(Fotos: Ralph Braz | Pense Diferente) |
Um dos momentos favoritos para viajar são as férias e, com os recessos escolares em julho, muitas famílias vêem a hora perfeita para aproveitar uma viagem juntos. Nas férias de janeiro, por conta do calor do verão, o destino certeiro são as praias. Porém, em julho, com o clima frio do inverno, os planos mudam e, de acordo com o especialista em Gestão de Eventos do Grupo Hel (Hotéis, Eventos e Lazer), Marco Pessoa, Petrópolis deverá ser uma boa opção para os turistas.
Por conta dos elevados custos das tarifas aéreas, muitas pessoas passaram a procurar por reservas em cidades vizinhas e com grande apelo turístico, aquecendo o turismo local e regional, é o que aponta o profissional. “Petrópolis e locais próximos, como Itaipava e até mesmo Teresópolis, já observam uma demanda maior que anos anteriores e, sem dúvida, serão os destinos mais procurados”.
Diferenciais da cidade
O apelo histórico, gastronômico e as diversas atividades na natureza são os principais diferenciais da cidade. “Isso tudo é, sem dúvida, a melhor opção neste período de férias escolares de julho. Petrópolis e região já aguardam uma expectativa bem positiva a chegada de turistas, não somente do estado do Rio, mas também de estados adjacentes, em especial de São Paulo e Minas Gerais”, comentou.
Aumento do turismo no Brasil
De forma geral, Marco explica que o turismo no Brasil já pode observar um aumento de mais de 30% em relação a 2021, principalmente pelo momento mais crítico da pandemia ter passado. “É um momento oportuno para a geração de novos empregos e ocupação de mais postos de trabalho, elevando um impulsionamento do setor na geração de receitas e consolidação do mercado turístico”.
Alta ocupação e promoções escassas
Ele ressalta ainda que, nesse período de alta, as promoções se tornam escassas, principalmente para os que deixam o planejamento das viagens para a última hora. “Esse ano, principalmente, já se observa uma elevação da média de ocupação em hotéis e resorts, alguns já estão trabalhando com ocupação plena, o que eleva essa média a quase 90% no decorrer do mês de julho e férias escolares. Os resorts all inclusive são muito procurados nessa época e atraem famílias pela diversidade de experiências, já que se encontram em sua maioria lotados, o que reflete o reaquecimento do turismo doméstico”, finalizou.