sábado, 11 de junho de 2022

Feira Municipal de Meio Ambiente tem participação de 950 estudantes em SJB


Apresentação de trabalhos escolares, gincana, trilha ecológica e teatro foram algumas das atividades que fizeram parte da Feira Municipal de Meio Ambiente, nesta sexta-feira, 10, em São João da Barra. Realizado no Espaço da Ciência Maria de Lourdes Coelho Anunciação, em Atafona, o evento contou com a participação de 23 escolas municipais e 950 alunos, encerrando a Semana de Meio Ambiente, que teve como tema “Uma só terra para todos nós”.

A prefeita Carla Caputi participou da solenidade de abertura e ressaltou a importância do trabalho de conscientização ambiental junto às crianças. “Todos devemos nos preocupar com as questões ambientais e esse tema deve ser desenvolvido e discutido desde cedo com as crianças. Estou feliz em ver o quanto nossos alunos estão engajados na preservação e proteção do meio ambiente”, destacou.


A Feira é uma realização das secretarias municipais de Meio Ambiente e Serviços Públicos e de Educação e Cultura. “Esse é o resultado do trabalho das escolas, professores, alunos, coordenações e das secretarias e empresas parceiras, que abraçaram mais uma vez esse projeto visando a reflexão sobre o futuro dos nossos recursos naturais. Não adianta um só cuidar, a responsabilidade é de todos”, destacou a secretária municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, Marcela Toledo.

Durante o evento, que aconteceu das 9h às 17h, os estudantes assistiram ao espetáculo teatral “Uma só terra para todos nós”, da Multiplural Produções, conheceram os stands e projetos ambientais desenvolvidos por alunos do 6º ao 9º ano de escolaridade e das empresas sediadas no Porto do Açu, entre outras atividades desenvolvidas no local.


O evento contou, ainda, com stands do Instituto Federal Fluminense (IFF), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal Fluminense (UFF), e de empresas e projetos desenvolvidos no município: CTA-Serviços em Meio Ambiente, projeto Tamar, Geoparque Costões e Lagunas, GNA, Draxos, Anglo American, Porto do Açu, Reserva Caruara, além das secretarias de Meio Ambiente e Serviços Públicos, de Pesca e Aquicultura, juntamente com a Federação Instituto de Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Fiperj), Saúde, com o Núcleo de Controle de Zoonoses, Desenvolvimento Econômico e Tecnológico, Agricultura e grupo de artesãos de São João da Barra.