domingo, 19 de dezembro de 2021

Bomtempo toma posse para o quarto mandato como prefeito de Petrópolis


Rubens Bomtempo (PSB) assumiu a Prefeitura de Petrópolis no final da tarde deste sábado (18), em cerimônia na Câmara de Vereadores. Este será o quarto mandato de Bomtempo a frente do governo municipal. Após fazer o juramento e assinar o livro de posse – assim como o vice-prefeito, Paulo Mustrangi (Solidariedade) - Bomtempo fez seu primeiro discurso como prefeito.

“Eu queria dizer que o que eu passei eu não desejo para ninguém. Foram momentos muito difíceis, muito conturbados. Nós que lutamos tanto pelo estado democrático de direito, nós que viemos de longe, como dizia Brizola, meu pai que foi cassado pelo Ato Institucional número 2 quando era prefeito dessa cidade, meu tio foi cassado pelo AI-5, lutamos tanto para que pudéssemos restabelecer a democracia aqui nesse país, e aí, em pleno estado democrático de direito, uma pessoa perder os direitos políticos porque foi condenado por um processo que não lhe pertence, sendo um plágio, uma cópia de uma outra sentença, devido a um juiz que não cumpriu com as suas obrigações. E eu falo isso porque eu acredito na democracia e na justiça e fatos como esse precisam ser impactados na sociedade dentro do judiciário para que a justiça possa melhorar, aperfeiçoar, crescer dentro do estado democrático. Isso não pode ir para debaixo do tapete, porque não é um fato isolado, acontece todo dia no país, com gente presa e nem sabe porquê. Usurparam um quarto do nosso mandato, da representação popular legítima, daquilo que foi pactuado na rua, porque nós defendíamos a mudança e não a continuidade. E o povo optou, com clareza, contra a força de uma máquina que nunca foi vista atuando no processo eleitoral da nossa cidade. Nós vencemos todas as fake news, vencemos porque a gente carrega a verdade de quem nós somos, porque estamos aqui e para quem. Perseguimos isso dentro de nós e isso que nos fortalece, nos dá sentido amplo de vida. E disso a gente não abre mão. Foi uma luta muito difícil”, disse Bomtempo.

A sessão solene foi presidida pelo vereador Fred Procópio. A diplomação do prefeito e do vice-prefeito aconteceu na tarde desta sexta-feira (17), na sede do Cartório Eleitoral, localizado na Avenida Ipiranga. Segundo o TRE, excepcionalmente, não houve solenidade no ato da diplomação.

Mustrangi comemora

“Esse momento é grandioso, meu amigo e companheiro Rubens Bomtempo. Nós travamos o bom combate. Os humilhados serão exaltados. Rubinho, em 1997, nós iniciamos nossa trajetória política na cidade de Petrópolis. Você, eleito vereador pelo PDT e eu, pelo PT. Aqui, nós travamos grandes lutas em defesa da democracia, da participação popular e em defesa da nossa querida cidade de Petrópolis. E aquele mandato nos levou a uma união histórica no ano de 2000, com PDT, PSB, PC do B e o PT e ganhamos pela primeira vez a Prefeitura de Petrópolis. Cumprimos os nossos compromissos com o povo petropolitano. Ali ficou marcada a aliança em nome do povo de Petrópolis e pela nossa cidade querida. Essa aliança se renova neste momento, em nome de Deus e do povo de Petrópolis. Só nós e os companheiros e companheiras que estavam ao nosso lado, ombro a ombro, nesse último ano, sabem o que nós passamos e o que nós estamos sentindo. Ninguém pode sentir por nós o que nós estamos sentindo, Rubinho, porque é sensação de justiça, uma sensação de dever cumprido, é uma sensação de acreditar que a fé move montanhas. E nós nunca perdemos a fé, um do lado do outro, para que pudéssemos nos sustentar de pé e chegar até aqui e ver reconhecido nosso mandato popular construído e conquistado legitimamente nas urnas em 2020”, afirmou o vice-prefeito, Paulo Mustrangi.

Bomtempo dá posse ao novo secretariado

Em solenidade realizada na sede da prefeitura, o prefeito e o vice, deram posse, no início da noite deste sábado (18), aos novos integrantes do primeiro escalão do governo municipal. Até o fechamento desta edição foram divulgados os seguintes:

Secretária-chefe de Gabinete: Luciane Bomtempo;
Secretário de Saúde: Marcus Curvelo;
Secretária de Educação: Adriana de Paula;
Secretário de Obras, Habitação e Regularização Fundiária e Serviços, Segurança e Ordem Pública (SSOP): Paulo Mustrangi;
Secretário de Fazenda: Paulo Roberto Patuléa;
Secretário de Administração: Ramon Mello;
Procurador-geral do Município: Miguel Barreto;
Controlador-geral do Município: Thiago Gibrail;
Coordenador de Planejamento Estratégico: Thiago Damaceno;
Secretária de Assistência Social: Karol Cerqueira;
Secretário de Defesa Civil: Gil Kempers;
Diretora-presidente do Instituto Municipal de Cultura: Diana Iliescu;
Diretora-presidente da Turispetro: Silvia Guedon;
Diretor-presidente da Comdep: Leonardo França;
Diretor-presidente da CPTrans: Jamil Sabrá;
Diretor-presidente do Inpas: Claudinei Portugal;
Coordenador de Comunicação Social: Philippe Fernandes