O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, desembarcou em Campos na manhã desta O quinta-feira (13) para acompanhar de perto os impactos causados pelas enchentes nos municípios do interior. Durante a visita, o governador autorizou a liberação de R$ 20 milhões para ajudar a amenizar os efeitos da cheia. Ele disse que o recurso deve ser liberado ainda nesta quinta. Cláudio Castro informou, ainda, que fez contato com o ministro de Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e que ele também colocou o governo federal à disposição para recursos e ações que forem necessárias.
O governador desembarcou em uma área de campo na localidade de Martins Lage, em Campos, próximo à BR 356. Ele chegou acompanhado do secretário das Cidades, Uruan Cintra de Andrade; do secretário de Governo, Rodrigo Bacellar; e do secretário de Defesa Civil, coronel Leandro Monteiro. O primeiro ponto visitado por Cláudio Castro e sua equipe foi o distrito de Barcelos, em São João da Barra, onde um dique se rompeu com a força água, que chegou a invadir a pista e fez com que a principal via de acesso ao município fosse interditada. No local, o governador ouviu as reivindicações dos moradores. Segundo a secretaria de Assistência Social de SJB, no total o município contabiliza quatro famílias desalojadas, sendo três de Barcelos e uma do Açu, e 80 pessoas desabrigadas.
A cheia do rio Paraíba do Sul e seus afluentes resultou em várias complicações para municípios do interior do Estado. Em Campos, várias famílias foram afetadas pela enchente. São 15 famílias em acolhimentos e cerca de 50 pessoas em casas de parentes. No município, várias ruas ficaram alagadas e trechos tiveram que ser interditados. Em Três Vendas, uma barragem também se rompeu e a BR 356 (Campos - Cardoso Moreira) teve que ser interditada. Na mesma rodovia federal, outros pontos ficaram submersos pela água.