(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente) |
A fala da convidada é baseada em seu artigo “A trajetória de um leque: suas histórias e seus lugares”, produzido para “Anuário do Museu Imperial – nova fase” (2020). A publicação está disponível gratuitamente para download no site da instituição, através do link: https://museuimperial.museus.gov.br/anuario/
Fátima Argon foi pesquisadora do Museu Imperial entre 1980 e 2018. Atualmente, é responsável pelo Arquivo Tristão de Athayde do Centro Alceu Amoroso Lima para a Liberdade/Universidade Candido Mendes. Também é presidente do Instituto Histórico de Petrópolis e vice-presidente da Academia Petropolitana de Letras. É coautora do livro “Alegrias e tristezas: estudos sobre a autobiografia de D. Isabel do Brasil”, publicado pela Editora Linotipo em 2019.
A primeira parte do evento “Isabel Christina: 175 anos” foi exibida na tarde de ontem, terça-feira, 27 de julho, e trouxe um bate-papo de Leandro Garcia (Área de Pesquisa do Museu Imperial) com a historiadora e escritora Mary Del Priore sobre "Poder, gênero e o feminino no século XIX”. A transmissão está disponível no canal do MIMP no YouTube.