domingo, 7 de fevereiro de 2021

Dica de Livros - O Duelo: Churchill x Hitler : 80 dias cruciais para a Segunda Guerra Mundial

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)

Este livro é um relato fiel dos 80 dias do duelo travado em 1940 entre Adolf Hitler - na iminência de uma vitória absoluta - e Winston Churchill - ameaçado de ver a Inglaterra invadida e a guerra perdida. Desse duelo dependeram a Segunda Guerra Mundial e o destino do mundo.

O historiador John Lukacs, um húngaro exilado na Inglaterra, um especialista na Segunda Guerra Mundial, atribuiu à inflexível oposição do então primeiro-ministro britânico Winston Churchill contra Hitler, o fato dos valores morais ocidentais terem sobrevivido à grande hecatombe de 1939-1945. Entre as datas de 10 de maio e 31 de julho de 1940, durante 80 dias, travou-se um verdadeiro duelo entre aquelas duas personalidades, fazendo com que a tenaz resistência de Churchill a qualquer tipo acordo ou tratado com Hitler, terminasse por forçar o Führer nazista a cometer o grande erro da sua carreira, invadir a URSS para lá ser definitivamente derrotado.

“Senhores, a ofensiva contra as potências ocidentais começou.” Estas foram as palavras de Adolf Hitler a seus subordinados no dia 10 de maio de 1940. Seu plano era, invadindo os Países Baixos, chegar à França e, então, à Inglaterra. No mesmo dia, Churchill assumia o cargo de primeiro-ministro da Grã-Bretanha. Esse é um relato fiel dos 80 dias do duelo travado em 1940 entre Adolf Hitler – na iminência de uma vitória absoluta – e Winston Churchill – ameaçado de ver a Inglaterra invadida e a guerra perdida. Durante esses dias, apenas Churchill se colocou no caminho de Hitler para impedir que ele ganhasse a guerra. Desse duelo dependeram a Segunda Guerra Mundial e o destino do mundo. “Este poderoso estudo nos lembra - e é bom que o faça - quão perto Hitler esteve da vitória em 1940. (...) Um estudo impressionante (...) [escrito] com elegância e brilho.” Peter Stansky, New York Times “Um livro magistral – magistral no retrato que traça dos protagonistas e na compreensão geral do duelo de morte que eles travaram; magistral, acima de tudo, na crônica viva e cheia de suspense dos oitenta dias mais importantes do século XX.” Geoffrey Ward, historiador, ex-editor do American Heritage Magazine.

Irei postar toda a semana excelentes dicas de livros, que já li ou estando lendo, com você, pois a " falta de conhecimento é muito perigoso", Basil Brown.