(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente) |
O aumento do número de internação de crianças e jovens colocou o Gabinete de Crise em estado permanente de alerta, com adoção de novas medidas de restrição e de enfrentamento da pandemia. Durante reunião na sede da Prefeitura, o vice-prefeito Frederico Paes apresentou o cenário com agravantes, como a evolução da taxa de ocupação dos leitos de UTI, que chegou a 50% no domingo (07), o aumento do número de casos em março e o risco da variante inglesa. Nesta terça-feira, o Diário Oficial do município traz novas restrições, entre elas, o adiamento do retorno às aulas no ensino híbrido, que estava previsto para esta segunda-feira (08), e mudanças que atingem o comércio campista.
“O nosso empenho é para evitar que Campos viva a mesma tragédia pela qual passa o Brasil. É preciso a colaboração de todos. Por estar em situação menos desconfortável do que o país, isso não nos permite relaxar com as medidas.
Em relação ao comércio em geral, o subsecretário destacou punições mais severas para estabelecimentos que promovam aglomerações. "Nós fizemos algumas modificações para que possa reduzir as aglomerações, ter mais punição para as pessoas que não respeitam as medidas e principalmente para os estabelecimentos que promovem as aglomerações. Cancelamento e multa para todos os estabelecimentos que favorecem as aglomerações e o não uso de máscaras, entre outras medidas", disse.
A partir desta quinta-feira (11), bares, restaurantes e similares funcionarão até 21h. Redução para 30% do fluxo de pessoas em lojas em shoppings, comércio em geral, com controle na entrada, tendo a cobrança de uso de máscara das lojas e demais dispositivos sob pena de multas e cassação de alvará. Está suspenso o funcionamento de cinemas em Campos, música ao vivo com até duas pessoas, assim como comemorativos e buffet.
Ainda segundo o decreto, estão proibidos os eventos culturais e em dispositivos da Fundação Cultural Jornalista Osvaldo Lima. O fluxo de pessoas em academias, clubes e igrejas será reduzido para 30%. Está proibida a prática de esportes coletivos em dispositivos particulares e públicos. Adiamento do início das atividades escolares no sistema híbrido. Os dispositivos terão 48h horas para iniciar as mudanças antes das fiscalizações.
Fonte: Folha da Manhã