terça-feira, 10 de maio de 2022

Prédio da antiga Fafic é alugado pela Prefeitura de Campos para funcionamento de escola


O prédio da Fundação Cultural de Campos, onde funcionou a Faculdade de Filosofia, no Parque Leopoldina, foi alugado pela Prefeitura de Campos, por meio da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia para funcionamento de uma creche escola. O contrato, com dispensa de licitação, foi publicado no Diário Oficial do Município, nesta segunda-feira (9).

Segundo o documento, o valor global é de R$ 60 mil, com pagamento mensal em um contrato com validade inicial de 12 meses, que foi assinado no dia 4 de maio de 2022. A publicação oficial ainda informou que no prédio vai funcionar a Creche Escola Dom Hélder Câmara, localizada por muito tempo em um imóvel quase vizinho à Fafic.

O prédio da antiga faculdade foi desocupado há cerca de dez anos, quando os cursos foram incorporados à sede do Centro Univeristário Fluminense (Uniflu), onde funcionou a antiga Faculdade de Direito de Campos, na rua Tenente-Coronel Cardoso, no Centro.

A Prefeitura de Campos não divulgou mais detalhes. Ainda não se sabe quando a escola vai, de fato, funcionar no novo local.

O imóvel fica na avenida Alberto Torres, esquina com Professor Edgar Machado, no Parque Leopoldina.

No início dos anos 2000, a Faculdade de Filosofia de Campos, a Faculdade de Direito de Campos e a Faculdade de Odontologia de Campos se fundiram tornando-se o Centro Universitário Fluminense (Uniflu), mantido pela Fundação Cultural de Campos.

Fechamento de escolas

Em fevereiro de 2022, a Secretaria de Educação de Campos anunciou o fechamento de sete unidades escolares. Após denúncia do Sepe de que este número chegaria a 20, o Ministério Público, por meio da Promotoria de Tutela Coletiva da Infância e Juventude, passou a investigar o caso instaurando uma ação civil pública.