Em novo decreto publicado na edição suplementar do Diário Oficial do Município, na tarde desta sexta-feira (16), a Prefeitura de Campos manteve a fase vermelha (nível 5 do Plano de Retomada das Atividades Econômicas e Sociais no Município), mas flexibilizou alguns pontos do antigo decreto, como a abertura de bares e restaurantes. Os estabelecimentos podem abrir de segunda a sexta-feira, até 22h, desde que cumpram todos os protocolos de saúde. As mesas deverão respeitar o número máximo de seis pessoas sentadas e respeitado o distanciamento social. Não será permitida a permanência de pessoas em pé no estabelecimento e nem o funcionamento do modelo self-service e/ou buffet, tendo em vista o alto risco de contaminação. Veja AQUI o decreto completo.
O decreto entra em vigor a partir de segunda-feira (19) e tem validade até o domingo seguinte (25). Shoppings centers poderão funcionar das 10h às 20h de segunda a sexta-feira, ficando permitidas as atividades da praça de alimentação e dos quiosques de venda de alimentos. Academias e similares podem funcionar das 6h às 22h, de segunda a sexta-feira, com uso obrigatório de máscara, álcool 70%, entre outros protocolos “Regras da Vida”.
Continua vedada a presença e o trânsito em vias e equipamentos públicos entre as 23h da noite e às 5h da manhã, exceto dos profissionais que atuam em serviços essenciais ou em situações de emergência. Também se mantém proibida a permanência na areia da praia, em cachoeiras, lagoas e rios, incluindo prática de esporte, banho e qualquer atividade econômica nestes locais.
Crianças menores de 10 anos não poderão entrar em estabelecimentos liberados para funcionar, como farmácias (24 horas) e os que comercializem alimentos, como mercados e supermercados. A próxima reunião virtual do Gabinete de Crise Covid-19, criado pelo Decreto nº 002/2021, para reunião virtual, será na próxima sexta-feira (23), às 9h, para informações e novas ações a serem implementadas. Campos já vacinou mais de 70 mil pessoas e abriu novos leitos para o tratamento de Covid, este ano, mas continua contando com a conscientização da população, fundamental para que a doença não se propague.
Segundo a Prefeitura de Campos, as medidas de flexibilização foram possíveis graças à abertura de novos leitos no município e a redução da velocidade de entrada de pacientes vítimas de Covid nas unidades de saúde, resultado das três semanas de restrição.
“Tem sido uma dificuldade muito grande adquirir esses leitos, com o Brasil todo disputando equipamentos, insumos. Até domingo deverão ser abertos mais 10 leitos de UTI e mais 20 leitos de clínica médica no Centro de Combate e Controle ao Coronavírus (CCCC), na Beneficência Portuguesa”, informou o Vice-Prefeito Frederico Paes, durante reunião do Gabinete de Crise Covid-19, que aconteceu na manhã desta sexta-feira (16). Logo cedo, durante o encontro do grupo, já havia sido descartada a hipótese de lockdown total durante os fins de semana na cidade.
Manifestação
Na última quarta-feira (14), donos de bares e restaurantes organizaram um protesto pedindo a reabertura dos estabelecimentos. Eles se concentraram em frente à sede da prefeitura e seguiram pela Avenida 28 de Março até a casa do prefeito Wladimir Garotinho.
Fonte: Terceira Via | Secom