocando é ver esse nível de alienação e de ódio, de coisas assim. Mentira para cá, mentira pra lá, isso é o Brasil que essa gente está produzindo”.

Quando foi a vez de Bolsonaro comentar a resposta de Ciro, ele atacou Vera Magalhães.

“Vera, eu não podia esperar outra coisa de você. Eu acho que você dorme pensando em mim. Você tem alguma paixão por mim. Você não pode tomar partido em um debate como esse. Fazer acusações mentirosas a meu respeito. Você é uma vergonha para o jornalismo brasileiro, mas tudo bem”, disse Bolsonaro.

“Não venha com a historinha atacar a mulher. De se vitimizar, Vera. Você realmente foi fantástica, né?”, continuou o presidente.

A postura de Bolsonaro gerou reação da candidata Soraya Thronicke.

“Quando homens são tchutchuca com outros homens, mas vêm para cima da gente sendo tigrão, eu fico extremamente incomodada. Aí eu fico brava, sim, e digo mais para você. Lá no meu estado, tem mulher que vira onça, e eu sou uma delas. Eu não aceito esse tipo de comportamento e de xingamento e, acima de tudo, disseminar ódio entre os brasileiros e nos dividir”, ressaltou a candidata.

Saúde e Covid

Em outro momento, questionada pela candidata Soraya Thronicke sobre o que pode ser feito para diminuir as filas no Sistema Único de Saúde (SUS), Tebet citou sua participação na CPI da Covid e lamentou a gestão de Bolsonaro na pandemia.


“Quantas famílias perderam prematuramente seus filhos? Quantas mães perderam seus filhos e quantos filhos perderam pais? E eu não vi o presidente da República pegar a moto dele e ir ao hospital para dar um abraço a uma mãe que perdeu um filho. Eu vi mais que isso: eu vi um escândalo de corrupção na compra de vacinas como se a vida pudesse custar US$1. Nesse aspecto, Soraya, a pandemia se arrastou porque não teve coordenação do governo federal, não é porque ficamos em casa”.


Ao ser questionado sobre a diminuição na cobertura de vacinação do Brasil, Ciro fez críticas a Lula e Bolsonaro, afirmando que os dois estão “dividindo a nossa nação”.

“O que mais está me chocando e vendo esse nível de alienação e de ódio, coisas assim. Mentira para lá, mentira para cá. Esse é o Brasil que essa gente tá produzindo, dividindo a nossa nação, e eu quero conciliar”.

Ciro também criticou o desempenho do governo Lula na economia. Segundo ele, as ações do PT levaram o país a escolher Bolsonaro em 2018.


“Eu atribuo ao Lula a contradição econômica do país. À contradição moral do Lula e do PT. O Bolsonaro desceu de Marte com essas contradições todas. O Bolsonaro foi um um protesto absolutamente reconhecido, respeitosamente por mim, quanto à devastadora crise econômica que o Lula e o PT produziram”, afirmou.


Meio ambiente


Em outro ponto do debate, quando o tema foi a preservação do meio ambiente, o candidato Felipe d’Avila, sem citar diretamente Bolsonaro, disse que o país precisa voltar a ter credibilidade no exterior. O governo do presidente é criticado pela comunidade internacional pela falta de políticas de preservação das florestas.

“Eu tenho certeza absoluta que o Brasil vai ser um exemplo em ser esse país que vai capturar 50% do carbono do mundo, dar uma lição para o mundo. E isso vai ser fundamental para recuperar a credibilidade internacional do Brasil. O Brasil jamais vai voltar a ser um país confiável nas relações internacionais se continuar tratando o meio ambiente com o descaso que vem tratando nos últimos anos”, afirmou.




Fonte: G1

Estacionamento de trecho da Tenente Coronel Cardoso tem lado invertido em Campos


A Subsecretaria de Mobilidade inverteu para o lado esquerdo, o estacionamento na rua Tenente Coronel Cardoso (Formosa), no trecho entre a Rua dos Goytacazes e Felipe Uébe. As equipes do Instituto Municipal de Trânsito e Transporte (IMTT) realizaram a sinalização vertical com o apoio da Guarda Civil Municipal, que vai orientar os motoristas a respeito da mudança.

Para não tumultuar o trânsito durante o dia, quando há maior circulação de veículos, o IMTT promoveu a sinalização no período noturno. O subsecretário de Mobilidade, Sérgio Mansur, explica que a mudança de lado do estacionamento vem atender a uma reivindicação dos comerciantes que têm lojas no local.

“O prefeito Wladimir Garotinho determinou que fosse permitido o estacionamento do lado esquerdo deste trecho, até o final do ano, enquanto não for concluído o asfaltamento total da rua Tenente Coronel Cardoso. A partir de janeiro de 2023, essa faixa que hoje permite o estacionamento, será transformada em ciclofaixa”, disse Mansur.

MOBILIDADE PARA CICLISTAS

Atualmente Campos possui cerca de 10km de ciclofaixa, mais a Ciclovia Patesko, que possui em torno de 6km. Após a conclusão das obras, a partir de janeiro de 2023, a nova ciclofaixa vai ter a extensão de cerca de 6km. “A ideia é fazer a interligação entre a 28 de Março, próximo à Secretaria de Educação Ciência e Tecnologia (antiga estação ferroviária) até à Avenida Presidente Kennedy, no Parque Jóquei Clube. Gradativamente estamos fazendo a implantação de ciclofaixas que estão previstas no Plano de Mobilidade Urbana Municipal”, explicou Mansur.







Anuário do Museu Imperial será lançado na próxima semana no salão nobre da UCP

(Fotos: Ralph Braz | Pense Diferente)

Na próxima quarta-feira, dia 31 de agosto, o Museu Imperial, em parceria com a Universidade Católica de Petrópolis, realizará um evento acadêmico para o lançamento do Anuário do Museu Imperial – nova fase, volume 1, edição 2021. O evento acontece às 19h, no salão nobre da UCP, campus Dom Veloso. 

O lançamento é resultado da cooperação entre o Museu Imperial, representado pelo diretor Maurício Vicente Ferreira Júnior, e a UCP, representada por Maurício Guedes, coordenador do curso de Direito. 


O evento contará com a palestra “Governo misto e liberdade política no projeto de constituição monárquica de Frei Sampaio”, realizada pelos professores Daniel Machado e Tiago Cicilio, autores de um dos textos do Anuário. 

De acordo com o Museu, o volume 2 do “Anuário do Museu Imperial – nova fase” segue o mesmo propósito do primeiro volume: reforçar a importância do diálogo entre acervos, apresentando textos de autores ligados a instituições no Brasil, na Itália e em Portugal. 


 O Anuário do Museu Imperial-nova fase, volume 2- edição 2021, é uma publicação do Museu Imperial organizada por Alessandra Fraguas e Leandro Garcia, integrantes da Área de Pesquisa. Seu objetivo é fomentar e divulgar a investigação científico-acadêmica, apresentando trabalhos de várias áreas do conhecimento, como a História, a Arquivologia, o Direito, a Linguística, a Literatura, a Geografia, a Genealogia, o Turismo, a Ciência da Informação, a Biblioteconomia e a Museologia.