segunda-feira, 19 de julho de 2021

Aluno do ensino público de Pernambuco aos 20 anos é aprovado em 9 universidades dos EUA


A infância pobre e as dificuldades financeiras na adolescência não impediram o estudante pernambucano Fred Ramon dos Santos, 20, de alcançar seu sonho: estudar nos Estados Unidos. Depois de cursar os ensinos fundamental e médio em unidades públicas, ele foi aprovado em nove universidades norte-americanas.

Depois de cursar os ensinos fundamental e médio em unidades públicas, ele foi aprovado em nove universidades norte-americanas. O jovem garantiu vaga na ASU e na University of Arizona, no Arizona; na Manhattanville College e na Adelphi University, em Nova York; também na University of La Verne e na Whittier College, ambas na Califórnia; foi aceito na Florida Tech e na Stetson University, que ficam na Florida; além da Temple University, localizada na Pensilvânia.

Entre elas, já fez sua escolha. Em agosto, viaja para Los Angeles, na Califórnia, onde vai estudar Ciência da Computação e Estudos Globais na Whittier College. "Escolhi a Whittier College porque foi a faculdade que me deu a maior bolsa de estudos", conta.

"Em Los Angeles, posso pôr em prática um projeto de articulações com órgãos americanos que se abrem para levar programas de capacitação e financiamento para pequenos e médios negócios para famílias desempregadas em comunidades de baixa renda em Pernambuco e no Nordeste."

Fred traçou uma estratégia para alcançar seu desejo. Começou a liderar projetos extracurriculares. "As universidades estadunidenses dão muito valor ao que você é fora das aulas. Por isso, desde os 16 anos, participo de movimentos sociais. As seleções levam esses trabalhos muito em consideração", disse.

Durante a pandemia, Fred se preparou para o vestibular americano e para alcançar a média em provas de inglês. "Consegui ficar acima da média. Me disseram que eu tinha que tirar no mínimo 95. Tirei 105 dos 160 pontos totais", afirmou.






Fonte: UOL