Um vídeo compartilhado nas redes sociais mostra um homem negro suspeito de furto sendo agredido por seguranças da rede de supermercados Carone, na cidade de Serra, no Espírito Santo. O caso aconteceu na sexta-feira (17), na unidade de Laranjeiras.
A gravação foi realizada por um cliente do estabelecimento. Segundo o autor, o homem acusado de furto foi levado para uma sala, onde teria sido espancado pelos funcionários do supermercado. Ele grita que estão "batendo no cara" e um outro empregado da rede, ao perceber que está sendo filmado, faz uma abordagem em tom de ameaça. O cliente não se intimida, diz que tem advogados na família e que a cena vai "dar ruim" para o funcionário", que rebate e afirma: "Para mim não vai dar nada".
Nos stories de seu perfil no Instagram, a secretária de Direitos Humanos do Espírito Santo, Nara Borgo, repostou um vídeo sobre a gravação ser "o retrato do racismo estrutural" e que "a equipe da SEDH tomou todas as providências cabíveis" para apurar o caso.
O UOL procurou por telefone e por mensagem direta no Instagram o supermercado Carone e a Secretaria de Direitos Humanos do Espírito Santo, mas ainda não obteve resposta. Caso seja respondido, esta matéria será atualizada. A reportagem também está em contato com a polícia do estado.