A Prefeitura de São João da Barra, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee-RJ), promove a partir de agosto uma série de encontros com jovens em situação de vulnerabilidade social com o objetivo de prepará-los para o mercado de trabalho. As atividades, realizadas no formato híbrido, terão como polos as unidades do Centro de Referência de Assistência Social (Cras). Elas integram o projeto Jovem Alerta e vão constar de encontros semanais, em dois turnos. As inscrições já estão abertas (links ao final da matéria). Cada turma terá no máximo 30 participantes em cada turno.
O projeto começa pelas localidades de Barcelos e Açu, com encerramento em outubro, e ainda este ano será estendido às outras quatro unidades do Cras no município: Sede, Atafona, Grussaí e Sabonete. Os encontros, que acontecem a partir do dia 2 em Barcelos e do dia 3 no Açu, vão abordar temas como acolhida, juventude e trabalho, dicas para confecção de currículos, conceitos, contextos e preconceito, empreendedorismo e economia social, reflexão sobre drogas, sexualidade, questões de gênero e gravidez na adolescência, participação e direitos e projeto de vida.
Segundo a coordenadora de Juventude e Políticas Públicas da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos, Elenine Franco (Leleka), o projeto marca o mês dedicado à juventude, que contará também com um festival. Serão várias atividades em agosto, encerrando com uma feira de empreendedorismo que terá parceria do Porto do Açu.
— Além do projeto em parceria com o Ciee, que vai preparar os jovens e também cadastrá-los nas empresas para vagas de trabalho e estágio, estamos organizando o 1º Festival da Juventude de São João da Barra, que contará com uma série de eventos, focados especialmente na qualificação dos jovens sanjoanenses — anunciou Leleka.
Inscrição para o Cras de Barcelos (aqui)
Inscrição para o Cras do Açu (aqui)