quinta-feira, 16 de junho de 2022

São João da Barra recebe exposição “Nilo Peçanha: 150 anos”


A Secretaria Municipal de Educação e Cultura realiza na sexta-feira, dia 17 de junho, aniversário da cidade de São João da Barra, a abertura da exposição “Nilo Peçanha: 150 anos”, a partir das 12 horas, no térreo da Antiga Casa de Câmara e Cadeia, com apoio do Instituto Histórico e Geográfico de Campos dos Goytacazes, do Museu Histórico de Campos e da Fundação Cultural Jornalista Oswaldo Lima.

Contando com oito grandes painéis iconográficos, traz a biografia e curiosidades da vida de Nilo Procópio Peçanha, o vulto campista que é considerado pelos historiadores como o maior estadista fluminense da Primeira República. O conteúdo histórico e identidade visual são de autoria do publicitário e pesquisador de história regional Genilson Paes Soares.

Na ocasião, também ficarão disponíveis na exposição, que seguirá até o dia 17 de julho, representações simbólicas inéditas como o soneto “O filhote da careta”, publicado em 1885, um panfleto publicitário trazendo o estadista como garoto-propaganda, além de ligações de Nilo Peçanha com São João da Barra como um documento cartorial de compra de um sítio em Chapéu de Sol e o jornal O Combatente, de 1911, abordando a convenção do Partido Republicano que aprovou moção de solidariedade ao “Sr. Dr. Nilo Peçanha”.

Para Angélica Rodrigues, secretária da pasta, esta é uma oportunidade de abordar as questões históricas de nossa região, aproximar a população e estudantes da vida gloriosa do campista Nilo Peçanha. “Fomentar a cultura a partir de exposições aguça o conhecimento, oportuniza novos olhares e abre novos horizontes”, enfatiza.