O aniversário de 172 de elevação de São João da Barra à categoria de cidade foi comemorado nesta sexta-feira, 17, com solenidade de hasteamento de bandeiras, missa solene, desfile cívico e exposição sobre a vida do ex-presidente Nilo Peçanha, na Antiga Casa Câmara e Cadeia. A bandeira do município foi hasteada pela prefeita Carla Caputi. Para o hasteamento da bandeira do Brasil foi convidado o comandante da Agência da Capitania dos Portos de São João da Barra, capitão-tenente Eduardo Silva de Oliveira, da bandeira do Estado do Rio de Janeiro, o comandante da 5ª Cia do 8º Batalhão da Polícia Militar, primeiro-tenente Luciângelo Corrêa. A cerimônia contou a participação da Banda Musical União dos Operários, que executou o Hino Nacional durante a solenidade.
A prefeita parabenizou a população sanjoanense e destacou o compromisso com o município. “Amo nossa cidade e tenho orgulho em poder fazer parte da construção desta história. Nosso compromisso é de que São João da Barra continue avançando, se desenvolvendo, que tenhamos cada vez mais conquistas para o povo”, pontuou a prefeita.
Alunos da oficina livre de teatro do Palácio Cultural Carlos Martins, Lillyan Frechvini, Lukas Kelrison, Anne Karoline Gonçalves, Nicolly Areas, Eliza Dias, Herick Alexandre Neves Gonçalves e Lorena Louise apresentaram a performance “A arte de Integrar”, durante a cerimônia.
Após o hasteamento foi celebrada missa solene na Igreja Matriz de São João Batista pelos 172 anos do município e 20 anos de fundação da Guarda Civil Municipal. Em seguida a prefeita Carla Caputi cortou o bolo de aniversário da cidade e compartilhou com os cidadãos na praça do padroeiro.
Com o tema: “Escola integrada: uma nova forma de aprender”, o desfile organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura contou com estudantes do Instituto Federal Fluminense (IFF), Apae, Creche João Rodrigues Pinto, Centro Municipal de Educação Marcos Medeiros Valiengo, Educandário Santa Cecilia, Ciep 265 Professora Gladys Teixeira e Escola Municipal Domingos Fernandes da Costa.
Também participaram do desfile entidades sociais e associações (Projeto Ajudar e Jeep Club de São João da Barra), Marinha do Brasil/Capitania dos Portos, Corpo de Bombeiros, Policia Militar (da 5ª Cia do 8º BPM), Guarda Civil Municipal e secretarias da administração municipal, além das bandas União dos Operários, Amédio Venâncio da Costa, José Alves Barreto, Derly Machado, da Guarda Civil Municipal de Campos e Municipal de Italva.
Encerrando a programação do dia foi aberta oficialmente a exposição sobre a vida do ex-presidente Nilo Peçanha, na Antiga Casa Câmara e Cadeia. A festa, que integra o Circuito Junino prossegue à noite, a partir das 21h, com show do cantor Felipe Araújo no palco oficial.