A Prefeitura de São Francisco de Itabapoana (SFI) decidiu tirar a obrigação do uso de máscaras em ambientes públicos e abertos no município, graças ao avanço da campanha de vacinação contra a Covid-19 e à redução dos casos positivos da doença. No entanto, manteve a obrigatoriedade do uso do equipamento de proteção facial em ambientes fechados, sejam públicos ou privados. A atualização das medidas temporárias de enfrentamento ao novo coronavírus já está em vigor e pode ser consultada no Decreto Municipal nº 150 do Diário Oficial de sexta-feira (18) , que ainda prevê, entre outras determinações, o retorno às atividades presenciais dos servidores e empregados públicos do município.
O decreto recomenda a manutenção do uso de máscaras, em todos os ambientes, para os idosos, gestantes e pessoas com comorbidades, que são do grupo de risco. Já a obrigatoriedade do equipamento de proteção em ambientes fechados estende-se também aos transportes coletivos e estabelecimentos comerciais.
O retorno ao trabalho presencial de todos os servidores e empregados públicos que estavam no regime remoto (home office) é detalhado no artigo 4º do decreto: “Os servidores e empregados públicos da Prefeitura de São Francisco de Itabapoana, que sejam idosos acima de 60 anos, portadores de comorbidades (lista PNI), gestantes com comorbidades (lista PNI), bem como pessoas com deficiência permanente, prioritárias para a vacinação contar a Covid-19, deverão, uma vez que já tenham sido vacinados, retornar às atividades presenciais após 14 dias decorridos da data de aplicação da 2ª dose”.