A exposição “Nilo Peçanha: 150 anos”, realizada pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura no térreo da Casa de Cultura João Oscar do Amaral Pinto -- Antiga Casa de Câmara e Cadeia --, em São João da Barra, segue aberta a visitação até o dia 17 de julho, das 9h às 18h nos dias de semana e das 18h às 22h sábado e domingo.
Aproximadamente 700 alunos das redes pública e particular do município já passaram pela mostra, que tem apoio do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes, do Museu Histórico de Campos e da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima.
O conteúdo histórico e identidade visual da exposição são de autoria do publicitário e pesquisador de história regional Genilson Paes Soares. A abertura foi no dia 17 de junho, dentro das comemorações pelo aniversário da cidade.
Além da biografia e curiosidades da vida de Nilo Peçanha, historiador e estadista da Primeira Republica, contada em oito grandes painéis iconográficos, também estão expostas representações simbólicas inéditas como o soneto “O filhote da careta”, publicado em 1885, um panfleto publicitário, um documento cartorial de compra de um sítio em Chapéu de Sol e o jornal O Combatente, de 1911, abordando a convenção do Partido Republicano que aprovou moção de solidariedade ao “Sr. Dr. Nilo Peçanha”.