sábado, 16 de janeiro de 2021

Proteção às tartarugas marinhas em SJB: identificação e marcação de ninhos em Atafona


A secretária de Meio Ambiente e Serviços Públicos de São João da Barra, Marcela Toledo, acompanhou na última quinta-feira, 14, a equipe do Programa de Monitoramento de Tartarugas Marinhas (PMTM) do Porto do Açu em um trabalho de identificação e marcação de ninhos na praia de Atafona.

O objetivo foi ver de perto como funciona a atuação dos técnicos do Programa, que monitora a faixa litorânea de 62 quilômetros, do Pontal de Atafona a Barra do Furado. Desde então, cerca de 14 mil ninhos foram identificados e protegidos e mais de 990 mil filhotes liberados ao mar.

- É importante que o Município e o PMTM continuem alinhados nesse importante trabalho para o meio ambiente, que é a reprodução e a proteção das tartarugas marinhas – destacou a secretária.

A colaboração da população, evitando o trânsito de veículos automotores na areia e não danificando as estacas de marcação dos ninhos é fundamental, reforça a secretária, para que o litoral de São João da Barra continue sendo o local de reprodução de tartarugas marinhas.

Dos 12 mil filhotes liberados ao mar na atual temporada reprodutiva, que segue até março, 7 mil foram de ninhos identificados nas praias de São João da Barra.