(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente) |
O primeiro evento público que vai marcar o início das comemorações do Bicentenário da Independência, acontece hoje (3), em Petrópolis. Com as presenças do governador do Estado Cláudio Castro, do presidente do Senado Rodrigo Pacheco, dos senadores Randolfe Rodrigues, Carlos Portinho e Jean Paul Prates e do deputado federal Hugo Leal, será lançado o website “Itinerários Virtuais da Independência”, da Comissão Curadora do Senado Federal. O evento acontece no auditório da Universidade Católica de Petrópolis, às 11h.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, falou com exclusividade ao Diário que a escolha de Petrópolis para iniciar as comemorações,além da importância histórica da cidade, foi uma forma de valorizar a população petropolitana, que sofreu com as tragédias das chuvas.
“A cidade de Petrópolis foi escolhida por dois motivos principais: o primeiro é o motivo que remete ao passado, que é a presença da família imperial. É todo período que antecedeu a Independência do Brasil. Independência do Brasil significa a separação do Brasil de Portugal, mas uma separação que foi sendo reconstruída e revalorizada. Segundo ponto muito contemporâneo são as tragédias que aconteceram em Petrópolis. É uma forma de valorizar essa população tão guerreira e tão sofrida que está tendo que se renovar a cada dia depois do grande número de vidas perdidas e de bairros que ficaram embaixo da lama. Então, é uma forma de homenagear essa cidade histórica, levando o Senado e o seu projeto do bicentenário”, revelou Pacheco.
O presidente da Câmara Municipal de Petrópolis, vereador HingoHammes, fala da importância de sediar um evento nacional de tamanha relevância.
““Petrópolis faz parte da Família Imperial, faz parte da história da Independência do Brasil. Receber o primeiro evento presencial da programação é motivo de orgulho e reforça toda a importância da cidade neste contexto”, afirma HingoHammes.
O prefeito Rubens Bomtempo também comemora o lançamento do website na cidade.
“A história de Petrópolis se junta com a da família imperial brasileira.Por esse motivo, vários eventos pelo bicentenário vão acontecer aqui. É uma honra para nós estarmos promovendo o lançamento do website que será um instrumento de estudo dessa parte importante da nossa história pelos nossos alunos”, disse Bomtempo.
Sobre o website
O website, que foi desenvolvido pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em parceria com o Senado Federal, é totalmente interativo e contando com diversos conteúdos multimídia onde serão indicadas as narrativas históricas sobre o processo que conduziu a` Independência do Brasil. Após o lançamento, a ferramenta estará disponível no site do Senadopara utilização em salas de aula e também como instrumento de pesquisa para toda a população.
O site abrigará animações em vídeo, fotos e documentos históricos, criando narrativas visuais atraentes, com linguagem acessível, vídeo aulas com produções inéditas com especialistas em temas relacionados a` Independência do Brasil, além de conter podcasts que proporcionarão uma reflexão acerca do conhecimento histórico. O objetivo é estabelecer diálogos com públicos heterogêneos tanto do mundo acadêmico quanto do usuário interessado no processo da Independência e constituição do Estado brasileiro.