O subsecretário de Educação de Campos, Frederico Rangel, foi exonerado do cargo nesta quinta-feira (30). A exoneração, a pedido, foi publicada no Diário Oficial após o vazamento de um aúdio em que Frederico supostamente revelaria a interferência dos ex-governadores Anthony e Rosinha Garotinho na gestão da Prefeitura. Quem assume o cargo é a pedagoga Rita Abreu, servidora municipal há 18 anos e gestora de uma das maiores escolas municipais por dez anos. Frederico atuou como subsecretário desde o início da gestão do prefeito Wladimir Garotinho (PSD).
No passado, ele já assumiu o cargo de secretério da pasta no governo da ex-prefeita Rosinha Garotinho. Segundo a Prefeitura, Rita Abreu será responsável por gerir os processos de Animação Cultural, banda de fanfarra, projetos esportivos, projetos pedagógicos, supervisão escolar, matrícula e serviço social da secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia (Seduct). Também vai acompanhar a organicidade e o andamento dos projetos de interesse junto ao Poder Legislativo, após deferimento do secretário. Outra atribuição será atuar com objetivo de integração com as demais Subsecretarias e incentivar o trabalho em equipe entre os gestores.
Sua função visa, ainda, contribuir para o desenvolvimento de projetos, oferecer capacitação e treinamento para os gestores e técnicos dos setores, planejar atividades visando à otimização dos processos e melhoria dos serviços prestados; entre outras funções
A Secretaria tem muito a ganhar com a chegada da Rita que conhece a realidade da rede a fundo. Além disso, tem sensibilidade, bom-senso, capacidade de escuta e muita coragem para enfrentar os desafios", afirmou o secretário de Educação, Marcelo Feres. Ele acrescentou que o CPPG é composto por diretores que ajudam a secretaria a pensar a educação, por meio de um processo de construção colaborativa. "Recebi o convite para participar do grupo de trabalho da atual gestão da Seduct devido à participação no CPPG e por me identificar com a nova proposta educacional nesta retomada da educação.
Além disso, tenho experiências vivenciadas pelos gestores no seu dia a dia. Minhas expectativas são grandes. Quero contribuir com a experiência que possuo em gestão escolar na rede, conhecendo tantos desafios que enfrentamos diariamente, onde poderemos planejar e trabalhar em equipe, traçando metas e buscando objetivos comuns em prol de uma educação de qualidade", afirmou Rita Abreu. Rita atuou na direção do Ciep Maestro Villa-Lobos, no Parque São José (Guarus) desde 2012, escola que entrou como pedagoga em 2008. Antes, porém, ela foi professora da Creche Dom Hélder Câmara, no Parque Leopoldina, a partir de 2004.
Ela tem dois filhos com o Guarda Municipal Fidélis."Pretendo trabalhar muito com nossos gestores de escolas e creches, trazendo suas demandas e planejando ações em conjunto", disse. A partir de agora, ela também ficará à frente do CPPG."O Comitê é um espaço de diálogo, discussão, planejamento e consultivo sobre os mais variados temas que englobam a educação e o planejamento de suas ações na gestão de nossas unidades escolares", comentou. Rita falou, ainda, sobre o Programa de Aprendizagem Eficiente (PAE) que julga ser algo inovador.
" O PAE visa à melhoria da educação, onde temos muitos atores envolvidos, que vai desde a formação continuada de nossos profissionais, bem como a utilização de tecnologias digitais e acordos com parceiros diversos que podem contribuir de alguma forma através de suas boas práticas à nossa Educação", explicou.