Usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de São João da Barra vão passar a contar com um sistema informatizado para marcação de consultas e exames por SMS e também terão acesso a um aplicativo que vai permitir o acompanhamento de suas solicitações junto à Secretária Municipal de Saúde. Os dois módulos foram apresentados na tarde desta terça-feira, 27, pelo secretário municipal de Saúde, Sávio Saboia, em reunião com administradores das unidades de saúde pública e enfermeiros do município. A reunião, realizada no Ciep Municipalizado 265 Professora Gladys Teixeira, contou com a presença da prefeita Carla Machado.
A informatização já funciona para o sistema de gestão da Secretaria e os dois novos projetos estendem o processo para os usuários. Os profissionais de saúde já estão começando a atualizar nos cadastros os números dos telefones dos usuários e a previsão é que os primeiros testes comecem em 30 dias. A atualização, explica Sávio, será feita nas unidades e visitas domiciliares pelos agentes de saúde.
“Não é preciso que o usuário vá à unidade somente para atualizar o cadastro, porque faremos quando o usuário for acessar algum serviço de saúde ou pelo próprio aplicativo”, orienta o secretário, que prevê a implantação total do sistema de marcação por SMS em seis meses. “Até lá vamos manter o sistema tradicional ao mesmo tempo em que fazemos a migração”.
O segundo módulo, do aplicativo chamado Meu E-SUS, deve começar a fase de testes em 60 dias. A Prefeitura fará uma campanha de divulgação para que os usuários baixem a ferramenta digital nos seus celulares. “É um sistema bastante funcional e simples, que vai proporcionar aos usuários do SUS o acompanhamento do histórico de suas solicitações e também o acesso aos serviços de saúde pública do município”, explica Sávio.
Junto com as novas plataformas tecnológicas também será lançado um credenciamento público para empresas de exames de imagem, o que permitirá o aumento da oferta do serviço aos cidadãos sanjoanenses.
A prefeita Carla Machado participou da reunião e agradeceu aos profissionais de saúde pelo trabalho, destacando o enfrentamento à pandemia da Covid-19. “Estamos enfrentando momentos difíceis e sabemos que não somos perfeitos, mas cada um de nós tem uma missão. E esse comprometimento, respaldado na união e no amor, é a ferramenta essencial para promover o bem-estar da nossa gente”.