quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

Prefeitura de São João da Barra instala mourões na orla da praia


A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra está colocando mourões e placas educativas ao longo da orla do mar para impedir o acesso de veículos à faixa de areia. O trabalho começou a ser feito este ano, em cumprimento a uma decisão judicial que acatou ação civil pública do Ministério Público Federal. Na manhã desta quarta-feira, 22, equipes da Prefeitura, em um trabalho integrado envolvendo também as secretarias municipais de Segurança Pública e de Transporte e Trânsito, realizaram ações de educação ambiental e fiscalização. O objetivo é proteger a desova das tartarugas marinhas e a vegetação de restinga.

Nesta etapa a ação está sendo executada nas praias de Atafona, Chapéu do Sol e Grussaí. A previsão é que até o próximo dia 30 o trabalho seja concluído em uma extensão de seis quilômetros de orla. A Prefeitura também está realizando plantio de mudas de espécies de restinga em vários trechos do litoral, dando início ao processo de recuperação ambiental nos principais acessos à faixa de areia.

A secretária municipal de Meio Ambiente e Serviços Públicos, explica que a área é classificada como Área de Proteção Permanente (APP) de restinga e onde também ocorre a desova de tartarugas da espécie Caretta caretta.

— O acesso fica restrito apenas aos veículos. Contamos, ao longo da orla, com quatro passarelas de acessibilidade que facilitam o acesso da população à praia. Nosso papel é proteger o meio ambiente e para isso é fundamental a colaboração de todos na preservação e cumprimento da legislação ambiental — disse a secretária.

O monitoramento da orla, visando coibir o trânsito de veículos na faixa de areia, é feito pelo Grupamento Ambiental da Guarda Civil Municipal. Na temporada de verão o trabalho vai contar com o reforço de fiscais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Serviços para as ações de conscientização, notificação e emissão de auto de infração para quem cometer o crime ambiental, de acordo com a legislação federal.