(Fotos: Ralph Braz | Pense Diferente) |
A Câmara de São João da Barra aprovou, na sessão desta terça-feira (28), um projeto de lei que autoriza a cessão da área do Centro de Emergência Pedro Otávio Enes Barreto, onde funcionou o hospital de campanha da Covid, para utilização da Santa Casa de Misericórdia do município. De acordo com a justificativa do projeto, o objetivo é de não permitir a interrupção dos serviços de urgência e emergência durante o período em que a Santa Casa passa por reforma no prédio próprio.
O Centro de Emergência enfrentou diversos problemas no fim da gestão Neco (MDB), em 2016. No último mês de governo dele, em dezembro, a equipe que administrava a unidade só voltou a trabalhar após uma reunião com a então prefeita eleita e os vereadores da base. Em 2017, a unidade fechou para reforma. Que se arrastou até 2020. Nesse meio tempo, muitas promessas de reabertura foram feitas, mas com a mudança de perfil da unidade, que passaria a ser ambulatorial.
A intenção era de reabertura no primeiro semestre de 2020, mas veio a pandemia e a unidade foi adaptada para se tornar um hospital de campanha da Covid-19. Com a baixa circulação do vírus no município e o avanço da vacina, o hospital de campanha foi desmobilizado.
Agora, o espaço será cedido à Santa Casa, incluindo imóvel e equipamentos, que deverão inventariados em um termo a ser formalizado, segundo o projeto. Ainda de acordo com o texto aprovado na Câmara, a reforma no prédio próprio da Santa Casa cumpre exigências do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj ), Ministério Público, Vigilância Sanitária, entre outros.
Fonte: Blog do Arnaldo Neto