(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente) |
Pacientes com doenças crônicas que precisam de acompanhamento de longo prazo em São João da Barra estão recebendo atendimento no Centro Municipal de Práticas Integrativas (CMPI). O espaço oferece atividades terapêuticas baseadas em conhecimentos tradicionais para tratamentos alternativos em alguns casos e também para a prevenção.
Segundo a coordenadora de Atenção Básica, Keth Miranda, o atendimento está sendo disponibilizado de forma gradual.
“Priorizados inicialmente os pacientes de grupo de risco e vulnerabilidade social. Conseguimos ampliar essas vagas para os profissionais da saúde que atuaram durante a pandemia e para os pacientes crônicos. A proposta da Secretaria de Saúde é que o atendimento das práticas chegue também a todo município por meio das unidades de saúde”, explicou.
Para os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde que pretendem participar das atividades, a orientação é realizar a inscrição no CMPI, que funciona no Espaço Amadeu Chácar Filho, Rua dos Passos, S/N, das 9h às 12h e das 13h às 17h. As vagas são para as aulas de pilates, funcional e yoga.
As atividades são promovidas pelas secretarias municipais de Saúde, de Educação e Cultura e de Assistência Social e Direitos Humanos, com apoio das demais secretarias e da Akademia dos Pensadores. O CMPI faz parte do projeto “Cidade integrada: uma nova forma de viver”
Confira o cronograma das aulas para os profissionais da saúde:
PILATES
Segunda-feira, às 7h
FUNCIONAL
Segunda-feira e sexta-feira, às 19h
YOGA
Quarta-feira, às 19h