domingo, 28 de fevereiro de 2021

Dom Pedro II: o mais humilde e culto dos Imperadores


Desde muito cedo, o imperador Dom Pedro II elegera, como credo pessoal, a filosofia de que quanto maior a grandeza de uma alma, mais profunda deveria se tornar a sua humildade. Assim, muitos historiadores apontam que, entre tantas outras virtudes, seu reinado teve como marca a modéstia e a humildade.

Grande parcela de seus súditos era imensamente mais rica do que ele. Na corte, havia, ainda, residências mais confortáveis e luxuosas que a do imperador, destinadas a cientistas, artistas e intelectuais. Dom Pedro II, contudo, não exigia para si mais do que sua escrivaninha e seus livros, gosto que desenvolveu logo cedo.

Tal fato foi documentado por diversas personalidades ao longo de seu reinado, como na ocasião em que um diplomata francês, em visita ao Brasil em 1842, descobriu Pedro, então com 17 anos, mergulhado na leitura de Platão. Em 1847, o escritor português Alexandre Herculano escreveria: “É geralmente sabido que o jovem imperador do Brasil dedica todos os momentos que pode salvar das ocupações materiais de chefe de Estado ao culto das letras.”

Tinha, o imperador, pois, nas ciências e na literatura as mais agradáveis ocupações do trono. Sua bússola moral, sem dúvida, foi a busca pelo conhecimento, com vistas a arrebanhar novas tecnologias para o Brasil, o que colocava em prática sempre que se ausentava do país. Procurava perguntar sobre tudo, mantendo-se informado sobre todos os assuntos.

Nesse requisito, sem dúvida, todas as suas viagens foram coradas pelo mais absoluto sucesso. Na França, procurou pelo cientista Louis Pasteur e o escritor Victor Hugo. Em Roma, após ser recebido pelo Papa Pio IX, foi se encontrar com o romancista Alessandro Manzoni.

Sempre tido como o mais acessível e humilde dos líderes, na Europa, os modos simples de Dom Pedro II desgostaram e escandalizaram a aristocracia. Um monarca que valoriza mais a companhia de um ficcionista boêmio à de Sua Santidade?

Todavia, Dom Pedro II seguia firme em seu propósito de travar contato com as mais proeminentes mentes de seu tempo, não importando seu status dentro da sociedade. Em Portugal, abandonou compromissos de Estado para visitar Camilo Castelo Branco, um grande escritor que caíra em desgraça quando o infortúnio o arrastou à sarjeta.

Em 1876, nos Estados Unidos, sua simplicidade fascinou os burgueses práticos e republicanos. O New York Herald, jornal escalado para cobertura de sua viagem, haveria de estampar em suas páginas: “muitos republicanos de Nova York teriam sido mil vezes menos acessíveis que Sua Majestade, o imperador do Brasil.”

De fato, a admiração despertada nos norte-americanos foi tão grande que se apressaram em tomar posse do brilho do personagem, homem prático e empreendedor, alcunhando-o de o Imperador Ianque ou ainda de o nosso Imperador Americano.

Nos artigos da já tradicionalmente crítica imprensa dos Estados Unidos, as palavras sobre Dom Pedro II são só elogios: “Confessamos que nos dá orgulho o nosso imperador americano ao fazer tanta coisa. Viaja sem ruído nem cerimônia. Vai ao fundo de cada questão. Vê tudo o que é possível ver. Não desperdiça tempo com Secretaria de Estado ou títeres de gabinete. Corre para assistir um espetáculo de Shakespeare; daí passa a ver como é feito um grande jornal e, ao amanhecer do dia seguinte, entra na igreja como um bom cristão.” Disse ainda o artigo do New York Times: “Se não fosse rei, daria um grande repórter.”

Mais tarde, escreveria um repórter do Washington Post: “Dom Pedro volta para o Brasil conhecendo os Estados Unidos melhor do que dois terços dos membros do Congresso.”

Uma caricatura da época, que ironiza esse interesse pelos intelectuais, talvez seja a mais autêntica síntese de quem foi Dom Pedro II do Brasil. A ilustração mostra o imperador chegando a um país estrangeiro e imediatamente perguntando ao seu presidente: “Onde estão os seus sábios?”






Fonte: Aventuras na História

Restaurante Aquarius está em fase final de obras de sua casa nova em Campos

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)

O restaurante Aquarius, que tem uma das melhores carnes da cidade, está em fase final de obras em sua nova casa, que ficará próxima da antiga, se instalando agora na Avenida Nilo Peçanha, ao lado da Secretaria de Obras e em frente à Usina do Queimado.

As novas instalações buscarão trazer mais conforto para os clientes, com três ambientes, sendo um deles completamente climatizado; um aberto, como no atual restaurante; e outro com opção de ser reversível, podendo ser climatizado ou aberto em dias mais frescos. A não climatização era, no meu ponto de vista, a carência da operação atual.

A mudança está prevista para ocorrer já entre 10 e 15 de março. O novo imóvel tem aproximadamente 480 m² de terreno e o restaurante foi construído em 2 pavimentos, sendo o 2º andar destinado somente ao estoque. Haverá espaço kids e será incluída no cardápio a pizza.

O projeto é dos arquitetos David e Bruna Fernandes. Uma nova logo foi criada (confira acima) para o Aquarius Steak House, comandado de forma competente por Leonardo Ongaratto. O restaurante faz parte do mesmo grupo do Bento, dirigido também de forma competente por Juliana Ongaratto. Ambos têm ao seu lado no comando a matriarca da família, Rita Ongaratto.

Que tenham sucesso na nova casa e continuem com o bom serviço e boas carnes!








Fonte: Blog Ponte de Vista

Moradores de Araraquara (SP) relatam falta de comida, preços altos e miséria após início do lockdown


Há quase uma semana, o simples ato de comprar um pão se tornou uma odisseia para a fisioterapeuta Elisabete Ramos, moradora de Araraquara, no interior de São Paulo. A cidade, que está em lockdown desde o dia 21 de fevereiro por causa da lotação dos leitos de UTI com contaminados pela Covid-19, estendeu a medida até o próximo domingo e, até esta sexta-feira, 26, não estava permitindo a abertura de supermercados, que deveriam funcionar apenas no esquema de delivery. Na quarta e na quinta-feira, redes maiores de atacados que atendiam a cidade já anunciavam o atraso de entregas ou a pausa no recebimento de pedidos por causa da alta demanda daqueles que queriam estocar alimentos. Nos estabelecimentos menores, alguns não conseguiam mais receber de fornecedores, o que criou um efeito dominó no suprimento dos moradores. “Aqui no bairro tentei comprar pão, perguntei se eles vão abrir para receber pedidos e a dona da padaria falou que estava sem estoque porque nem os fornecedores dela podiam trabalhar para fornecer os produtos pra ela produzir”, afirma a moradora do bairro Jardim Universal.

Enquanto alguns mercados menores não têm como fornecer, outros, que não tinham sistema de distribuição para residências em larga escala, tiveram dificuldades logísticas de cumprir com os pedidos. Nos perfis dos supermercados nas redes sociais, é possível ver prazos de entrega que datam de dois ou três dias, assim como locais que suspenderam todos os pedidos porque não tinham capacidade de lidar com o excesso de demanda. Segundo Marcelo Santana, que tem gastado suas reservas financeiras após perder o emprego no início da pandemia, alguns estabelecimentos também estão exigindo uma compra mínima de R$ 50 ou R$ 80, o que impede que os clientes adquiram produtos individuais, como pão e leite, por exemplo.

Alguns lojistas afirmam que essas rusgas no fornecimento dos comércios são fruto do pouco tempo para se preparar quanto ao lockdown. De acordo com relatos, comerciantes foram pegos de surpresa com o fechamento total das lojas físicas e a permissão para fazer apenas delivery. “Se ele [prefeito] tivesse conversado com essas instituições antes, essas instituições tinham se programado, se organizado, falado: ‘poderemos fazer x entregas por dia, seus pedidos vão entrar numa sequência de produção’. Eles pegavam os funcionários lá dentro e separavam para a parte de preparação de alimentos, algo que o pessoal de supermercado está reclamando muito. Isso teria ajudado a dar certo”, afirma o empresário Alexandre Cruz, que desde o início da pandemia se juntou com centenas de empresários da região para articular formas de ajudar o município diante da crise da Covid-19. “Um cliente me ligou e eu levei comida para ele. Ele está acostumado a pedir comida todos os dias e falou: ‘eu não tenho mais o que comer. Eu fiz um pedido, ia abrir quarta, mas cadê vocês?’. Minha esposa cozinhou, desinfectamos tudo e levamos até ele, chorando. Um senhor, sozinho”, afirma Cruz. Já para os menos afortunados, a fome se manifesta nas ruas. “Se você andar no centro de Araraquara, você não reconhece mais a cidade. As pessoas estão no semáforo desesperadas pedindo comida. Isso virou um problema humanitário”, relata Marcelo Santana. A prefeitura da cidade foi procurada pela equipe da Jovem Pan diversas vezes para se posicionar, mas não houve retorno até o fechamento desta reportagem.








Fonte: Jovem Pan

População protesta em frente a casa do governador contra lockdown no DF


Um grupo de manifestantes se reuniu no final da manhã deste domingo, 28, em frente à casa do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), para protestar contra o lockdown (fechamento). Na noite de sexta-feira, um decreto do governo suspendeu o funcionamento de estabelecimentos comerciais e atividades consideradas não essenciais a partir deste domingo. O objetivo é conter o avanço da covid-19.

Os manifestantes - alguns deles sem máscaras - carregavam faixas e bandeiras do Brasil perto da casa de Ibaneis, no Lago Sul, região nobre de Brasília. Uma das faixas dizia: "Não suportamos outro lockdown". Algumas pessoas vestiam verde e amarelo, cores que têm identificado manifestantes favoráveis ao governo do presidente da República, Jair Bolsonaro, mas muitas usavam camisas escuras. Houve gritos de ordem e pedidos como "queremos trabalhar" e "eu não vou fechar". Policiais militares se mantinham em frente da casa, fazendo a segurança.

O Distrito Federal é uma das unidades da Federação que, nos últimos dias, elevaram as medidas de restrição para o comércio. O movimento é uma reação ao aumento da ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) em várias regiões, em um momento em que a vacinação ainda não deslanchou.

Dados do Ministério da Saúde mostram que no Distrito Federal 295.615 pessoas já se contaminaram com a covid-19, ou 9,8% da população. Deste total, 4.831 pessoas morreram (1,6% dos contaminados).

Na quinta-feira, o governador já havia decidido restringir o funcionamento dos estabelecimentos comerciais das 20 horas às 5 horas. Na sexta-feira, porém, com os leitos de UTIs específicos para pacientes de covid-19 com 98% de ocupação, Ibaneis decidiu intensificar as restrições.

Inicialmente só foram autorizados a manter o funcionamento no Distrito Federal supermercados, hortifrutigranjeiros, mercearias padarias, postos de combustíveis, farmácias, hospitais, clínicas e consultórios médicos e odontológicos, laboratórios, clínicas veterinárias, comércio atacadista, lojas de conveniência e minimercados em postos de combustíveis exclusivamente para a venda de produtos; serviços de fornecimento de energia, água, esgoto, telefonia e coleta de lixo; lojas de material de construção; igrejas e templos religiosos.

No sábado, no entanto, diante da pressão de vários setores, o governador flexibilizou um pouco as regras, estendendo a permissão de funcionamento para outros segmentos, como toda a cadeia do segmento de veículos automotores, agências bancárias, lotéricas, correspondentes bancários, bancas de jornal e revistas, escritórios de profissionais autônomos, lavanderias, cartórios, hotéis, óticas, papelarias, zoológico, parques ecológicos, recreativos, urbanos, vivenciais. Todo o resto será fechado, incluindo as escolas da rede privada, que já haviam retomado as aulas presenciais. O lockdown a princípio será até o dia 15 de março.

Empresários do comércio vinham desde sábado se mobilizando para este protesto contra Ibaneis. A reclamação é de que, com as lojas fechadas, uma nova onda de falências e demissões pode atingir o Distrito Federal.

Presente à manifestação, a deputada federal Bia Kicis (PSL-DF), apoiadora de Bolsonaro, discursou contra o lockdown na capital federal.

"Nós somos pela liberdade, pela liberdade de pensamento, pela liberdade de expressão, pela liberdade de trabalhar, de cuidar dos nossos filhos", afirmou a parlamentar. "Nós temos que defender o homeschooling (ensino em casa), a volta das crianças para a escola, temos que defender o emprego", acrescentou.

Dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia, mostram que no ano passado 11.353 postos de trabalho com carteira assinada foram fechados no Distrito Federal. Entre os entes Federativos do Centro-Oeste, o Distrito Federal foi o único a apresentar fechamento líquido de vagas de emprego. Em todo o País, apenas o Rio de Janeiro apresentou números piores, com o encerramento de 127.155 postos.







fonte: Terra

Adolescente de 15 anos morre em colisão entre veículos na BR 101

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)

Um colisão entre uma motocicleta e um carro deixou uma adolescente de 15 anos morta e feriu outras duas pessoas no início da manhã deste domingo (28), no Km 67 da BR 101, próximo ao Shopping Estrada, em Campos.

Viaturas do 5º Grupamento de Bombeiros Militares foram acionadas e, de acordo com informações concedidas pela corporação, a adolescente morreu à caminho do Hospital Ferreira Machado (HFM), para onde as outras duas vítimas também foram socorridas.







Fonte: Folha da Manhã

São João da Barra encerra barreira sanitária nesta segunda-feira (29)


A Prefeitura de São João da Barra vai suspender as barreiras sanitárias da BR-356, na chegada de Barcelos, e de Cazumbá, no quinto distrito, a partir desta segunda-feira (1). De acordo com a prefeitura, a decisão foi tomada após estudo técnico da Secretaria Municipal de Saúde que aponta para a redução dos casos de Covid-19.

Em nota, a prefeitura de SJB explicou que com o fim da temporada de verão, a tendência é que a situação siga controlada, "em função do menor número de pessoas circulando no município, mas o monitorando continua e em 15 dias haverá nova avaliação sobre o impacto da retirada das barreiras".

- O estudo, datado do último dia 25, destaca que medidas mais restritivas foram necessárias durante o período de verão e carnaval - explicou a secretaria de comunicação do município. A barreira da BR-356 chegou inclusive a ser interrompida por determinação da Polícia Rodoviária Federal, mas a Prefeitura recorreu à Justiça e conseguiu uma liminar para retomar o trabalho.

O número de novos casos positivos da doença se mantém decrescente há três semanas e houve também queda nos atendimentos das unidades de emergência, call center e centro de triagem. A quantidade de pacientes sintomáticos para agendamento de testes rápidos e RT-PCR também apresentou queda.

Eles ressaltaram, entretanto, que: "Mesmo com o fim das barreiras, São João da Barra segue com as ações de prevenção e combate à Covid-19. Um novo decreto será publicado nesta segunda-feira, atualizando as medidas que têm permitido o controle da pandemia no município".








Fonte: Folha da Manhã

sábado, 27 de fevereiro de 2021

Duas pessoas ficam feridas em Petropólis após carro cair dentro do rio no Centro


Duas pessoas ficaram feridas em um acidente de trânsito, na manhã deste sábado (27), no Centro de Petrópolis. Por volta das 07h15 um veículo caiu dentro do rio após o condutor perder o controle da direção, na Rua Washington Luiz, no Centro de Petrópolis. O acidente ocorreu próximo a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e encaminharam as vítimas para o Hospital Santa Teresa (HST). O estado de saúde e a identidade dos envolvidos não foram divulgados.

Na noite de sexta-feira (26), desta vez na subida da Serra de Petrópolis um Ford Ka preto capotou e interditou parcialmente a BR-040. O acidente ocorreu na altura do km 85, na pista sentido Juiz de Fora. Equipes da Concer - concessionária que administra a rodovia - foram acionadas e prestaram socorro às vítimas.








Fonte: Diário de Petrópolis

Polícia Militar frustra assalto à loja Terramar e prende dois suspeitos

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)

A Polícia Militar, em Campos, frustrou um assalto à loja Terramar, na manhã deste sábado (27), no Centro de Campos, prendendo dois suspeitos do crime e recuperando o dinheiro que chegou a ser roubado.

O comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Luiz Henrique Monteiro informou que a equipe foi acionada e foi imediatamente para o estabelecimento comercial, que fica na avenida 15 de Novembro (Beira-Rio). Os suspeitos de 19 e 25 foram encontrados ainda dentro da loja. Eles teriam feito funcionários e clientes reféns por alguns minutos. Com os suspeitos, a polícia apreendeu um revólver calibre 32 com três munições, uma faca e recuperou o dinheiro da loja, estimado em R$ 10 mil.

Próximo ao local do assalto os policiais militares apreenderam a motocicleta usada no crime, uma Honda CG, placa LOY-0696. Os suspeitos e o material apreendido foram levados para 134ª Delegacia Policial do Centro de Campos para investigação.







Fonte: Terceira Via

Morre Regina Lúcia Boynard aos 75 anos em Campos


Faleceu hoje Regina Lúcia Boynard, aos 75 anos, no Hospital da Unimed, pela manhã, após uma parada cardíaca. Ela foi internada, há 10 dias, no referido hospital, com quadro inicial de diverticulite aguda. Após complicações Regina foi transferida para a UTI. Nesta madrugada ela sofreu uma parada cardíaca, sendo reanimada. Na segunda parada, pela manhã, ela não resistiu.

Regina Boynard dirigiu o Colégio Regina por décadas, sendo responsável pela expansão do colégio, adquirindo prédio próprio no final da década de 90 e abrindo outras unidades, chegando a ter, em seu auge, matriz e três filiais.

Regina deixa dois filhos, Fernanda e Maurício, e três netos, Manuella, Gabriela e Thor. No ambiente familiar e para os mais próximos ela era conhecida como "Catita". O velório está sendo realizado no Cemitério do Campo do Paz e o enterro está previsto para amanhã, às 11h00, no mesmo local.






Fonte: Blog Ponto de Vista

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2021

Carro desgovernado colide em veículos na fila de vacinação contra a Covid em Campos


Um acidente entre quatro carros na avenida Alberto Lamego deixou um homem, de 23 anos, ferido na manhã desta sexta-feira (26). Três automóveis que aguardavam a abertura dos portões da Universidade Estadual do Norte Fluminense (Uenf), onde acontece a vacinação contra a Covid no sistema drive-thru, foram atingidos por um Ford Escort Caravan, de cor prata, que transitava na via.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, o motorista do Escort, um jovem de 23 anos, teria perdido o controle do automóvel e colidiu contra três carros parados na fila da vacinação formada. Apenas ele se feriu e foi socorrido ao Hospital Ferreira Machado (HFM) com escoriações leves.




Fonte: Folha da manhã

Motoboys protestam contra o preço do combustível em Campos

(Foto: Ilustrativa)

Motoboys de Campos interromperam o tráfego na Avenida 28 de Março, no cruzamento com a Avenida Arthur Bernardes, em protesto contra o preço do combustível. O grupo percorreu as principais ruas da área central. Eles se reuniram em um posto de combustíveis para abastecer com apenas R$ 0,50 e ainda pediram nota fiscal.

Durante o ato, eles também aproveitaram para reivindicar o aumento na taxa de entrega e pedem que os empresários reajuste o valor, que atualmente é de R$ 50 por noite.








Fonte; Campos24horas

Carrefour reforma Makro para virar novo Atacadão em Campos

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)

A rede Carrefour iniciou as adaptações na Makro, na entrada de Campos, que estava fechada desde o ano passado. Como já noticiamos aqui, vai virar Atacadão da rede de origem francesa, que já mantém um outro na altura do quilômetro 10 em Guarus. A ideia é colocar o novo Atacadão para funcionar no final deste semestre, gerando cerca de 230 empregos diretos.







Fonte: Coluna do Balbi | Terceira Via

Filho esfaqueia pai pelas costas e é preso em Campos

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)

Filho desfere facadas nas costas do pai durante briga de família, em Campos, nesta sexta-feira (26). O caso aconteceu na rua Padre Carmelo, antiga Costinha, no Parque Corrientes. A vítima, de 51 anos, foi socorrida para o Hospital Ferreira Machado (HFM), e o filho, de 26 anos, foi preso em flagrante.

A motivação do crime não foi divulgada, mas, de acordo com informações da polícia, que durante o desentendimento o filho estaria bastante alterado e desferiu as facadas.

A vítima foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros para a unidade de saúde. No entanto, informações sobre o estado de saúde não foram divulgadas. O caso foi registrado na 134 Delegacia de Polícia do Centro.







Fonte: Folha da Manhã


Magazine Luiza vai inaugurar loja em Campos em abril


A loja Magazine Luiza, uma das empresas que mais cresceu no Brasil na última década, transformando sua dona – a empresária Luiza Trajano em uma das mulheres mais ricas do Brasil – já está instalada em Campos e começa a funcionar em dois meses. O prédio está localizado no Calçadão e está passando por uma reforma. A própria Luiza Trajano virá inaugurar a loja no final de abril.






Com informações Coluna do Balbi

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2021

Aeronave do ator Max Fercondini sofre pane no aeroporto de Campos e não decola


O ator e piloto de aeronave Max Fercondini está em Campos, não para atuar nos palcos, mas porque a aeronave em que viajava sofreu uma pane e ele não conseguiu decolar, nesta quinta-feira (25). O ator seguia de Guarapari (ES) para o Rio de Janeiro quando aterrissou no aeroporto Bartolomeu Lizandro, em Campos para abastecer. Durante a decolagem, a aeronave teve um problema no trem de pouso, saiu da pista e invadiu um gramado numa manobra do piloto para evitar um acidente.

A brigada de incêndio do aeroporto foi acionada e contribuiu para a resolução do problema, um vazamento de óleo em uma das rodas. O ator fez uma postagem em suas redes sociais contando o incidente: “Que susto, a reação que tive foi cortar o motor do avião para não acontecer coisa pior”.








Fonte: Terceira Via

Presidente do Tribunal de Justiça determina que sindicato encerre imediatamente greve no Detran


O presidente do Tribunal de Justiça do Estado do Rio, desembargador Henrique de Andrade Figueira, determinou na tarde desta quinta-feira (25) que o Sindicato dos Funcionários do Detran (Sindetran-RJ) ponha fim imediatamente à greve deflagrada na semana passada, sob pena de multa de R$ 500 mil por cada dia a mais de paralisação.

A ação foi movida pela Procuradoria Geral do Estado. Em seu despacho, o presidente do TJ afirma que o Sindetran descumpriu o dever de manter a prestação de serviços indispensáveis ao atendimento às necessidades da comunidade. Serviços como licenciamento de veículos, transferência de propriedade, renovação de habilitação e emissão de identificação civil, entre outros, são essenciais para população, pois interferem na vida e no trabalho das pessoas.

De acordo com o desembargador, o direito de greve no âmbito da administração pública deve sofrer limitações quando confrontado com o interesse público e a continuidade dos serviços públicos, para que as necessidades da coletividade sejam garantidas. Ele lembrou que, por causa da pandemia, já havia uma grande demanda reprimida pelos serviços do Detran.

Além disso, o magistrado afirmou que as reivindicações do sindicato, de progressão funcional na carreira, reajuste geral de salários e novo plano de cargos e salários implicam na criação de despesa obrigatória de caráter continuado, o que é vedado pela Lei Complementar 159/2017, que instituiu o Regime de Recuperação Fiscal dos Estados e do Distrito Federal. Pela lei, o Estado do Rio não pode aumentar despesas com pessoal “Como se observa, está presente (…) a impossibilidade de o autor aumentar despesas e o risco de lesão na ausência de serviço essencial”, escreveu Andrade Figueira, em seu despacho, determinando que o sindicato “ponha fim imediato à greve deflagrada”.

A paralisação já tem mais de uma semana e o Sindetran não cumpriu a exigência legal de manter 30% do efetivo para atendimento dos serviços essenciais, o que paralisou boa parte dos atendimentos nos postos e unidades do Detran.RJ.







*Ascom

‘Quer auxílio emergencial e a cidade tá fechada? Vai cobrar do prefeito’


O presidente Jair Bolsonaro voltou a criticar a adoção de medidas mais restritivas no combate à pandemia do novo coronavírus, mesmo em meio ao aumento do número de casos e de óbitos em diversos estados do país. Em sua transmissão ao vivo nas redes sociais, na noite desta quinta-feira, 25, o chefe do Executivo disse que os beneficiários do auxílio emergencial devem cobrar de prefeitos e governadores que têm fechado o comércio o pagamento das parcelas do programa de assistência às famílias mais vulneráveis. O governo federal condiciona o pagamento de uma nova rodada do auxílio à aprovação da PEC Emergencial, que tramita no Senado – a votação estava prevista para esta quinta-feira, 25, mas foi adiada porque não há consenso entre os líderes partidários sobre pontos específicos do relatório do senador Márcio Bittar (MDB-AC).


“Aquela política do ‘fecha tudo e vai pra casa’ é muito boa para quem tem um bom dinheiro guardado, mas para mais de 40 milhões de pessoas, obrigadas a ficar em casa, foi um desastre. Tem muita gente que quer que a gente continue com isso [o pagamento do auxílio emergencial] eternamente. Isso não é dinheiro que está no cofre, é endividamento. A população quer voltar a trabalhar. Infelizmente, um ou outro governador, um ou outro prefeito, ainda teimam em baixar decretos [com o fechamento de atividades não essenciais]. Quem quer auxílio emergencial e a cidade está fechada, vai cobrar do prefeito, do respectivo governador, já que eles querem que você fique em casa eternamente e querem mandar a conta para nós pagarmos. Isso aí não existe. Se essa política demorar muito, as consequências danosas chegam para todo mundo. Queremos a volta da normalidade”, disse Bolsonaro.


Ainda segundo o presidente, a nova rodada de auxílio emergencial deve começar em março e terá a duração de quatro meses. O valor das parcelas será de R$ 250. “Isso está sendo conversado com com os presidentes da Câmara e do Senado, porque temos que ter certeza de que o que for acertado, na ponta da linha, seja honrado por todos nós, porque nossa capacidade de endividamento está no limite. O pagamento será por mais quatro meses para ver se a economia pega de vez. A gente espera que, ao final desses quatro meses, possamos ter uma nova proposta para o Bolsa Familia. É essa a nossa intenção”, explicou.







Fonte: Jovem Pan

Câmara aprova admissibilidade de PEC sobre imunidade parlamentar

(Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil)

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 304 votos a 154, com duas abstenções, a admissibilidade da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 3/21, que restringe a prisão em flagrante de parlamentar somente se relacionada a crimes inafiançáveis listados na Constituição, como racismo e crimes hediondos.

O parecer da relatora, Margarete Coelho (PP-PI) foi designada relatora de plenário em nome da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), que ainda não foi designada. Nesta quinta-feira, haverá uma reunião de líderes partidários às 10h para tentar encontrar um maior consenso sobre o mérito da matéria. O texto está na pauta para ser votado em sessão que começa às 15h de amanhã.

Segundo a relatora, haverá algumas mudanças no texto da PEC, como as questões da inelegibilidade e as condições para a prisão em flagrante.

O texto original da PEC também proíbe a prisão cautelar por decisão monocrática, aquela tomada por um único ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), como aconteceu com o deputado Daniel Silveira (PSL-RJ), cuja prisão foi decretada inicialmente pelo ministro Alexandre de Moraes e referendada pelo Pleno da Corte.

Com a restrição imposta pela PEC, somente poderá haver prisão em flagrante nos casos citados explicitamente pela Constituição: racismo, crimes hediondos, tortura, tráfico de drogas, terrorismo e a ação de grupos armados, civis ou militares, contra a ordem constitucional e o Estado democrático e atualiza a Constituição com interpretação dada pelo Supremo de que o foro privilegiado se refere apenas a crimes cometidos durante o exercício do mandato e relacionados às funções parlamentares.







Fonte: Agência Brasil

Oura escola é invadida, pichada e material é furtado em SJB

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)

Outra escola foi invadida em São João da Barra. Desta vez, a Escola Municipal Elysio de Magalhães foi alvo de vandalismo na madrugada desta quinta-feira, 25, em Barcelos, distrito de São João da Barra.

De acordo com a polícia, uma porta foi arrombada, um sacolão foi rasgado e todo alimento foi espalhado no interior da escola, além do jardim da unidade escolar que foi destruído. Um monitor de computador foi levado. Pichações foram deixadas na parede da sala da equipe técnica.

A polícia fez buscas, mas ninguém foi preso.

O caso foi registrado na 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra.

Outros casos

Na primeira semana de fevereiro, o saldo de crimes foi de uma escola invadida em Água Preta, uma creche em Grussaí e materiais foram furtados de um posto de saúde em Campo de Areia, distritos de São João da Barra.

De acordo com informações da 145ª DP, os bandidos arrombaram uma grade e uma porta da Escola Municipalizada Francisco Alves Toledo, em Água Preta, e furtaram uma bomba d’água, um botijão de gás, alimentos e uma máquina de moer carne no valor de aproximadamente R$ 1.600,00. Já na Creche Nossa Senhora Aparecida, em Grussaí, uma bomba d’água foi furtada.

Um posto de saúde em Campo de Areia também foi invadido e foram furtados aparelhos do consultório dentário, um ventilador e equipamentos de um computador.

Os casos foram registrados na 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra.






Fonte: Parahybano

Radialista Joilson Barreto enfarta ao volante e morre aos 72 anos em SJB


O radialista e servidor da Saúde de Campos Joilson Barreto sofreu um infarto fulminante enquanto dirigia na manhã desta quinta-feira (25), em São João da Barra. Joilson trabalhava na Santa Casa da Misericórdia de Campos e tinha 72 anos. O velório aconteceu na capela do cemitério do Caju, onde o corpo também foi sepultado.

O infarto ao volante provocou um acidente enquanto o radialista se dirigia da sua casa de praia, em Grussaí, até a Santa Casa de São João da Barra. Ele levava sua esposa, Vera Coutinho, para uma consulta quando enfartou e colidiu contra outro veículo. Os ocupantes do outro carro não se feriram. Joilson chegou a ser socorrido, mas não resistiu.







Fonte: Folha da Manhã

Câmara de vereadores de Campos cancela reprovação das contas de Rosinha Garotinho

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)

O ano mal começou oficialmente para o Legislativo campista, mas a segunda sessão ordinária, nesta quarta-feira (24), já traz uma polêmica que promete se arrastar durante muito tempo. Por 18 votos a um, e três abstenções, a Câmara de Campos aprovou o Decreto Legislativo 17/2021, que cancela uma decisão da legislatura anterior, que em 2018 reprovou as contas da ex-prefeita Rosinha Garotinho (Pros), seguindo a recomendação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) em relação ao relatório financeiro de 2016. A decisão, contudo, não significa que as contas da mãe e figura de proa do grupo político do atual prefeito Wladimir Garotinho (PSD) — que conta com ampla maioria na Casa — esteja aprovada. Mas volta à estaca zero no Legislativo, sem uma definição da Câmara, que deverá analisar novamente o relatório do TCE. A votação desta quarta, também, não devolve a Rosinha o direito de disputar eleições. A ex-prefeita continua inelegível por outras condenações.

Votado em regime de urgência — fato que chegou a ser questionado pelo vereador Rogério Matoso (DEM), que já presidiu a Casa, por duas vezes —, o projeto foi encaminhado aos vereadores ainda nesta quarta (como o blog revelou aqui). De acordo com o texto do Decreto Legislativo 17/2021, a decisão anterior da Casa foi anulada “em razão de violação do devido processo legal, ausência de contraditório e ampla defesa, bem como por vícios de natureza formal e material”, após a análise de requerimento formulado por Rosinha. O parecer, favorável ao pleito da ex-prefeita, foi assinado pelo procurador legislativo Harley Gimenez Ferreira da Silva.

Vice-presidente da Casa, e antigo aliado dos Garotinho, Juninho Virgílio (Pros) defendeu que foi cerceado o direito de defesa de Rosinha. Argumentou, ainda, que o parecer foi emitido por um servidor de carreira da Câmara. “O que vamos votar hoje, não são as contas da prefeita. Será a nulidade da reprovação, que aconteceu sem que fosse respeitado o direito de defesa”.

Presidente da Câmara na condução do julgamento das contas de Rosinha, o ex-vereador Marcão Gomes (PL) rechaçou qualquer irregularidade no rito. Ele afirmou, ainda, que todas as oportunidades para defesa apresentar sua versão foram oferecidas, inclusive para sustentação dos argumentos na sessão que definiu a reprovação. Para Marcão, a decisão da Câmara desta quarta vai render outros desdobramentos políticos. “É o tipo de coisa que só se vê no reino dos Garotinho. Será que a atual Comissão de Finanças e Orçamento tem capacidade maior que a dos técnicos do TCE, que apontaram as irregularidades, e vão emitir parecer para posteriormente aprovar as contas? Acredito que ainda possa ocorrer muitas contestações sobre a atual decisão da Câmara, por parte dos partidos de oposição”, destacou o advogado e suplente de deputado federal.

Da oposição, filho do ex-vereador Marco Bacellar (SD), desafeto político dos Garotinho, Marquinhos Bacellar (SD) afirmou que o debate é sobre uma causa política: “Quando meu pai fala que o ‘Chuck’ [forma com a qual Bacellar se refere ao ex-governador Anthony Garotinho] faz boi voar, é isso que está acontecendo. Estou achando que o filho da mamãe [em relação ao prefeito Wladimir] não quer limpar a cidade, mas limpar a própria família”, afirmou o único vereador contrário ao projeto.

A defesa de Rosinha contestou que houve uma série de irregularidades nos julgamentos, tanto do TCE quanto do Legislativo campista. Na conta da Corte, a ex-prefeita relata que houve ausência de citação para apresentação de defesa técnica e que não houve apreciação do recurso de embargos de declaração. Já sobre a Câmara, Rosinha argumenta que houve ausência de instauração e formalização de devido processo legal; ausência de instrumentalização com a documentação do procedimento; ausência de rito no procedimento o julgamento de contas; e ausência de concessão do contraditório e ampla defesa.

Votaram pela aprovação do novo Decreto Legislativo: Abdu Neme (Avante), Álvaro Oliveira (PSD), Anderson de Matos (Republicanos), Beto Abençoado (SD), Bruno Pezão (PL), Bruno Vianna (PSL), Dandinho de Rio Preto (PSD), Jô de Ururaí (Podemos), Juninho Virgílio, Kassiano Tavares (PSD), Leon Gomes (PDT), Luciano Rio Lu (PDT), Marcione da Farmácia (DEM), Marquinho do Transporte (PDT), Nildo Cardoso (PSL), Pastor Marcos Elias (PSC), Silvinho Martins (MDB) e Thiago Rangel (Pros). As abstenções registradas foram de Fred Machado (Cidadania), Helinho Nahim (PTC) e Rogério Matoso. Presidente da Casa, Fábio Ribeiro (PSD), neste caso, não vota. Maicon Cruz (PSC) e Raphael Thuin (PTB) não estavam na sessão (e justificaram as ausências.

Parecer do TCE e decisão da Câmara em 2018

Em março de 2018, o TCE emitiu parecer pela reprovação das contas da ex-prefeita relativas ao ano de 2016, depois que os técnicos da Corte constataram sete irregularidades. Entre elas, estão: despesas no total de R$ 210,5 milhões sem a devida cobertura orçamentária; abertura de créditos adicionais sem cobertura suficiente, o que gerou déficit de R$ 94,9 mil; além de déficit financeiro na casa dos R$ 220,3 milhões.

Quase quatro meses depois, a Comissão de Finanças e Orçamento da Câmara emitiu um parecer — com o Decreto Legislativo 1.111, que foi anulado na sessão desta quarta — concluindo que a Casa deveria seguir a recomendação do TCE. Por 15 votos a nove, a Câmara reprovou as contas de Rosinha em sessão realizada dia 18 de julho de 2018, deixando a ex-gestora municipal inelegível com base na Lei da Ficha Limpa.








Fonte: blog do Arnaldo Neto

terça-feira, 23 de fevereiro de 2021

Anvisa: Imunizados com vacina da Pfizer deverão ficar sob observação por pelo menos 15 minutos


A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) detalhou nesta terça-feira, 23, informações sobre o registro definitivo da vacina da Pfizer/BionTech no Brasil. Assim como ocorre nos Estados Unidos, o país deve adotar um período de observação de pelo menos 15 minutos para os imunizados, tentando evitar efeitos colaterais. “Na bula que vai ser disponibilizada consta uma recomendação de observação dos indivíduos que forem vacinados por pelo menos 15 minutos, observação atenta. Justamente porque podem ocorrer casos de anafilaxia. Existem até contraindicações para aqueles indivíduos que tenham alergia a componentes da fórmula da vacina, assim como foi observado também durante essas aplicações que existe uma possibilidade de hipersensibilidade, de alergia, para aqueles indivíduos que têm histórico de alergias a outras vacinas e outros agentes”, afirmou Maria Fernanda Reis, gerente de avaliação de produtos biológicos da Anvisa.

O órgão detalhou que o registro definitivo, primeiro no país para uma vacina contra a Covid-19, foi autorizado sob a chancela da resolução n° 415 de 2020, que modifica critérios instaurados no ano de 2010 otimizando o tempo das farmacêuticas e da agência reguladora. A resolução permite que a concessão para uso definitivo do imunizante seja dada sem a apresentação de todos os dados necessários, mas diante de um termo de compromisso de apresentação dos mesmos futuro. O registro, que dura três anos e foi classificado como “condicional” pela Anvisa, pode ser suspenso caso as informações solicitadas não sejam fornecidas de acordo com o cronograma ou eventos adversos fora da curva mostrada nos estudos preliminares sejam notados na população.

“O registro permite à empresa importar, vacinas que são fabricadas no exterior podem ser importadas para o Brasil, elas podem ser produzidas se for o caso, e a empresa pode expor à venda de acordo com o seu uso ou entregar ao consumo, distribuir em programas institucionais”, explicou o gerente-geral de Medicamentos e Produtos Biológicos da Anvisa, Gustavo Mendes. Segundo ele, os primeiros ensaios clínicos da parte três da vacina foram permitidos no mês de julho de 2020 e os primeiros dados relativos à submissão contínua foram enviados no mês de novembro. A escolha de pedir o registro definitivo, e não o uso emergencial, foi da própria Pfizer e o pedido foi submetido à Anvisa no dia 5 de fevereiro, sendo aprovado nesta terça. “O prazo, que inicialmente seria de 60 dias conforme a nossa resolução, foi reduzido para 18 dias porque a gente conseguiu receber todas essas informações, além do fato de termos nos dedicado dia e noite”, disse.

Apesar da permissão para que as vacinas sejam importadas e comercializadas por parte da Anvisa, ainda não há clareza sobre se os imunizantes estarão disponíveis para a iniciativa privada em breve. “A Anvisa concede o registro, significa que a empresa tem autorização para negociar a forma tanto de disponibilização quanto de venda da vacina de acordo com seus critérios. Poderia sim, caso haja uma negociação entre a entidade responsável e a empresa. É importante deixar claro que a Anvisa não entra no mérito, que é responsabilidade de outras instâncias, sobre se é possível disponibilizar para a iniciativa privada ou não”, detalhou o gerente. A Pfizer ainda não se pronunciou sobre se tem intenção de comercializar o imunizante imediatamente.
Condições de armazenamento e idade dos imunizados

De acordo com dados da própria empresa, a vacina da Pfizer/BionTech poderá ser administrada em pessoas com a partir de 16 anos de idade e o intervalo entre primeira e segunda dose deve ser de 21 dias. Até o momento, as duas vacinas em uso emergencial no Brasil só permitem vacinação de pessoas com a partir de 18 anos. Podem ser imunizados todos aqueles que não tiverem reações aos princípios ativos presentes na bula do imunizante. O prazo de validade das vacinas quando armazenadas a -60ºC é de seis meses. Se armazenadas nas condições de refrigeração comuns no país, de 2ºC a 8ºC, elas podem ser preservadas por cinco dias. No caso de temperatura ambiente (cerca de 30ºC) ela é considerada como útil para aplicação em até 2 horas.








Fonte: Jovem pan

MPRJ ajuíza ação para SFI resolver falta de medicamentos e insumos no Hospital Manoel Carola


O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), por meio da 3ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Campos dos Goytacazes, ajuizou Ação Civil Pública para que a Prefeitura de São Francisco do Itabapoana corrija diversas irregularidades existentes no Hospital Municipal Manoel Carola, entre elas a falta de medicamentos, insumos e de equipamentos necessários ao funcionamento da unidade hospitalar.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de São Francisco de Itabapoana (SFI) esclareceu que, "em relação à Ação Civil Pública (ACP) ajuizada pelo Ministério Público (MP) do Estado do Rio de Janeiro, sequer foi notificada a respeito, só tomando conhecimento do fato através da Imprensa. Que a ACP é referente a um inquérito de 2001, portanto, problemas herdados de gestões anteriores e que, ainda assim, praticamente 100% das irregularidades apontadas pelo MP já foram sanadas pela atual gestão.

A SMS vai prestar todos os esclarecimentos à Justiça, por intermédio de documentos, inclusive através de imagens, comprovando a regularização dos problemas equivocadamente apontados na ACP", concluiu.

De acordo com a ACP, a situação do Hospital vem sendo alvo de análise ao longo dos últimos anos, tendo sido realizadas, inicialmente, fiscalizações, por meio do Conselho Regional de Enfermagem (Coren-RJ,) que apontaram diversas irregularidades quanto a normas relativas ao exercício funcional, funcionamento da Enfermagem e déficit de pessoal. Em uma destas visitas, o Conselho apurou ilegalidades como a inexistência de Sistematização da Assistência de Enfermagem (SAE), a ausência de enfermeiros exclusivos nos setores de Urgência / Emergência e UTI, déficit de pessoal de Enfermagem, funcionários em exercício ilegal da profissão, participação de profissionais de Enfermagem como auxiliares de cirurgias eletivas e medicações vencidas.

Mesmo com o compromisso de realização de obras no local por parte da administração municipal, novas visitas realizadas por representantes do Coren-RJ e do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio de Janeiro (Cremerj) verificaram que os problemas verificados não foram sanados, sendo necessário o ajuizamento da ação.

Entre os pedidos encaminhados ao Juízo da Vara única de São Francisco do Itabapoana requer o parquet fluminense a regularização do fornecimento de medicamentos, insumos e equipamentos necessários ao funcionamento do Hospital, assim como de suas instalações, conforme irregularidades e inconsistências apontadas nos relatórios de fiscalização do Cremerj e Coren-RJ, a regularização das equipes de Enfermagem com o número suficiente de profissionais, a implementação do SAE, o cadastro das ART e dos Responsáveis Técnicos do Hospital em todos os Conselhos Profissionais e o cumprimento da Portaria nº 1820/09, do Ministério da Saúde, em especial ao disposto no artigo 7°, § 3º, que determina a divulgação, em local visível à população, dos nomes dos responsáveis pelo atendimento no local, do horário de trabalho de cada membro da equipe e das ações e procedimentos disponíveis.








Fonte: Ascom MPRJ

Campos consegue obra de duplicação em trecho urbano da BR-101

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)

Entrou no cronograma do Departamento Nacional de Infraestrutura e Transportes (Dnit) a obra de duplicação do trecho urbano da Rodovia BR-101, em Campos, no Parque Rodoviário. A informação é do prefeito da cidade, Wladimir Garotinho, que está em Brasília, nesta terça-feira (23) reunido com o governador do estado do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, deputados federais e o ministro da Infraestrutura Tarcísio Freitas.

“Estou muito confiante nas parcerias com o Governo Federal, estadual e com a iniciativa privada, através do programa ‘Amigo da Cidade’ que criamos recentemente”, afirmou o prefeito em suas redes sociais.

De acordo com Wladimir, obra deve custar em torno de R$10 milhões e será possível a partir de emendas parlamentares da Câmara Federal.

A demanda foi apresentada por Wladimir ao ministro no início deste mês, quando Tarcísio veio ao interior do estado entregar obras da BR-356, em Itaperuna, no Noroeste Fluminense. (Veja aqui)

A duplicação vai acontecer no trecho onde funcionou o supermercado Makro, vai passar pelo antigo trevo do Índio, Shopping Boulevard, no Parque Rodoviário e se estender até o Hotel Doce Lar, no Parque Leopoldina. Parte da obra já deveria ter sido feita e entregue em 2020 pela concessionária Autopista Fluminense, que administra a Rodovia BR-101.

A área urbana da BR-101, em Campos, é marcada por constantes engarrafamentos oriundos do trânsito pesado de caminhos que vem de todas as partes do país, associado ao fluxo intenso de veículos pequenos com destino ao shopping Boulevard. (Veja aqui)

Em recente entrevista ao Jornal, a Autopista informou que se pronunciará sobre esse assunto depois que for definido o processo de relicitação da administração da estrada. O pedido de relicitação foi feito à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).







Fonte: Terceira Via | Secom

Homens armados invadem casa de empresário e fogem levando 20 mil, carro e joias em SJB

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)

Um empresário, sua esposa e duas crianças viveram momentos de terror dentro de sua própria casa por volta de 1h30 da madrugada desta terça-feira, 23, em Cajueiro, Distrito de São João da Barra. Três homens armados e encapuzados invadiram a residência e mantiveram as vítimas em cárcere privado por cerca de quatro horas.

Segundo informações da Polícia Civil, o casal de 31 e 36 anos e duas crianças estavam dormindo quando foram surpreendidos pelos assaltantes armados que amarraram todos da família em cômodos diferentes da casa. Durante as quatro horas, os bandidos agrediram o empresário com socos, chutes e coronhadas para que entregasse cerca de R$ 20 mil. Os assaltantes fugiram levando ainda dois aparelhos de telefônicos celulares, três televisões, um relógio, joias da mulher, além de dois notebooks, carteira com documento e o veículo de passeio Toyota Corolla, ano 2016, placa KRN 5E32.

Um integrante da família conseguiu pedir ajuda da Polícia Militar que fez buscas, mas até o momento ninguém foi preso.

Ainda de acordo com a polícia, não houve arrombamento.

O caso foi registrado na 145ª Delegacia de Polícia de São João da Barra.







Fonte: Parahybano

Pavilhão das Viaturas do Museu Imperial reabre nesta terça-feira em Petrópolis


O Pavilhão das Viaturas, ponto famoso e importante do Museu Imperial, irá reabrir para visitação nesta terça-feira (23), após ter ficado fechado por meses.

De acordo com informações do núcleo de comunicação do museu, será permitida a entrada de 25 visitantes simultaneamente. Para garantir a segurança em tempos de pandemia, totens de álcool em gel ficarão espalhados pelo pavilhão e o uso de máscara é obrigatório.

A visitação no local é de terça a sábado das 10h às 17h.



A casa de veraneio de D. Pedro II vai voltar a poder ser visitada. O interior do Museu Imperial reabre no dia 16 de março, aniversário de Petrópolis.



segunda-feira, 22 de fevereiro de 2021

São João da Barra tem mais dois óbitos por coronavírus nas últimas 72h

(Foto: Ralph Braz | Pense Diferente)

São João da Barra registrou, nas últimas 72 horas, mais dois óbitos em decorrência do coronavírus. Um homem, de 75 anos, morador do 3° Distrito, e outro, de 70 anos, residente no 6° Distrito. Ambos apresentavam comorbidades e estavam internados no Hospital de Campanha Covid-19.

Também foram confirmados sete novos casos da doença e três pacientes recuperados. No total, são 2.501 testes positivos para o coronavírus desde o início da pandemia, com 2.266 recuperados e 80 óbitos.

O maior número de casos está no 1° Distrito, 899. No 3° Distrito são 510 casos e, no 2° Distrito, 412 casos. São 312 casos no 5° Distrito e 271 casos no 6° Distrito. No 4° Distrito são 97 casos.

O município tem seis pessoas internadas em decorrência do coronavírus, três em UTI, e 80 casos suspeitos, aguardando resultado de exames laboratoriais. 3.987 casos foram descartados.

A Prefeitura segue com as medidas de distanciamento social e proteção pessoal previstas em decretos e portarias publicados no Diário Oficial do Município.

Número de casos por distrito

1° Distrito - 899

2° Distrito - 412

3° Distrito - 510

4° Distrito - 97

5° Distrito - 312

6° Distrito - 271

Total - 2.501





Mulher morre e outra pessoa fica ferida em acidente de carro no Bingen em Petrópolis

(Foto: Rafaela Galhardo)

Uma mulher de 37 anos morreu e uma pessoa ficou ferida depois que um carro caiu dentro do rio, na noite desse domingo (21), no Bingen. O acidente ocorreu na pista principal, próximo a entrada do bairro Duarte da Silveira.

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas, mas a vítima não resistiu aos ferimentos e morreu no local. Uma outra pessoa que também estava no veículo foi levada pelos militares para o Hospital Santa Teresa (HST) com ferimentos graves.








Fonte: Diário de Petrópolis

Representantes da Associação Sanjoanense de Ambulantes se reuniram com vereadores


Representantes da Associação Sanjoanense de Ambulantes se reuniram na manhã desta segunda-feira (22) com os vereadores. O encontro aconteceu no plenário da Câmara onde o grupo expôs as dificuldades que está passando por não estar exercendo sua atividade - em razão da pandemia provocada pelo coronavírus.

A categoria reivindica a criação de um auxílio emergencial no valor de um (1) salário mínimo para os ambulantes cadastrados. Além disso, pede o retorno emergencial das cestas básicas. O grupo também informou que já protocolou um ofício na Prefeitura, solicitando uma reunião com a prefeita Carla Machado. "Esperamos conseguir alguma alternativa para amenizar essa situação difícil que estamos vivendo e estamos buscando a união de todos", contou o ambulante Cristiano Borges.

O presidente da Câmara, Elísio Rodrigues, se comprometeu em ajudar. "Nenhum dos vereadores aqui vai fugir da luta. Estamos fazendo o nosso papel, ouvindo vocês - mesmo os vereadores que não puderam estar aqui hoje. Estamos todos unidos e vamos buscar, dentro da legalidade, meios para tentar atender o que vocês estão pedindo", explicou Elísio.

Os parlamentares ouviram as demandas e lembraram que a criação de um benefício tem que partir da Prefeitura, já que, por lei, o Legislativo não pode criar despesa para o Executivo. Carlos Machado da Silva (Kaká) destacou que os vereadores podem até elaborar e aprovar um requerimento em plenário, mas isso não garante que o mesmo será executado. Também participaram da reunião, os vereadores: Franquis Arêas, Analiel Vianna e Junior Monteiro.






Fonte: Ascom

Temporal deixa ruas alagadas em Campos


Em Campos, chuva volumosa, na tarde de segunda-feira (22),deixou várias ruas alagadas, causando transtorno para quem saiu de casa ou foi pego desprevenido, já que o tempo amanheceu com sol e apenas algumas nuvens. Segundo o Climatempo, a chuva deve persistir na cidade até à noite, com volume de 20 milímetros por metro quadrado e ventos de até 7km/h. Em nota, a Prefeitura de Campos informou que, no intervalo de uma hora, os pluviômetros da Secretaria de Defesa Civil registraram 39mm de chuva. Até o momento, o órgão não foi acionado para atuar em nenhum ponto do município. Caso haja necessidade, a população pode acionar a Defesa Civil através dos telefones 98175-2512 ou 199.

O trecho da Rocha Leão, na área urbana da BR 101, ficou tomado de água, assustando motoristas. Outra área problemática que registrou grande volume d`água, por conta da chuva, foi a descida da ponte Leonal Brizola, entre o parque Alberto Sampaio e o Mercado Municipal, na avenida José Alves de Azevedo, Beira-Valão.

A Defesa Civil municipal está nas ruas levantando as área mais afetadas. Pelas redes sociais é possível encontrar postagem de alagamentos em plena Pelinca, área nobre da cidade, assim como na Pecuária e em locais de Guarus. Nas postagens, a população reclama da falta de cuidado, por parte da administração pública ao longo dos anos, com essas áreas mais problemáticas.

O advogado Geraldo Machado, morador da rua Barão da Lagoa Dourada, área da Pelinca, reclama: "Nesse tempo de chuva que está caindo em Campos, é o bastante para mostrar a evidência de que as últimas administrações municipais de Campos não se deram ao trabalho mínimo e essencial de prever as consequências do crescimento sem planejamento e ações realmente necessárias para evitar as ruas pela cidade completamente alagadas".

Ainda de acordo com a nota, "o volume de chuva registrado na cidade não tem grande influência na elevação dos rios. O que, de fato, faz com que haja aumento do volume são as águas que vêm da região a montante (acima). O rio Paraíba do Sul é diretamente influenciado por São Paulo e o Rio Muriaé por Minas Gerais. A última medição do Paraíba em Campos registrou 7,50m, abaixo da cota de transbordo, que é de 10,40m.

A Defesa Civil também está monitorando o nível do Rio Muriaé. Em Itaperuna, Noroeste Fluminense, a última medição do Muriaé registrou 4,62m. Apesar de estar acima da cota de transbordo, que é de 4m, apenas as regiões mais baixas foram afetadas até o momento. Esse grande volume de água seguirá para Campos, mas como o nível do Rio Paraíba do Sul está dentro da normalidade, parte da água do Muriaé será absorvida por ele".







Fonte: Folha da Manhã