(Foto: Ralph Braz | `Pense Diferente) |
A previsão da meteorologia é de mais chuvas nesta quinta-feira (3) em Campos dos Goytacazes. Várias áreas da cidade registram pontos de alagamentos, como no bairro Parque Santa Helena, em Guarus. Um vídeo foi compartilhado em redes sociais com veículos se arriscando no trânsito. Muitos motoristas trafegam com dificuldade por causa do grande volume de água acumulada nas vias. No Parque João Maria, mais alagamento foi registrado por moradores.
O transtorno com alagamentos começou na quarta-feira (2) por causa da chuva intesa que caiu sobre a cidade e em outras regiões do município .
No fim da tarde de quarta-feira (2), a Prefeitura de Campos emitiu nota sobre a estimativa de elevação do nível do Rio Paraíba do Sul, pois os reservatórios de Funil e de Santa Cecília, que estão a montante da calha principal do Rio Paraíba do Sul, aumentaram sua vazão defluída em aproximadamente 400%, o que significa que está sendo liberado um volume de água quatro vezes maior que a média.
“O Rio Paraíba do Sul, em Campos, receberá todo esse volume, provocando um aumento significativo do seu nível, já nesta quinta-feira (03). O Setor de Monitoramento da Defesa Civil está acompanhando atentamente todo o cenário hídrico e, caso necessário, alertará a população sobre como agir diante da mudança de cenário”, informou o govenro municipal.
Ainda de acordo com a Prefeitura de Campos, na última medição feita na quarta-feira (2), às 16h15, a cota do Paraíba era de 7,04 metros. A água chega ao cais da Lapa quando a cota atinge 8 metros.
Na noite de quarta-feira (2), motoristas enfrentaram um longo congestionamento na BR-101, em Guarus. Vários pontos de alagamentos dificultaram o acesso à Ponte Alair Ferreira em direção ao Centro da cidade. Motoristas tentaram escapar do engarrafamento entrando em bairros como Parque Guarus e Parque Cidade Luz, mas foram impedidos de prosseguir devido a muitas áreas inundadas. Funcionários da concessionária Arteris Fluminense auxiliaram na liberação do trânsito que foi normalizado após cerca de duas horas.
Um morador do Parque Aurora registrou em vídeo a dificuldade de tirar a água de dentro de casa após alagamento da rua onde vive. A situação se repete em diversos bairros próximos.
Esta matéria se encontra em atualização.