Petrópolis abre no dia 2 de dezembro o primeiro grande evento do calendário oficial do município com programação presencial desde março de 2020, quando começou a pandemia: o Natal Imperial 2021, que, pela primeira vez, é resultado direto da união de esforços entre poder público, iniciativa privada e o terceiro setor. Nesta segunda-feira (22), Prefeitura de Petrópolis, Fecomércio RJ (por meio do Sesc RJ), a Dellarte e a CLARO anunciaram, junto do Governo do Estado, com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC), detalhes da parceria inédita para garantir a petropolitanos e turistas momentos mágicos. O Natal Imperial 2021 e o Natal Sesc 2021 terão programação até 9 de janeiro. Todas as atrações são gratuitas.
A programação completa do Natal Imperial foi apresentada pelo prefeito Hingo Hammes, o secretário estadual de Turismo, Gustavo Tutuca, o secretário especial de Relações Intermunicipais do Estado, Adenilson Honorato, a diretora presidente da Dellarte, Myrian Dauelsberg, o CEO da Dellarte, Steffen Dauelsberg, e representantes da CLARO, patrocinadora oficial do evento, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio. Ao lado deles estava o diretor de marketing da Fecomércio RJ, Eber Moura, que apresentou, junto das autoridades municipais e do presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Petrópolis (Sicomércio), Marcelo Fiorini, a programação na cidade.
“Será um Natal diferente, sem dúvida. Esta união que estamos promovendo é o que buscamos no dia a dia. Desde março do ano passado vivemos muita coisa. Foram dias muito difíceis, de perdas, de esforços que, muitas vezes, foram além do que achávamos que poderíamos aguentar, mas chegamos aqui, ao momento que estamos vivendo hoje. A vacina nos proporcionou isso. Esperamos que todos, moradores e turistas, se lembrem do verdadeiro espírito do Natal e aproveitem esta programação, que é resultado do trabalho de muitas mãos”, enfatizou o prefeito Hingo Hammes.
Programação será custada por patrocínio
O prefeito anunciou que o Natal Imperial terá programação 100% custeada por patrocinador, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio. Além disso, a Fecomércio, por meio do Sesc, também se juntou ao governo municipal, garantindo programação no Parque Municipal, em Itaipava. O Sesc-RJ também vai garantir iluminação e decoração natalina em oito pontos da cidade, incluindo o Sesc Quitandinha, os pórticos do Quitandinha e do Bingen, o Senac Petrópolis, a Praça Dom Pedro, o CEFET e as ruas Teresa e 16 de Março.
Até 9 de janeiro, serão 39 dias de evento, com mais de 400 horas de programação. Serão mais de 300 atrações e mil artistas em cena, em 18 locais diferentes, incluindo tanto o Centro quanto outros distritos. Será possível prestigiar 12 concertos de orquestras, 15 concertos de corais e, ainda, a Caravana Natalina, com músicos que vão percorrer bairros da cidade em cima de um trio elétrico. Juntos, Natal Imperial e Natal Sesc vão gerar mais 900 empregos diretos e indiretos, movimentando mais de R$ 200 milhões na economia da cidade.
O Natal Imperial 2021
O Natal Imperial será aberto no dia 2 de dezembro e tem programação até 9 de janeiro. É realizado pela Prefeitura, o Governo do Estado (por meio da Lei de Incentivo à Cultura), a Dellarte e a CLARO (patrocinadora oficial do Natal Imperial 2021). Toda a programação, que será realizada tanto no Centro Histórico, quanto nos distritos, será gratuita.
"É uma grande alegria ter ajudado a construir esta inédita parceria entre os governos estadual e municipal, o terceiro setor e a iniciativa privada, viabilizando uma extensa programação de qualidade para públicos de todas as idades, celebrou Steffen Daueslberg, CEO da Dellarte.
"A Claro tem orgulho em unir forças com os petropolitanos e apresentar o Natal Imperial 2021. Um festival democrático, gratuito e celebra a união em um momento de retomada. Os últimos anos nos mostrou, principalmente, que as pessoas precisam estar no centro dessas mudanças. E entendemos que o Natal Imperial passa justamente essa mensagem", disse Gabriela Derenne, diretora regional da Claro.
Presidente do Instituto Municipal de Cultura, Charles Rossi lembrou que o trabalho para organização da programação nunca foi tão democrático. Artistas foram chamados por meio de um edital para que apresentassem seus projetos. “O resultado foi uma programação que privilegia artistas locais, valorizando a produção da cidade”, destacou.
Marcelo Fiorini, presidente do Sicomércio, disse que "esse Natal veio para mostrar a união dos setores em prol da cidade. Viemos de um momento muito dificil para economia local. Visando o fortalecimento do setor de bens e serviços e comércio a Fecomércio, atraves do Sesc RJ, o presidente Antonio Queiroz nos deu carta branca para promover um Natal grandioso para Petrópolis. E o mais importante, com foco na valorização do comércio local que é um dos setores que mais empregam e geram renda no município."
Entre os destaques da programação deste ano estão os shows do padre Omar Raposo com “Sucessos do Rei” na abertura do evento, além de Danilo Caymmi no dia 4 de dezembro e de Pretinho da Serrinha, no dia 1º de janeiro, abrindo o ano com muita animação. As orquestras de Barra Mansa, Orquestra Sinfônica Mariuccia Iacovino, da Maré e OSB (Octeto de Cordas) também estarão presentes, além de artistas locais, como Gustavo Tibi - participante do The Voice Brasil no ano passado - Tribo de Gonzaga, Banda Sambalanço, entre outros.
Um dos pontos altos da programação será nos dias 22 e 23 com o balé O Quebra-Nozes, apresentado pela CIA BEMO/TMRJ e solistas convidados do balé do Theatro Municipal, no Teatro Mecanizado do Quitandinha. Já no palco da Praça da Liberdade, o Studio DNA apresentará sua criação inédita “Um Natal Espetacular” no dia 9 de janeiro. O Concerto de Natal do Coral Integração (composto da junção de 18 corais da cidade) e a peça teatral Auto de Natal, sucesso em anos anteriores, também estão confirmados.
O município também confirmou a iluminação das principais ruas do Centro da cidade e uma árvore de Natal com 35 metros de altura na Praça da Liberdade. Também haverá iluminação e decoração especial em Itaipava, na Estrada União e Indústria. No Centro, o Túnel de Luz, que será montado na Rua 16 de Março, também dará um charme ainda mais especial ao Natal Imperial.
Diariamente também haverá o Show do Acendimento, momento em que as luzes da cidade serão acionadas. Será feito por artistas caracterizados, todos os dias, às 18h, na Praça da Liberdade. Nesta edição haverá, ainda, a Casa do Papai Noel, que será montada na Prefeitura – no anexo do Palácio Sérgio Fadel, na Avenida Koeler, onde funciona a Casa dos Conselhos Municipais.
Pelas ruas do Centro Histórico e dos bairros ocorrerá a Caravana Natalina, espetáculo musical itinerante. Já no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) da Posse acontecem shows com o Coral da Igreja Luterana, no dia 11, e da Lyra Voncantem, no dia 18. Em Nogueira e em Pedro do Rio, a banda marcial Frei Aniceto se apresenta nos dias 5 e 17, respectivamente. O Concerto de Natal dos Corais acontece na Igreja Nossa Senhora de Lourdes no dia 18, em Araras.
A programação completa já está disponível no site oficial do evento (www.natalimperial.com.br) e será disponibilizada também no site da Prefeitura (www.petropolis.rj.gov.br).