(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente) |
A cheia do Rio Paraíba do Sul, em Campos, resultou na interdição da ponte João Barcellos Martins, em Campos, no fim da tarde desta terça-feira (11).
Estrutura antiga e com riscos de desabamento era utilizada por pedestres, motociclistas, ciclistas e carros oficiais. A medida é para evitar acidentes e estragos, já que a Defesa Civil registrou forte pressão nos pilares da ponte. A vazão do Rio Paraíba do Sul está superior a 4 mil metros cúbicos por segundo.
Usuários da ponte questionaram a interdição e reclamam de não poderem atravessar para Guarus, na volta para casa, após um dia de trabalho. A alternativa é utilizar as pontes Saturnino de Brito (Lapa), General Dutra (BR-101) ou ponte Leonel Brizola.
A ponte histórica – que foi a primeira a ser construída sobre o Rio Paraíba do Sul, em Campos – chegou a ser interditada em outras enchentes, de acordo com o aumento do nível do rio e os riscos de afetar a estrutura dos pilares a partir da forte correnteza.
Também para evitar mais estragos na estrutura, a Prefeitura de Campos, reduziu o tráfego para pedestres, motociclistas, ciclistas e carros oficiais, impedindo o trânsito de carros de passeio, há cerca de 15 anos.
Fonte: Terceira Via